PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
32167063/7063

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

Na UFPB nasceu em 1979 o segundo curso de Engenharia de Materiais do Brasil. Esse curso foi estabelecido no Campus de Campina Grande, atual Universidade Federal de Campina Grande, onde funciona a pleno vapor. Enquanto isso, no campus de João Pessoa, a pesquisa na área de materiais crescia e se consolidava vinculada, principalmente, ao curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, em funcionamento desde 1975.

Forte desta tradição, diante da necessidade de formação de Engenheiros de Materiais para atender a demanda reprimida brasileira por estes profissionais, a UFPB fundou em 2008 o Departamento e o Curso de Engenharia de Materiais no campus de João Pessoa.

A infraestrutura disponível bem como a presença de um corpo docente com formação de excelência nos Departamentos de Engenharia de Materiais, de Engenharia Civil e de Engenharia Química, permitiram consolidar ainda mais a formação na área de materiais na UFPB, através da fundação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPCEM.

Os cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado do PPCEM foram recomendados pela CAPES com conceito 4 em dezembro de 2010 e homologado pelo Conselho Nacional de Educação - CNE (Portaria 1.364 de 29/09/2011, publicada no Diário Oficial da União nº 189, seção 1, de 30/09/2011, páginas 40 a 42).


Página Alternativa


Coordenação do Programa