-
CARLOS MAVIAEL DE CARVALHO
-
INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE MOLDAGEM E DE CURA NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO DE ULTRA ALTO DESEMPENHO.
-
Data: 20/12/2019
-
Hora: 08:00
-
Mostrar Resumo
-
Concreto de ultra alto desempenho (CUAD) também chamado de concreto de pós reativos (CPR) representa uma evolução no campo da aplicação dos materiais cimentícios à base de cimento Portland. Além dos materiais convencionais utilizados para se obter o concreto comum, os CPR exigem quantidades consideráveis de materiais muito finos e aditivos de alta eficácia para se chegar às resistências à compressão que superem os 150 MPa. Esse tipo de concreto, por ser um material mais caro e de maior complexidade para fabricação, não tem ainda seu uso difundido pelo mundo. Tendo em vista seu potencial para confecção de pré-moldados esbeltos e mesmo peças cerâmicas para pavimento, propôs-se esta pesquisa. Foram utilizados cimento de alta resistência inicial, pó de quartzo ou pó de basalto, sílica ativa e dois tipos de aditivos. Foi utilizada a teoria de empacotamento para se chegar às diversas frações do agregado. Após intenso programa experimental conseguiu-se trabalhar com relação água/aglomerante de 0,20. Dois traços de concreto foram usados, sendo a única diferença entre eles o agregado: pó de quartzo no traço 1 e pó de basalto no traço 2. De cada traço foram preparados concretos nas quatro condições: cura em ambiente de laboratório (referência); banho a 80oC por um dia;compactação por pressão estática; e cura em autoclave. Foram feitos ensaios de caracterização dos concretos no estado fresco e endurecido, obtendo-se consistência, resistência à compressão, à tração por flexão, à tração por compressão diametral, absorção por imersão e por capilaridade, permeabilidade ao ar. A microestrutura dos concretos foi estudadaatravés da análise térmica diferencial.Os resultados apontam para a viabilidade de se fabricar o CPR localmente, e mostram que o melhor desempenho foi obtido com a moldagem com compactação sob pressão, tendo-se chegado a valores da resistência à compressão que chegou a 169 MPa. No entanto,a cura em condições ambientais também produziu um concreto de ótimas propriedades.
|
-
LUCIENA DOS SANTOS FERREIRA
-
Avaliação das propriedades magnéticas, biomédicas e eletroquímicas de ferritas do tipo espinélio (MFe2O4, M = Co, Ni e Cu) obtidas via método sol-gel proteico.
-
Data: 16/12/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
As ferritas MFe2O4 (M = Ni, Co, Cu) são cerâmicas magnéticas com arranjo atômico do tipo espinélio nas quais a distribuição de cátions é dada pela fórmula geral (M2+1-δFe3+δ)[M2+δFe3+2-δ]O4. Devido o seu arranjo atômico, sua composição e possibilidade de obtenção por diversos métodos de síntese (resultando em diferentes morfologias), as ferritas são consideradas materiais multifuncionais e versáteis para serem utilizados em diversas aplicações. Dentre os métodos de obtenção de ferritas, o método sol-gel e suas variações tem se destacado por permitir a preparação de nanopartículas monofásicas. O método sol-gel proteico, uma das variações da rota sol-gel convencional, se caracteriza por usar agentes orgânicos para promover a polimerização e quelação dos íons metálicos. Neste contexto, este trabalho apresenta a síntese de ferritas (MFe2O4, M = Cu, Co, Ni) via método sol-gel proteico usando gelatina convencional (gelatina animal) e agar-agar (gelatina vegetal) e a avaliação das propriedades magnéticas, biomédicas e eletroquímicas. Os resultados confirmaram a obtenção de pós monofásicos com tamanho de partícula em nanoescala numa composição de espinélio do tipo misto. As histereses isotérmicas mostraram o comportamento ferrimagnético das amostras de forma que, as propriedades de liberação de calor são dominadas, mas não limitadas, pela perda de histerese. As amostras geram calor numa faixa de temperatura de 44-75 ºC, bem como valores de SAR de 9.22-16.01 W/g. O comportamento eletroquímico em solução alcalina, para fins de uso em dispositivos de armazenamento de energia, foi avaliado por voltametria cíclica e curvas de carga-descarga galvanostática que permitiram classificar as ferritas como eletrodos do tipo bateria (battery-like). Os resultados indicaram que o desempenho eletroquímico de eletrodos feitos com os diferentes tipos de ferritas depende da concentração de defeitos de superfície, especialmente vacâncias de oxigênio, avaliados por espectroscopia de fotoelétrons por raios X (XPS). Pós de CoFe2O4 obtidos com agar-agar foram estudados como material de eletrodo para a reação de evolução de oxigênio em solução alcalina, alcançando um sobrepotencial de 360 mV vs. RHE. O bom desempenho eletrocatalítico deste material em comparação com eletrodos da literatura é explicado por características microestruturais que afetam os processos de transporte de cargas e massa.
|
-
TAMIRIS RODRIGUES DA SILVA ARAÚJO
-
INFLUÊNCIA DO TEOR DE ARGILA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS, MECÂNICAS E MORFOLÓGICAS DE FILMES DE POLI(ÁLCOOL VINÍLICO) (PVOH) COM NANOCRISTAIS DE CELULOSE (CNC)
-
Data: 12/12/2019
-
Hora: 08:30
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho foram obtidos filmes nanocompósitos de poli(álcool vinílico) (PVOH), glicerol, nanocristais de celulose (CNC) e argila montmorilonita (MMT). O objetivo foi estudar o efeito da adição conjunta de argila MMT e CNC nas propriedades morfológicas, térmicas e mecânicas da matriz polimérica de PVOH aditivada com glicerol, variando o teor de MMT em 0, 10, 20, 30 e 40% m/m e mantendo a concentração de CNC fixa em 3% m/m. Os filmes foram preparados por evaporação do solvente e posteriormente caracterizados por difratometria de raios-X (DRX), espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), calorimetria exploratória diferencial (DSC), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e resistência à tração. Os resultados do FTIR evidenciaram interação entre os grupos funcionais do PVOH, CNC e MMT. Já os resultados de DSC mostraram que a adição de argila inibiu a cristalização do PVOH, tornando-o completamente amorfo com a incorporação de argila em teores acima de 30% m/m. A estabilidade térmica do nanocompósito PVOH/NCC também foi reduzida com a incorporação de MMT e não houve variação em função do teor de argila incorporado. Por outro lado, o aumento do teor de MMT acima de 20% m/m nos nanocompósitos resultou em aumento na resistência à tração e no módulo de elasticidade da matriz polimérica, corroborando com a ausência de aglomerados e de vazios na interface reforço/matriz polimérica, observados nas imagens de MEV. Além disso, os filmes apresentaram flexibilidade mesmo com a presença de teores elevados de argila, devido o uso do glicerol como plastificante. Em última análise os resultados apresentados nesse trabalho sugerem que filmes produzidos com a combinação de PVOH, glicerol, CNC e argila MMT podem ser uma alternativa para a produção de filmes biodegradáveis com elevadas propriedades mecânicas.
|
-
SOFIA FERNANDES LEMOS DE SOUZA
-
USO DE RESÍDUOS DO BENEFICIAMENTO DO CAULIM E DA TANTALITA PARA PRODUÇÃO DE PRODUTOS CERÂMICOS
-
Data: 04/12/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
A indústria mineral ocupa lugar de destaque na economia brasileira e a produção nacional desse setor é uma das maiores do mundo, sendo um segmento importante para o país. Entretanto, grandes volumes de resíduos são gerados pelas atividades de mineração e são descartados próximos a áreas de beneficiamento mineral. Assim, o objetivo deste trabalho foi o estudo de resíduos gerados no beneficiamento do caulim e da tantalita para produção de corpos cerâmicos. O resíduo da segunda etapa do beneficiamento do caulim (resíduo grosso) e o resíduo da tantalita foram submetidos a peneiramento em peneiras com diferentes aberturas e o resíduo da primeira etapa do beneficiamento do caulim (resíduo fino) foi hidrociclonado. A partir da análise dos resultados de caracterização por difração de raios X e fluorescência de raios X das frações obtidas nesses processos e os resíduos in natura, foram selecionadas porções de maior interesse para realização de formulações cerâmicas compostas exclusivamente por resíduos. Os beneficiamentos aplicados geraram frações com diferentes teores de óxidos em relação aos resíduos in natura mostrando a influência dos processos empregados. As formulações cerâmicas foram realizadas utilizando metodologia de delineamento de misturas, a fim de avaliar o comportamento dos resíduos e otimizar formulações cerâmicas. As composições formuladas foram submetidas à análise granulométrica, análise térmica diferencial e termogravimétrica. Para avaliação de propriedades físicas e mecânicas absorção de água (AA), porosidade aparente (PA), retração linear de queima (RLq), perda de massa ao fogo (PF) e tensão de ruptura à flexão (TRF) , foram confeccionados corpos de prova por prensagem e realizados processos de sinterização em fornos industriais de produção de cerâmica vermelha, de porcelanato e de louça sanitária. A partir dos resultados, foi possível a obtenção de modelos matemáticos com significância estatística correlacionando o comportamento das propriedades físicas e mecânicas às proporções dos componentes na mistura, nas diferentes condições de queima utilizadas. Misturas com maiores percentuais da porção do resíduo do beneficiamento da tantalita apresentaram menores PF, AA e PA, maior estabilidade dimensional, porém menores TRF. Formulações ricas na porção do resíduo fino do beneficiamento do caulim alcançaram os maiores valores de TRF, porém altos valores de PF, AA, PA e RLq, com base nos resultados obtidos. Já a presença de maiores quantidades da porção do resíduo grosso do beneficiamento do caulim nas formulações apresentou valores altos de PF, AA e PA, baixos de TRF e estabilidade dimensional intermediária em relação aos comportamentos dos outros dois resíduos. As análises dos resultados e das superfícies de respostas mostraram que é possível a composição de peças cerâmicas a partir da mistura destas porções de resíduos, podendo trazer benefícios econômicos e ambientais para mineradores e ceramistas. As formulações atingiram resultados de absorção de água compatíveis com os requeridos para confecção de blocos para alvenaria de vedação, telhas e revestimento cerâmico, a depender da composição e queima empregadas. A aplicação como revestimento decorativo de paredes internas é promissora.
|
-
RICARDO VASCONCELOS GOMES DA COSTA
-
AVALIAÇÃO MICROMECÂNICA DE AGREGADOS GRAÚDOS SUJEITOS À REAÇÃO ÁLCALI AGREGADO - RAA
-
Data: 07/11/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Apesar de ser um dos materiais mais utilizados no mundo, o concreto pode apresentar certas limitações, especialmente no que diz respeito à aspectos relacionados à durabilidade. Em sua constituição, os agregados desempenham um papel importante tanto nas características de desempenho, como em questões de durabilidade e ciclo de vida. Patologias clássicas podem afetar o material reduzindo tempo de vida útil ou mesmo requerendo manutenções e correções antes do tempo previsto em projeto. Uma patologia que tem chamado a atenção da comunidade científica é a Reação Álcali-Agregado(RAA). Esta é caracterizada por ser uma reação expansiva resultante da interação entre os álcalis (presentes no cimento e agregados) e espécies de sílica específica (presentes também no agregado). A normatização recomenda limites nos padrões e a quantidades totais de álcalis por metro cúbico de concreto e quantidade de álcalis no próprio cimento Portland. Com base no exposto, é importante considerar a susceptibilidade potencial dos agregados frente à mecanismos expansivos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os agregados graúdos sujeitos à Reação Alcali Agregado (RAA), utilizando técnicas de micromecânica e não destrutivas, buscando analisar se a dureza da rocha (agregado graúdo), bem como a sua tenacidade à fratura influenciam no processo de RAA, ainda assim tentar correlacionar suas características químicas com o padrão de dureza e propagação de trincas. Para isso foram coletados 65 amostras de rochas comercialmente disponíveis em sua maioria na região Nordeste do Brasil. Com elas realizamos ensaios buscando avaliar a composição elementar e as fases cristalinas utilizando as técnicas de fluorescência de raios-x (FRX) e difração de raios X (DRX). Em seguida, foram escolhidas 05 amostras para avaliar os padrões de dureza (HV) e tenacidade a fratura (K IC) , utilizando ensaio não destrutivo de ultrassom e de Microdureza Vickers (Método de indentação). Será estudada a correlação entre os resultados que serão obtidos no estudo das propriedades microestruturais e micromecânicas dos agregados. Em seguida, os modelos da influência das variáveis nas propriedades estudadas serão analisados estatisticamente, buscando assim a validação e coerência dos dados obtidos. Posteriormente, serão elaboradas superfícies de respostas para melhor visualização da influência química e mineralógica do agregado à formação de RAA, e também sobre suas propriedades micromecânicas (Hv e K IC ), sendo avaliadas as possíveis interações buscando resultados. Os estudos serão realizados ainda com auxílio dos softwares DIFFRAC.TOPAS (para refinamento Rietveld) e MAZE (para colorização das fases, mediante imagem do MEV).
|
-
BRUNO LEITE RAMALHO
-
Efeito da estrutura de argilo minerais na ocorrência de defeitos em revestimento cerâmico esmaltado.
-
Data: 23/10/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem por finalidade o estudo de um efeito que ocorre na superfície das peças cerâmicas produzidas na unidade radicada no estado do Rio Grande do Norte (RN). O defeito, que foi denominado internamente como contaminação estourada, quando em baixa quantidade e não visível a um metro de distância, pode ser tolerado. Entretanto, ocasiona a perda de qualidade do produto acabado, pois apresenta pequenos furos rasgados. Esse problema é de grande relevância para a empresa em questão, pois atualmente tem comprometido a produção de revestimentos cerâmicos da unidade em cerca de 20 a 30%. Nesse sentido, realizou-se, neste estudo, uma investigação aprofundada, com vistas à caracterização de tal defeito para conhecimento dos fatores que o geram e, ainda, a apresentação de uma metodologia para a solução do problema. Para tanto, ancorou-se, inicialmente, uma revisão bibliográfica com base em estudos anteriores, publicados em meio impresso ou virtual, bem como em ensaios laboratoriais em amostras de materiais, possíveis contaminantes dos produtos cerâmicos fabricados pela citada empresa. Os achados da pesquisa apontam que o defeito é ocasionado pela presença de Micaxisto, do tipo Biotita, presente na jazida daquela unidade fabril.
|
-
BRUNO LEITE RAMALHO
-
Efeito da estrutura de argilo minerais na ocorrência de defeitos em revestimento cerâmico esmaltado
-
Data: 23/10/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem por finalidade o estudo de um efeito que ocorre na superfície das peças cerâmicas produzidas na unidade radicada no estado do Rio Grande do Norte (RN). O defeito, que foi denominado internamente como contaminação estourada, quando em baixa quantidade e não visível a um metro de distância, pode ser tolerado. Entretanto, ocasiona a perda de qualidade do produto acabado, pois apresenta pequenos furos rasgados. Esse problema é de grande relevância para a empresa em questão, pois atualmente tem comprometido a produção de revestimentos cerâmicos da unidade em cerca de 20 a 30%. Nesse sentido, realizou-se, neste estudo, uma investigação aprofundada, com vistas à caracterização de tal defeito para conhecimento dos fatores que o geram e, ainda, a apresentação de uma metodologia para a solução do problema. Para tanto, ancorou-se, inicialmente, uma revisão bibliográfica com base em estudos anteriores, publicados em meio impresso ou virtual, bem como em ensaios laboratoriais em amostras de materiais, possíveis contaminantes dos produtos cerâmicos fabricados pela citada empresa. Os achados da pesquisa apontam que o defeito é ocasionado pela presença de Micaxisto, do tipo Biotita, presente na jazida daquela unidade fabril.
|
-
WILLIAM CESAR LIVRAMENTO SILVA
-
INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE PROCESSAMENTO NAS PROPRIEDADES DE MADEIRA PLÁSTICA COM PÓ DA CASCA DA CASTANHA DE CAJU (CCC)
-
Data: 26/08/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
O acumulo de residuos solidos, principalmente plasticos, que tem seu tempo de decomposicao da ordem de seculos, o desmatamento florestal e o crescimento da demanda de utilizacao da madeira sao alguns dos varios problemas que afetam o meio ambiente, podendo a madeira plastica ser parte da solucao. Esse tipo de composito, geralmente, utiliza poliolefinas, que sao um dos principais tipos de plasticos encontrados em aterros, e fibras naturais, baratas, acessiveis, leves e amplamente disponiveis no Brasil. Levando em consideracao essas informacoes, este trabalho teve como objetivo caracterizar as propriedades mecanicas, morfologicas, reologicas e de absorcao de agua de formulacoes de madeira plastica, compostas por polietileno de alta densidade reciclado (HDPE-r) com o po da casca de castanha de caju (CCC), em funcao de variacao nas condicoes de extrusao e moldagem por injecao. As amostras de madeira plastica com CCC para cada formulacao e cada condicao de processamento foram caracterizadas por determinacao do teor de extrato, calorimetria exploratoria diferencial (DSC), analise termogravimetrica (TG), microscopia eletronica de varredura (MEV), densidade, absorcao de agua, resistencia a tracao e indice de fluidez (MFI). Os resultados indicaram que a degasagem na extrusao e a pressao de recalque na moldagem por injecao influenciaram diretamente no teor de extrato e nas propriedades reologicas do composito. Alem disso, observou-se que nao houve alteracao significativa nas propriedades mecanicas dos compositos em funcao das condicoes de processamento. Por outro lado, a incorporacao do po da CCC na matriz polimerica reduziu sua resistencia a tracao, resultado da fraca adesao interfacial particula/matriz polimerica, observada nas imagens de MEV .
|
-
AMÉRICO BERTULINO DE OLIVEIRA
-
EFEITO DA TEMPERATURA DE CALCINAÇÃO DE ARGILAS VERMELHAS NA ATIVIDADE POZOLÂNICA DE CIMENTO PORTLAND
-
Data: 02/08/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
As pozolanas como material componente da producao de concretos e argamassas e assunto de base historica, pois os Gregos e Romanos ja utilizaram como material em suas construcoes. E na atualidade, a exigencia da engenharia e o interesse em mitigar alguns efeitos ambientais causados pela extracao de recursos e seus impactos; a area academica vem se empenhando em pesquisas por novos materiais, ou materiais com menor impacto ao meio ambiente, e as pozolanas estao entre esses materiais. A substituicao de parte das massas de cimento por materiais pozolanicos ja e muito usada, pois, confere ao cimento certas qualidades e, ameniza alguns efeitos ao meio ambiente. Dentro dessa dinamica atual, este trabalho cientifico propos a calcinacao de argila in natura nas temperaturas distintas de 600 °C, 700 °C, 800 °C. 900 °C e 1000 °C, em forno com rampa de aquecimento controlada a 45°C/min, para produzir argila calcinada e medir seus potenciais de pozolanicidade na argamassa de cimento Portland, bem como suas resistencias a compressao aos 7, 28 e 90 dias de cura. Foi caracterizado os materiais por meio de TG, DTA e DRX; alem de ensaios fisicos como: massas especificas, granulometria a laser, e o ensaio de indice de atividade pozolanica de cada pozolana calcinada. Para tanto, foi usada a analise dos dados por meio do teste Tukey para achar a amostra com maior significancia diante dos 288 corpos de provas moldados. O trabalho foi executado nos laboratorios da UFPB e do IFPB, onde, se preparou a argila, destorroando-a, depois, moeu em moinho de disco para melhorar sua superficie de contato com atmosfera do forno, calcinou as cinco amostras, aproximadamente 2.500 g por temperatura de queima, apos calcinacao foi moida em moinho de bola a 8.500 ciclos com sua carga maxima de bolas; terminada a moagem, foi medido a finura das massas por meio da granulometria a laser, moldados os corpos de provas com cimento CP-V, feita a cura nos prazos e a ruptura a compressao. Em cada data de ruptura fez-se o DRX do material. Os resultados nos mostraram que a medida que a temperatura foi aumentada, tambem se aumentou a finura do material, quase todo material passou 100% na peneira de mesh # 75 μm, exceto a de 600 ºC que foi 99,85%. Nos difratogramas de raio X ficou bem claro a regiao de amorficidade, os picos de hidroxido de calcio (portlandita) quase que desapareceu aos 90 dias, implicando no seu consumo pelo efeito pozolanico. As resistencias a compressao simples, mostraram a evolucao e um aumento significativo a partir dos 28 dias, bem como, melhoras e avancos interessantes aos 90 dias, como a pozolana a 1000 °C com 30% superando a referencia com 0% de substituicao e assemelhando, em modulo, de resultados para argamassa de alto desempenho.
|
-
ANNE HELENA DUARTE DE AGUIAR
-
OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CIMENTO ODONTOLÓGICO A PARTIR DA MISTURA DE FOSFATO TRICÁLCICO AO CP V-ARI
-
Data: 17/07/2019
-
Hora: 09:30
-
Mostrar Resumo
-
Os biomaterias tem sido amplamente utilizados na area medica e odontologica por possuirem excelentes propriedades. Entre os biomateriais destacam-se as bioceramicas de fosfato de calcio, entre as quais, a hidroxiapatita e o fosfato tricalcico sao os mais estudadas e pesquisadas por serem naturalmente bioativos e apresenterem excelente biocompatibilidade, bioatividade, diferentes taxas de dissolucao, ausencia de toxicidade e osteocondutividade (indicam o caminho para o crescimento osseo), favorecendo dessa forma a osteoinducao, osseointegracao e a neoformacao ossea quando colocados em meio biologico. Com o advento da nanotecnologia tornou-se possivel utilizar bioceramicas como cimentos radiculares. Um biocimento que conquistou um amplo campo de utilizacao na odontologia foi o Agregado de Trioxido Mineral (MTA), podendo ser utilizado em varios procedimentos odontologicos. O MTA apresenta, em sua composicao, componentes semelhantes aos do cimento Portland.O presente estudo teve como objetivo principal preparar e caracterizar cimentos a base de Portland CPV-Ari e Fosfato Tricalcico para uso odontologico. Os constituintes dos cimentos foram: cimento Portland CPV-Ari, adicoes de 0,5%,1%,2%,4% e 8% de po de Fosfato Tricalcico comercial e agua destilada. Foram preparados seis cimentos: na fase solida foram utilizados 200Gr de CPV-Ari puro e adicionado a 0.5%,1%,2%,4% e 8% de po de Fosfato Tricalcico e misturados em moinho de bolas. A fase liquida foi mantida a proporcao de 0,27g de agua destilada para todos os cimentos. Os cimentos foram inseridos em corpos de prova e o topo do corpo de prova foi mantido em contato com saliva artificial. Os cimentos foram caracterizados nas idades de 7 dias (168H) e 28 dias (672H) e, nas regioes de topo da amostra e meio da amostra. As tecnicas utilizadas foram: Perda de massa e Solubilidade, Ph, Termogravimetria, Fluorescencia de RX, Difracao de RX, Microscopia Eletronica de Varredura e Microdureza Vickers. O teste de solubilidade mostrou que a maioria dos cimentos apresentaram solubilidade abaixo do maximo recomendado pelas normas da ADA n.57 e ISO 6876/2001, que e de 3%, exceto o CPV+2% Fosfato Tricalcico para o tempo experimental de 28 dias. O teste de variacao do Ph evidenciou que todos os cimentos proporcionaram alcalinidade do meio ao qual foram expostos, sendo a maior alcalinidade obtida com o cimento CPV+4% Fosfato tricacico. A termogravimetria mostrou que todos os cimentos se comportaram de maneira semelhante, onde a perda de massa ocorreu em cinco etapas. A microdureza mostrou que devido a lixiviacao dos compostos do cimento a regiao do topo da amostra em contato com a saliva obteve resultados de microdureza inferiores as regioes que nao estiveram em contato com a saliva. O FRX de todos os cimentos mostraram a formacao dos oxidos presentes no cimento Portland, e tambem a formacao do pentoxido de difosforo, onde na regiao do topo da amostra em contato com a saliva o teor de P2O5/CaO aumentou conforme o acrescimo de Fosfato Tricalcico presente no cimento. O MEV mostra que todos as micografias da regiao exposta a saliva obtiveram imagem compativeis com as encontradas na literatura de formacao de hidroxiapatita. Esses resultados sugerem que ha possibilidade de desenvolver um cimento odontologico utilizando Portland CPV-Ari + Fosfato Tricalcico.
|
-
ALEX BACKER FREIRE BENTO
-
EFEITO DO RESFRIAMENTO RÁPIDO NA PRODUÇÃO DE LIGAS QUASICRISTALINAS OBTIDOS VIA SOLIDIFICAÇÃO UNIDIRECIONAL
-
Orientador : DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE
-
Data: 10/07/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
Os materiais quasicristalinos, tem tornado objeto de estudo de varios pesquisadores, mediante os materiais ja conhecidos por anos, devido suas propriedades e objetivando uma melhor aplicacao e aproveitamento de tal. Diante as excepcionais propriedades dos materiais quasicristalinos quando comparados com outros materiais, e notavel que existe uma grande importancia para a utilizacao desse material diante suas peculiaridades. Os metodos de obtencao de materiais quasicristalinos mais estudados e conhecidos, incluem a solidificacao de ligas fundidas atraves de resfriamento rapido, tais como fiacao por fusao e automacao a gas, eletrodeposicao, deposicao fisica de vapor, evaporacao de gas, fusao superficial de feixe de laser ou eletron e eletron irradiacao. Alem desses metodos para obtencao direta de materiais quasicristalinos, o recozimento de baixa temperatura de fases amorfas ou o tratamento termico de alta temperatura de fases intermetalicas cristalinas ou mesmo pilhas de camadas de elementos puros podem ser utilizados para obtencao de quasicristais. Porem e necessario o auto investimento e maior periodo de producao e tratramento termico de amostras obtidas atraves dos metodos supracitados. Neste sentido, o presente trabalho propoe analisar os efeitos do resfriamento rapido na producao de ligas quasicristalinas obtidos via solidificacao unidirecional, em molde ceramico e molde metalico. Foi utilizado a liga Al62,5Cu25Fe12,5, para obtencao da liga e realizado o tratamento termico, variando as temperaturas em 650°C,700°C e 750°C, com periodos de 4 h, 2 h e 5 min. Mostrando o melhor resultado, da otimizacao do processo de tratamento e suas influencias.
|
-
RUBENS MAX DA SILVA VIEIRA
-
CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS REFORÇADOS COM FIBRAS NATURAIS E DE AÇO POR MÉTODOS NÃO-DESTRUTIVOS
-
Orientador : MARCAL ROSAS F LIMA FILHO
-
Data: 05/07/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
O concreto e um material complexo com baixa capacidade de deformacao, especialmente quando submetido a tracao. O uso de fibras no concreto visa suprir tal deficiencia e conferir melhores propriedades mecanicas ao composito, alem de influenciar no modo de ruptura. Em situacoes de cargas excessivas e aparecimento de trincas o comportamento do material pode passar de "semi-fragil" para ductil dando tempo para acoes corretivas de engenharia. Este trabalho teve por objetivo analisar, atraves de metodos nao destrutivos, o desempenho do concreto com diferentes fibras (naturais e aco) frente a danos progressivo. Para isto foram analisados parametros de resistencia mecanica, reologia, compacidade, propriedades modais, modulo elastico dinamico e sua degradacao progressiva. Fibras de basalto (chopped fibers) e de fibras de aco (com ancoragem) foram adicionadas ao concreto com fracao volumetrica de 0,50%, e no mesmo traco de um concreto de referencia (1:1,40:2,80:0,50). Corpos de prova prismaticos (15x15x50cm) foram submetidos a flexao de 4 pontos (NBR 12.142) em quatro estagios de carga e descarga, sendo caracterizados segundo a frequencia ressonante (Fress) e velocidade de pulso ultrassonico (VUP) em cada estagio. Os resultados mostram que a adicao das fibras impacta diretamente a reologia de cada mistura, sendo a fibra de basalto a que apresentou comportamento mais distinto, com elevada coesao. Esta tambem apresentou melhor resistencia especifica comparada as amostras com fibras de aco. Quanto ao dano progressivo, foi observado que a Fress e a VUP sofreram, em geral, diminuicoes com o avanco do dano, corroborando com o modulo elastico dinamico que apresentou evidente tendencia linear decrescente. Os ensaios mostraram-se eficientes para detectar o grau de dano da amostra de forma nao-destrutiva, e com a VUP foi possivel perceber efeitos acustoelascitos em diferentes regioes do concreto.
|
-
AERSON MOREIRA BARRETO
-
TECNICAS NÃO DESTRUTIVAS PARA DETECÇÃO DA REAÇÃO ÁLCALI-AGREGRADO EM PRISMAS DE CONCRETO
-
Data: 27/06/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
Nas ultimas decadas tem crescido o interesse em se estudar a reacao alcalis-agregado (RAA) em virtude de inumeras manifestacoes desse fenomeno terem ocorrido nao apenas em barragens e estruturas hidraulicas mas tambem em fundacoes de edificios, em fundacoes de torres de transmissao de energia, e mesmo em dormentes de concreto. Tal fenomeno comeca a ocorrer sem sinais externos que indiquem sua presenca. Neste trabalho pretende-se verificar se atraves de duas tecnicas nao destrutivas, quais sejam, velocidade de propagacao de onda ultrassonica e frequencia ressonante forcada, poder-se-ia antecipar danos internos no material antes de qualquer manifestacao externa. A norma brasileira para se avaliar se um agregado e reativo ou inocuo utiliza corpos de prova prismaticos de argamassa, no chamado ensaio acelerado que dura apenas 30 dias. Evidentemente a cinetica das reacoes forcadas a ocorrerem num curto espaco de tempo e muito diferente do que ocorre no concreto que e aplicado nas obras. Para aproximar mais o fenomeno da realidade, ha tambem na ABNT NBR 1557-6 o ensaio em prismas de concreto com dimensoes 7,5 cm x 7,5 cm x 28,5 cm, agora em um ensaio com duracao de um ano. Nesta pesquisa, alem de prismas com essas dimensoes, foram utilizadas prismas maiores de concreto de 10 cm x 10 cm x 114 cm, para se verificar se as dimensoes dos prismas tem alguma influencia na expansao devida a RAA. Usando-se um agregado graudo reconhecidamente reativo, e comprovado durante o trabalho, foram moldados prismas com as duas dimensoes citadas. Tambem foram usados dois consumos de cimento de 420 kg/m3 e 500 kg/m3. Para ativar a RAA, hidroxido de sodio foi incorporado nas misturas. Alguns prismas foram confinados atraves da aplicacao de uma tensao de compressao em suas extremidades. O comportamento dos prismas foi monitorado ao longo do tempo, acompanhando-se a expansao, a velocidade de onda ultrassonica e a frequencia ressonante. Os resultados apontam que os consumos de cimento adotados nao influiram significativamente na expansao nem na frequencia de ressonancia, mas na velocidade de onda ultrassonica maior consumo conduziu a maior velocidade. Tambem se constatou que depois de certo tempo, a frequencia ressonante comeca a decrescer, indicando que ela e capaz de acusar danos internos no concreto devido a RAA antes de que ocorram manifestacoes externas. Ja a velocidade de onda ultrassonica nao foi capaz de detectar esses danos.
|
-
VILMAR MANOEL DA SILVA
-
Avaliação dos Efeitos de Parâmetros de Processos nas Características Microestruturais do Cimento Portland.
-
Data: 19/06/2019
-
Hora: 11:00
-
Mostrar Resumo
-
O aumento dos aditivos de moagem na producao do cimento e uma das acoes de sustentabilidade que visam a reducao dos impactos de emissoes de CO2 na cadeia produtiva do cimento. As condicoes mineralogicas, fases e polimorfos do clinquer contribuem para sua reatividade favorecendo assim a aplicacao desta acao. Este trabalho se propoe em avaliar como os parametros de processo interferem na morfologia e dimensoes dos cristais de C3S e caracterizar suas influencias na reatividade do clinquer e impacto sobre a qualidade do cimento. Foram utilizados amostras de clinquer industrial e conduzidos os ensaios de microscopia optica para dimensionar tamanho dos cristais. Foi realizado caracterizacao por FRX e DRX para identificar caracteristicas microestruturais. Os resultados obtidos demonstraram os efeitos isolados e de interacoes de variaveis do processo e de qualidade do clinquer na geracao de teores de fases, razoes entre fases e polimorfos.Sendo obtido uma formulacao, definida a partir das principais variaveis identificadas, que pode ser utilizada para estimar quantitativamente os polimorfos da fase alita e dimensoes dos cristais de alita gerados no processo.
