O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas foi criado em 1974, sendo um dos primeiros departamentos acadêmicos a serem implantados no recém-criado Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.
Ao longo dos quase 50 anos de sua história, o DLCV passou por mudanças, seja em sua estrutura física, seja em seu corpo docente.
Inicialmente responsável pela oferta da disciplinas de Língua Portuguesa e Linguística ao curso de Letras, o DLCV ofertou disciplinas de Língua Portuguesa aos diversos cursos de graduação da UFPB.
No período de 2003 a 2010, o DLCV incorporou novos docentes da área de Letras Clássicas em razão de atendimento à demanda do curso de Graduação em Letras Clássicas, criado em 2009.
Em 2011, houve a inclusão de professores de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, atendendo demandas internas dos cursos de graduação da UFPB, sobretudo as licenciaturas, bem como estreitando os laços com a comunidade a partir da oferta dos cursos de extensão em Libras a partir de 2014.
O DLCV passou então a contar com docentes das áreas de Língua Portuguesa e Linguística, Letras Clássicas e Libras. No ano de 2015, com o aumento do número de docentes (chegando a 72 profissionais) e as crescentes especificidades das áreas acadêmicas, foram iniciadas as discussões para a separação das áreas em departamentos distintos. Assim, em fevereiro de 2018, foi criado o Departamento de Línguas de Sinais, DLS, para o qual foram relotados os docentes da área de Libras. Os professores da área de Língua Portuguesa e Linguística propuseram a criação do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL), o qual foi criado em novembro de 2018.
Com a criação do DLS e DLPL, o DLCV permaneceu com 26 docentes das áreas de Literaturas e Letras Clássicas.
Email para contato: dlcv@cchla.ufpb.br
Demais informações podem ser acessadas nesse endereço
SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2023 | producao_sigaa-5.sigaa-5 | v23.3.9