PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Banca de DEFESA: ZELÂNDIA MARQUES DE ALMEIDA

DISCENTE: ZELÂNDIA MARQUES DE ALMEIDA
DATA: 21/02/2020
LOCAL: LEPES - Laboratório de Estudos e Práticas Sociais
TÍTULO: VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA EXPERIÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM UM AMBULATÓRIO PEDIÁTRICO NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Violência Sexual. Criança e Adolescente. Família. Rede de Proteção Social. Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Menor
RESUMO: A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno multicausal, intimamente relacionado a determinantes de ordem cultural, econômica e político da sociedade moderna, período histórico quando esses sujeitos sociais foram separados do mundo dos adultos e assumem um novo status; bem como com fatores subjetivos e simbólicos que perpassam e forjam as relações interpessoais e intergeracionais. A pesquisa ora apresentada objetiva investigar as interfaces entre a história da infância, o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes e seu enfrentamento pelo Ambulatório de Atendimento a Vítimas de Violências e Acidentes – AMVIVA – uma experiência multiprofissional no âmbito da saúde pública, serviço vinculado ao Complexo de Pediatria Arlinda Marques; enfatizando o perfil das crianças, adolescentes e famílias que acessaram esse serviço especializado e as apreensões, desafios e enfrentamentos a partir do olhar dos profissionais que compõem a equipe de saúde. Nosso estudo lançou mão de revisão sistemática de literatura existente sobre o fenômeno, de dados coletados no campo, mediante consulta a documentos da instituição e realização de entrevistas semiestruturadas com os profissionais, entre os meses de abril a julho de 2019. Elegemos como enfoque teórico norteador o materialismo histórico dialético, escolha pautada no fato do método dialético situar o fenômeno dentro de uma perspectiva histórica, produto das relações que se estabelecem entre os sujeitos. Se caracteriza por ser uma pesquisa quali-quantitativa, explicativa e descritiva quanto aos objetivos, de natureza aplicada. Os dados coletados foram explicitados estatisticamente e receberam tratamento analítico a partir da técnica de análise de conteúdo. Como resultados obtidos através da pesquisa documental sobre as crianças, os adolescentes e suas famílias verifica-se que 75,23% são do sexo feminino; 38,78% estavam na faixa-etária entre 7 e 11 anos na ocasião do atendimento; 68,69% dos autores dos atos abusivos possuem vínculo parental com as vítimas, como pais, padrastos, tios, avôs. Como resultados obtidos através das entrevistas realizadas com os profissionais, verifica-se que 100% são do sexo feminino; 75% não foram previamente capacitados pela instituição em temática relacionada ao enfrentamento da violência; 100% não estão plenamente satisfeitos com as condições de trabalho, citando problemáticas como número reduzido de profissionais; espaço físico inadequado e dificuldades de ordem metodológica da equipe. Quanto aos sentimentos despertados nos profissionais por ocasião dos atendimentos, destacaram-se: medo de que a violência os atinja, culpabilização da vítima, empatia, revolta, perplexidade, mal-estar, dentre outros. A vulnerabilidade sócio econômica da família evidenciou-se como o principal fator que pode culminar no abuso e na exploração sexual de crianças e adolescentes. Com os resultados alcançados, apontam-se os desafios de problematizar o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescente, especialmente pelo setor saúde, fomentando seu entendimento mais ampliando, possibilitando sua utilização para iluminar projetos interventivos de enfrentamento desse tipo de violência e o desenvolvimento de estudos futuros pela comunidade acadêmica.
Externo ao Programa - 3243832 - ANA LUCIA BATISTA AURINO
Externo ao Programa - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY