UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 16 de Abril de 2024


CCHLA - DLCV

CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA


    Últimas Notícias

Nenhum conteúdo disponível até o momento

Apresentação do Departamento

O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) foi criado em 1974, sendo um dos primeiros departamentos acadêmicos a serem implantados no recém-criado Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA) da UFPB. A reunião inaugural do Departamento foi realizada em 01 de abril de 1974, sendo presidida pelo professor Waldemir Lopes de Andrade (in memoriam), o primeiro docente a ocupar a função de Chefe do DLCV.

 

Ao longo dos quase 50 anos de sua história, nosso departamento passou por mudanças, seja em sua estrutura física, seja em seu corpo docente. 

 

Inicialmente responsável pela oferta da disciplinas de Língua Portuguesa e Linguística ao curso de Letras, o DLCV ofertou disciplinas de Língua Portuguesa aos diversos cursos de graduação  da UFPB.

 

No período de 2003 a 2010, o DLCV incorporou novos docentes da área de Letras Clássicas em razão de atendimento à demanda do curso de Graduação em Letras Clássicas, criado em 2009.

 

Em 2011, houve a inclusão de professores de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, atendendo demandas internas dos cursos de graduação da UFPB, sobretudo as licenciaturas, bem como estreitando os laços com a comunidade a partir da oferta dos cursos de extensão em Libras a partir de 2014. 

 

O DLCV passou então a contar com docentes das áreas de Língua Portuguesa e Linguística, Letras Clássicas e Libras. No ano de 2015, com o aumento do número de docentes (chegando a 72 profissionais) e as crescentes especificidades das áreas acadêmicas, foram iniciadas as discussões para a separação das áreas em departamentos distintos. Assim, em fevereiro de 2018, foi criado o Departamento de Línguas de Sinais, DLS, para o qual foram relotados os docentes da área de Libras. Os professores da área de Língua Portuguesa e Linguística propuseram a criação do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL), o qual foi criado em novembro de 2018.

 

Com a criação do DLS e DLPL, o DLCV permaneceu com 26 docentes das áreas de Literaturas e Letras Clássicas.

Email para contato: dlcv@cchla.ufpb.br

 

Demais informações podem ser acessadas nesse endereço

Chefia do Departamento:
DIOGENES MARQUES FRAZAO DE SOUZA
Telefone(s):
3216-7203
Endereço Alternativo:
http://www.cchla.ufpb.br/dlcv

<< voltar

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | producao_sigaa-2.sigaa-2 | v24.4.3