|
-
DEGMAR PEIXOTO DINIZ
-
Influência da Cristalinidade e Finura da Sílica na Estrutura da Alita (C3S)
-
Data: 19/06/2019
-
Hora: 07:30
-
Mostrar Resumo
-
A busca pela Sustentabilidade, tornou-se o maior desafio para a Industria Cimenteira na atualidade. Por isso, a reducao do consumo de combustiveis nos fornos e a reducao do consumo eletrico nas moagens de cimento sao caminhos importantissimos. A silica, componente fundamental dos cristais de C2S e C3S (que sao os principais responsaveis pelo desempenho de resistencias do Cimento Portland); tem papel importante no consumo de calor durante a clinquerizacao e tem influencia sobre a estrutura desses cristais, afetando de forma significativa o consumo de energia eletrica no processo de moagem do cimento. Este trabalho buscou avaliar a influencia da dimensao das particulas de silica (na forma de quartzo e silica amorfa) presentes na mistura crua, sobre a Cal Livre do clinquer, sobre a dimensao media dos cristais de C3S e tambem sobre o seu Polimorfismo. Fatores fundamentais para a reatividade e a moabilidade do clinquer. No sentido de isolar o efeito da granulometria da Silica, trabalhou-se com uma composicao quimica usual na industria, porem, usando compostos puros (P.A) e criando um conjunto de amostras variando apenas a granulometria da silica na forma de Quartzo, e outro conjunto variando a granulometria da silica na forma de Silica Amorfa. Todas as amostras foram clinquerizadas com um tempo, temperatura, e resfriamento padrao. As tecnicas de analise empregadas foram: peneiramento mecanico, Granulometria Lazer, Fluorescencia de Raio-X, DRX e Microscopia otica de Luz Refletida. Foram obtidas evidencias da correlacao entre o diametro da silica e a Cal Livre, independentemente de sua cristalinidade, e os resultados tambem apontaram para uma dependencia do diametro do C3S com relacao ao diametro do quartzo como tambem da silica amorfa. Outro aspecto dos resultados aponta para a influencia da dimensao das particulas de silica sobre o Polimorfismo desses cristais. Adicionalmente, tambem foi evidenciada a influencia do enxofre sobre o crescimento da Alita.
|
-
ALUIZIO CALDAS E SILVA
-
OTIMIZAÇÃO DO USO DE METACAULINITA EM MISTURAS CONCRETO: CRITERIOS DE DURABILIDADE, TECNOLÓGICOS E MICROESTRUTURAIS
-
Data: 29/05/2019
-
Hora: 15:00
-
Mostrar Resumo
-
A CHESF e a maior empresa de geracao de energia eletrica do Brasil, operando e mantendo um parque gerador de 10,7GW, que corresponde a 9,1% dos quase 121GW da capacidade instalada do Brasil. A empresa enfrenta problemas relacionados a RAA que atingiu algumas estruturas de concreto das suas Usinas Hidreletricas (UHEs), suscitando consequencias de ordem tecnica e economica. Os problemas causados por essa patologia despertaram na empresa a necessidade de fomentar pesquisas cientificas que busquem propor solucoes mitigadoras para os problemas ja instalados, bem como desenvolver novos aglomerantes, baseados em cri´terios tecnologicos, mas tambem que incorporem aspectos quimicos e microestruturais das materias-primas. Existem, por sua vez, materiais alternativos que podem ser empregados na confeccao dos concretos a serem utilizados nas estruturas com vias de se obter concretos mais duraveis. Nesse grupo se enquadram as pozolanas, com destaque para a metacaulinita. Essa materia prima e rica em Silicio, Aluminio e Ferro. Esses elementos quimicos estao presentes na maioria dos materiais empregados como adicao pozolanica, podem ser bastante eficazes no controle de reacoes quimicas deleterias. Alem do criterio custo, as misturas de concretos contendo teores de metacaulinita precisam ser otimizadas conforme criterios tecnologicos, principalmente por haver aumento na demanda d´agua de concretos com o aumento do teor. O trabalho tem por objetivo otimizar misturas de concreto, incorporando aspectos tecnologicos, quimicos, microestruturais de maneira a contemplar interacoes existentes entre os alcalis e outros elementos com o aluminio, adicionado sob a forma de diferentes percentuais de Metacaulim comercial. No que se refere ao controle do desenvolvimento da RAA em sistemas potencialmente reativos, as misturas serao otimizadas por simulacao numerico por minimos quadrados, estudando-se a variabilidade composicional de mais de sessenta brias comerciais e mais de 100 composicoes de cimentos Portland do tipo CPIIF, CPIV e CPV ARI. As materias-primas foram caracterizadas a partir dos seguintes ensaios microestruturais: Analise Petrografica, Difracao de raios-X (DRX), Fluorescencia de raios-X (FRX) e Microscopia Eletronica de Varredura (MEV). A expansao causada no sistema pela acao da RAA, bem como a eficiencia do Aluminio como inibidor sera analisada atraves da adaptacao do ensaio proposto na norma americana ASTM C1608/17. Com o sistema otimizado, varios concretos foram simulados de forma a terem composicoes quimicas distantes de composicoes comprovadamente reativas, maximizando-se o teor de metacaulinita e minimizando-se o custo das misturas. As simulacoes permitem ter uma visao ampla de varios criterios quimicos tais como os teores de oxidos (CaO, SiO2, Al2O3, MgO, Na2O, K2O, Fe2O3 e SO3). Os resultados permitem concluir a possibilidade de haver correcoes de tracos de concreto que incorporem os criterios estabelecidos nesse trabalho.
|
-
TIBÉRIO WANDERLEY CORREIA DE OLIVEIRA ANDRADE
-
Variabilidade Microestrutural de agregados localizados na região Nordeste do Brasil e suas Susceptibilidades à Reação Álcali-Agregado
-
Data: 22/05/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
Desde 2005, quando a RAA foi diagnosticada em fundacoes de edificios na cidade de Recife, estado de Pernambuco,, a engenharia nacional e a academia tomaram uma postura bastante pro-ativa para o problema. Ate entao, no Brasil, a preocupacao e prevencao para esse mecanismo de deterioracao do concreto se resumia a grandes obras de infraestrutura, principalmente, barragens e hidroeletricas. Ate entao, a normalizacao brasileira nao contemplava normas que tratasse do tema, que pudesse nortear a engenharia nacional para prevencao do problema. Logo apos esses casos e a divulgacao a nivel nacional, foi formada uma comissao da ABNT para elaboracao de normas especificas sobre RAA. Em 2008, esses conjuntos de normas (NBR 15.577) entrou em vigor, estando ja na sua segunda revisao. Com a conscientizacao do problema, construtoras e empreiteiras em todo pais comecaram a se preocupar com a reatividade dos agregados, exigindo dos seus fornecedores de concreto e pedreiras, ensaios de reatividade e de mitigacao. No tocante a academia, muitos grupos de pesquisa em todo o pais comecaram a produzir trabalhos cientificos cujo o enfoque e a reacao alcali-agregado. Na grande maioria desses trabalhos, sao utilizados os ensaios tecnologicos definidos pela normalizacao brasileira. A pesquisa proposta nesse trabalho tera uma abordagem inedita, utilizando tecnicas de DRX e MEV para identificacao de caracteristicas microestruturais que possam levar a comprovar o potencial de reatividade dos agregados por essas tecnicas nao convencionais. Para essa pesquisa, estao sendo utilizados 15 agregados graudos de diversas regioes do nordeste, com niveis de reatividade distintos. Neses agregados serao realizados todos os ensaios tecnlogicos preconizados em norma para validacao dos resultados obtidos.
