PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: RAYANNA BEATRIZ BARBOSA DA SILVEIRA MENDONCA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYANNA BEATRIZ BARBOSA DA SILVEIRA MENDONCA
DATA: 30/09/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Virtual/CCHLA
TÍTULO: O PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) NA UFPB: UMA ABORDAGEM DA GESTÃO SOB A PERSPECTIVA DOS ASSISTENTES SOCIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES); Gestão Social; Serviço Social.
PÁGINAS: 209
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Educação
RESUMO: O processo de expansão do acesso à educação superior no Brasil
está relacionado com as políticas governamentais adotadas pelos
seus dirigentes. Verifica-se, na atualidade, que por trás de benefícios
acerca da ampliação do acesso a esse nível de ensino, há um
conjunto de dificuldades de natureza social, política, econômica,
dentre outras que dificultam a permanência de discentes nas
Instituições Federais de ensino superior pública. Todavia, nesse
contexto, apreende-se o Estado como instituição política e instância
reguladora, espaço de luta entre as classes fundamentais que vem
atuando como legitimadora da ideologia dominante. E tem um peso
significativo tanto no que diz respeito a aspectos teóricometodológicos,
como nos aspectos ideopolíticos que incidem sobre a
atuação dos profissionais que estão na linha de frente das políticas
públicas. Assim, a presente dissertação à luz dessa realidade,
buscou desvendar inquietações enquanto tema da pesquisa ora
sistematizada e intitulada: O PROGRAMA NACIONAL DE
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) NA UFPB: uma abordagem
da gestão sob a perspectiva dos Assistentes Sociais. Desta feita,
espera-se que a referida dissertação proporcione o aprofundamento
do debate em torno dos aspectos desafiadores que o envolvem e
rebatem diretamente no cotidiano profissional dos Assistentes
Sociais nos campus da UFPB. Desse modo, objetiva-se com esse
trabalho identificar e analisar como as ações do Programa Nacional
de Assistência Estudantil (PNAES, 2010) vêm sendo gerenciadas na
particularidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB),
procurando compreender e analisar como o Serviço Social vem
conduzindo o PNAES como um instrumento de garantia de direitos
cuja expectativa é possibilitar um norte democrático, acessível e
ampliado à Assistência Estudantil; igualmente, estabelecer uma
reflexão acerca da diferença entre o que é demanda institucional enecessidades sociais para o Serviço Social. Ademais, apresenta-se o
perfil dos sujeitos da pesquisa e como estes se percebem e
concebem os usuários no planejamento e gestão do PNAES no
ambiente institucional. Assim, utilizou-se como procedimento
metodológico da pesquisa social, o método histórico-dialético por
compreender que este proporciona a análise do objeto, começando
pelo real e pelo concreto, que aparecem com os dados coletados.
Através da análise, os elementos foram abstraídos e,
progressivamente, obtiveram-se abstrações que remeteram a
determinações conjunturais. O uso do instrumento da coleta de
dados, deu-se através do questionário semiaberto que foi enviado
para 10 (dez) Assistentes Sociais que trabalham com o PNAES
(2010), atendendo aos discentes da graduação, distribuídos nos
quatro campus da UFPB, de junho a outubro de 2020. A análise dos
dados quantitativos ocorreu a partir da análise estatística, assim
como, a análise qualitativa se deu por meio das narrativas, através
de categorias analíticas e empíricas obtidas via respostas ao
questionário. Quanto às sinalizações identificadas ao longo do
processo de sistematização desta dissertação, apresentam-se como
resultados, os seguintes aspectos: a) a Política de Assistência
Estudantil surge como parte do leque de provisões de benefícios
articulados no âmbito do poder público; b) ainda encontra-se uma
política vinculada a questões emergentes na educação,
particularmente nas universidades e instituições federais; c) os
programas e auxílios que abrangem a citada Política limitam as
discussões e participação dos discentes quanto ao planejamento e
monitoramento da gestão do PNAES na UFPB. Por fim, percebeu-se,
através da pesquisa, que ainda não há na UFPB um consenso
institucional em torno da gestão do PNAES, na perspectiva de sua
universalização. Este ainda carrega um papel ideológico na direção
das minimizações das desigualdades sociais e da focalização das
ações com cariz assistencial. Vale ressaltar que, a gestão do PNAES
segue funções específicas, apesar de certa autonomia dos
Assistentes Sociais e não se enquadra enquanto gestão social que
priorize o relacionamento entre os atores institucionais e a
comunidade acadêmica em geral, especialmente, os discentes
usuários do Programa, de modo que os processos de gestão não
enaltecem as relações entre tecnologia, ciência e sociedade,
considerando o interesse da sociedade enquanto um todo e sua
interrelação com o econômico.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3440915 - DANIELLE VIANA LUGO PEREIRA
Externo à Instituição - ELIANA ANDRADE DA SILVA
Presidente - 1024897 - MARIA DE FATIMA LEITE GOMES