PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: FERNANDA MARQUES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA MARQUES DE SOUSA
DATA: 30/05/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões/CCHLA
TÍTULO: Os Projetos Pedagógicos das Residências e suas inflexões sobre a organização do trabalho: um estudo de caso do Hospital Universitário Lauro Wanderley
PALAVRAS-CHAVES: Projetos Pedagógicos das Residências; Residências Multiprofissionais em Saúde; trabalho; formação em serviço.
PÁGINAS: 158
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho
RESUMO: O presente trabalho debrucou-se sobre os Projetos Pedagogicos das Residencias e suas inflexoes sobre a organizacao do trabalho: um estudo de caso do Hospital Universitario Lauro Wanderley, cujo objetivo geral versou sobre a analise das inflexoes produzidas na organizacao do trabalho em saude pelas Residencias Multiprofissionais em Saude (RMS), a partir da estruturacao e implementacao de seus PPR’s em um contexto de mudanca do modelo de administracao dos Hospitais Universitarios (HU’s). A fim de aproximar-se do objeto de estudo, recorreu-se a pesquisa bibliografica, documental e empirica. A pesquisa de campo ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2017 e contou com dois perfis de sujeitos: os que participaram da elaboracao/implementacao dos PPRs e os Residentes do segundo ano da Residencia Multiprofissional em Saude Hospitalar (Rimush) contando com uma participacao de 44,44% e da Residencia Multiprofissional em Saude Mental (Resmen) com 25% da amostra. Na coleta de dados foram utilizados dois instrumentos o recurso da Historia Oral e um questionario semiestruturado, para tratamento e a analise dos dados dos questionarios recorreu-se a metodologia de analise de conteudo, tomando por base os marcos da tradicao marxista. A escolha por esses programas se justifica por serem as unicas Residencias que possuem o HULW como cenario de campo obrigatorio, cujo servico desde 2014 esta sob administracao da Empresa Brasileira de Servicos Hospitalares (Ebserh). Os principais resultados indicam que as RMS so tem conseguido implementar intervencoes pontuais sobre a organizacao do trabalho e que as propostas da Ebserh fortalecem as metodologias de analise local das necessidades em saude, presentes metodologicamente nos PPR’s, mas que divergem da proposta original do Movimento de Reforma Sanitaria Brasileiro de transformacao das praticas profissionais e da ordem social.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LETICIA BATISTA DA SILVA
Interno - 6337997 - MARIA DE FATIMA MELO DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2511636 - NIVIA CRISTIANE PEREIRA DA SILVA