|
-
JOHNNYS DA SILVA HORTENCIO
-
MODIFICAÇÃO DO PEUAMM COM PEG PARA OBENÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS COM NANOFIBRAS DE CARBONO
-
Data: 05/04/2019
-
Hora: 08:30
-
Mostrar Resumo
-
A preparacao de compositos e nanocompositos polimericos com cargas tem sido um meio de obter materiais que ajudam a melhorar o desempenho dos materiais polimericos. As cargas surgiram com grande potencial para uso em nanocompositos polimericos devido, principalmente, as suas propriedades mecanicas e termicas. Neste trabalho foram preparadas composicoes de PEUAMM/PEG e nanocompositos polimericos com nanofibras de carbono (NFC) por moagem de alta energia com a finalidade de avaliar as modificacoes promovidas pela incorporacao do PEG no PEUAMM, bem como investigar a adicao de nanofibras de carbono na matriz de PEUAMM/PEG atraves das propriedades mecanicas e termicas. As moagens foram realizadas em 2 tipos de moinhos (moinho de alta energia e moinho de jarros). O moinho de alta energia foi utilizado para o processamento das misturas de PEUAMM/PEG em concentracoes de 4, 8 e 12 % (p/p) de PEG. Para os nanocompositos foi utilizado o moinho de jarros com concentracoes de 0, 5, 1,0 e 1,5 % de NFC por um periodo de 24 horas. Todas as amostras foram caracterizadas por Calorimetria Exploratoria Diferencial (DSC), Analise Termogravimetrica (ATG), Microscopia de Eletronica de Varredura (MEV) e ensaios de mecanicos de tracao. Os resultados encontrados mostraram que houve uma boa distribuicao do PEG no PEUAMM, e que sua adicao foi eficiente para garantir um bom desempenho nas propriedades termicas e mecanicas, principalmente quando se utilizou a concentracao de 12 % de PEG por 24 horas. Ja com relacao aos nanocompositos o ensaio de DSC mostrou que com o aumento da concentracao de NFC na matriz o grau de cristalinidade aumentou. Na analise de ATG, a adicao da NFC melhorou a estabilidade termica da matriz, e as perdas de massa permaneceram em uma unica etapa. Com relacao as propriedades mecanicas as NFCs nao foram tao eficientes, causando diminuicao dessas propriedades, devido dispersao das nanofibras nao ter sido eficiente, como tambem devido a formacao de aglomerados das NFCs na matriz de PEUAMM/12%PEG.
|
-
ERIK BENIGNO GRISI DE ARAÚJO FULGÊNCIO
-
Síntese e caracterização eletroquímica de catodos à base de cobaltita de cálcio para célula a combustível de óxido sólido
-
Data: 29/03/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
A cobaltita de calcio com composicao Ca3Co4O9-δ (C349), ao longo dos anos investigada como material termoeletrico devido a sua otima condutividade eletrica e baixa condutividade termica, tem atraido recentemente grande atencao como material catodico de celulas a combustivel de oxido solido (SOFC, do ingles Solid Oxide FuelCell). O presente trabalho e o primeiro relato da sintese de pos de C349 por reacao em estado solido usando po de conchas de moluscos como fonte natural de carbonato de calcio. O material sintetizado foi caracterizado estruturalmente por difracao de Raios-X (com refinamento Rietveld dos dados de difracao), microscopia eletronica de varredura (MEV) e microscopia eletronica de transmissao (MET). Para investigacao eletroquimica, celulas simetricas de C349, como tambem do composito C349 + PrOx (oxido de praseodimio), foram preparadas por serigrafia, sinterizadas e caracterizadas por espectroscopia de impedancia em funcao da temperatura (600 800 °C) e da pressao parcial de oxigenio (pO2 = 1 10-2 atm.). Os resultados mostraram que as resistencias de polarizacao para o catodo de C349 puro encontram-se em concordancia com os valores reportados em literatura (Rp de 5,73 Ω.cm2e 0,88 Ω.cm2 a 700 e 800 °C em atmosfera de oxigenio puro, respectivamente). Para o composito C349 + PrOx, os resultados mostraram uma reducao significativa da resistencia total de polarizacao, apresentando valores de 0,75 Ω.cm2 e 0,12 Ω.cm2 a 700 e 800 °C, respectivamente, em pO2 = 1 atm. Essa melhoria mostrou-se, principalmente, devido a um grande aumento, de aproximadamente treze vezes, nos processos de troca de superficie, que dominam a resistencia total de polarizacao. O catodo composito (C349 + PrOx) apresentou-se consideravelmente mais eficiente (em ate 87%) em relacao ao catodo C349 puro devido as mudancas do estado de oxidacao do praseodimio (Pr+3/Pr+4), como tambem a sua alta area superficial de contato, permitindo melhor adsorcao, dissociacao e reducao do oxigenio molecular nos contornos de tripla fase (TPBs).
|
-
EDUARDO BRAGA COSTA SANTOS
-
EFEITOS DOS TRATAMENTOS SUPERFICIAIS DOS RESÍDUOS INDUSTRIAIS DE FIBRA DE PIAÇAVA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E TERMO-DINÂNICO-MECÂNICAS DE COMPÓSITOS A BASE DE POLIHIDROXIBUTIRATO (PHB)
-
Data: 29/03/2019
-
Hora: 08:30
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desse trabalho foi preparar e caracterizar compositos de polihidroxibutirato (PHB) reforcados com residuos de fibras de piacava, oriundas de industria fabricante de vassouras. Os residuos de fibras foram triados, cortados, lavados em solucao de detergente a 2%, moidos em moinho de facas e peneirados para tratamento superficial com hidroxido de sodio (NaOH), hidroxido de calcio (Ca(OH)2) e tratamento termico com agua destilada a 75 oC. Essas mesmas fibras tambem foram tratadas com agente de acoplamento para fins de comparacao das propriedades. Foram realizadas as seguintes caracterizacoes: Difratometria de Raios-X (DRX), microscopia optica (MO) e microscopia eletronica de varredura (MEV), analise termogravimetrica (ATG), analise granulometrica, teor de umidade, analise porosimetrica por adsorcao de N2 (BET) e analise termo-dinamico-mecanica (DMA). O tratamento com o Ca(OH)2 resultou na formacao de cristais de carbonato de calcio na superficie da fibra devido a insolubilidade do alcali durante o experimento. Os demais tratamentos modificaram a superficie da fibra in natura positivamente, tornando-a com maior area superficial, menor diametro, com a superficie retendo menos compostos nao fibrosos, mas tambem aumentou a absorcao de umidade. Alem disso, nenhum dos tratamentos, com excecao do Ca(OH)2, modificou a estrutura cristalina da fibra de piacava. Porem, os alcalis se mostraram ineficientes para o tratamento da fibra a ser usada no desenvolvimento dos compositos com PHB, de modo que o processamento foi impossibilitado para o composito com a fibra tratada com NaOH. Alem disso, o composito com a fibra tratada com Ca(OH)2 mostrou a menor temperatura de degradacao e a menor energia de ativacao de acordo com o Modelo Cinetico de Kissinger com respeito as demais amostras, devido a influencia do processo de mineralizacao da fibra. O tratamento superficial da fibra com agua a 75 oC alem de ser um metodo economico e ecologico se mostrou favoravel para a producao de composito biodegradavel, aumentando a sua energia de ativacao (Ea). O composito com a fibra tratada com silano apresentou maior valor de Ea entre as amostras como tambem maior valor de modulo de armazenamento e menor fator de perda, sugerindo que ocorreu adesao interfacial nesse composito.
|
-
JOSE ALYSSON DEHON MORAES MEDEIROS
-
Cimento Portland na Ilha de Tiriri: História, Vestígios e Caracterização dos Materiais.
-
Data: 25/03/2019
-
Hora: 09:30
-
Mostrar Resumo
-
A Paraiba e um importante polo cimenteiro da regiao Nordeste brasileira, sendo lembrada no setor gracas a implantacao da 1ª fabrica moderna fora da regiao Sudeste, ainda na decada de 1930. Pouco se comenta, no entanto, que o Estado foi, de fato, palco da instalacao da 1ª fabrica de Cimento Portland no pais, ainda no final do seculo XIX, cuja historia ora foi explorada de forma fantasiosa, ora foi reduzida a uma mera disputa juridica. O objetivo deste trabalho e recontar esta historia a partir de seus vestigios, com lastro documental e tecnico-cientifico, considerando o seu curto periodo de operacao em 1892. Para tanto, alem da revisao bibliografica sobre a evolucao tecnologica da producao de cimento e das caracteristicas do produto a epoca, foram realizadas quatro visitas de campo nas ruinas da antiga fabrica, localizadas na Ilha de Tiriri, municipio de Santa Rita/PB. Foram utilizadas tecnicas de levantamento de dados em campo aplicaveis as Ciencias Forenses, que incluiram desde a caracterizacao das construcoes mediante fotogrametria aerea com elaboracao de um modelo digital 3D a busca, identificacao e coleta dos vestigios cimenticios essenciais ao estudo, visando a minima intervencao no local. Alem da identificacao das jazidas e das construcoes remanescentes da fabrica, as tres primeiras visitas destinaram-se a coleta de amostras: de argilas e de calcario; da argamassa de revestimento e de assentamento de tijolos; de vestigios do interior dos fornos Dietzsch; e de peca de cimento hidratado. A quarta visita destinou-se ao registro da localizacao desta peca no contexto do sitio e a sua remocao, a fim de preserva-la e analisa-la em laboratorio. As amostras de materia-prima foram caracterizadas por fluorescencia de raios X, enquanto as dos vestigios de materiais cimenticios foram caracterizadas por fluorescencia e difracao de raios X. Amostras da colagem do forno foram analisadas ainda por microscopia optica e microscopia eletronica de varredura (MEV), incluindo espectrometria de energia dispersiva (EDS). O confronto entre os resultados das amostras da jazida identificada e os dos vestigios cimenticios resguardaram compatibilidade, rechacando a hipotese mitica. Ja as analises dos vestigios cimenticios e de suas caracteristicas microestruturais permitiram classificar a fabricacao de cimento Portland na ilha, em termos da evolucao qualitativa do produto. As evidencias obtidas, juntamente a outros achados descobertos ao longo da pesquisa, permitiram ressaltar o empreendimento dentre seus congeneres e alcar o conjunto remanescente a um distinto sitio de Arqueologia Industrial, ainda desprovido de protecao e de reconhecimento como patrimonio cultural do Estado da Paraiba e do Brasil.
|
-
CHRYSTIANO ARAUJO FERREIRA
-
OBTENÇÃO DE MEMBRANA CERÂMICA POROSA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DE CAULIM COMO MATÉRIA-PRIMA ALTERNATIVA E DA SERRAGEM DA MADEIRA COMO AGENTE POROGÊNICO
-
Data: 27/02/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Varios esforcos tem sido realizados nos ultimos anos no desenvolvimento de membranas ceramicas a partir de materias-primas de baixo custo. O reuso do residuo do caulim, mostra-se como uma alternativa de menor impacto ambiental e de interesse economico. A tecnica de tratamento do residuo do caulim, hidrociclonagem, mostra-se como uma alternativa eficiente para a adequacao do residuo ao ciclo produtivo, podendo ter aplicabilidade na producao de membranas ceramicas. O desenvolvimento de poros interconectados em membranas ceramicas e dado pela introducao de agentes formadores de poros, normalmente organicos, logo, estudos do uso do residuo da serragem da madeira como agentes formadores de poros de modo que confira porosidade adequada, aliado a um alto fluxo permeado e baixa depreciacao da resistencia mecanica sao tambem essenciais. O trabalho tem, portanto, o objetivo de estudar e desenvolver membranas ceramicas porosas a partir do uso das fracoes fina (FFF) e grossa (FGF) resultantes da hidrociclonagem do residuo do caulim fino (RCF), utilizando o residuo da serragem da madeira como agente formador de poros. O trabalho envolveu inicialmente a hidrociclonagem do RCF e as caracterizacoes mineralogica, quimica, termica e granulometrica do RCF, FFF, FGF e, da argila. Em seguida, foram realizados estudos entre dois tipos de residuos da serragem da madeira de maneira comparativa quanto ao teor de umidade, granulometria por peneiramento, perda ao fogo e, o percentual adequado, definindo assim, o tipo, retido em peneira e percentual mais adequado para a obtencao das membranas ceramicas. Foram analisadas tecnologicamente cinco formulacoes variando a proporcao entre FFF e FGF na obtencao de membranas ceramicas na forma de disco e em tres temperaturas de queima: 1150°C, 1200°C e 1250°C. Ao final, as membranas obtidas foram entao caracterizadas de maneira mineralogica e morfologica e, avaliadas quanto as propriedades de fluxo permeado e resistencia a compressao. Os resultados indicam que a membrana de formulacao D, contendo uma proporcao de FGF:FFF de 3:1 foi a que apresentou melhores resultados.
|
-
POLIANA SOARES MARTINS
-
Caracterização Físico-química de suco de acerola (Malpighia emarginata DC) em pó obtido através das técnicas de Spray Dryer e Refractance Window
-
Data: 27/02/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
A acerola e uma fruta rica em vitamina C de estrutura fragil e de facil deterioracao, necessitando de tecnicas de processamento que aumente o seu tempo de vida util. O refractance window e o spray dryer sao secadores usados nos processos de secagem para conservacao e preservacao de alimentos atraves da reducao da umidade. O objetivo do presente trabalho foi estudar as diferentes condicoes de processamento para cada metodo de secagem e comparar as propriedades fisico-quimicas do po processado entre os metodos e o suco concentrado e avaliar a cinetica de secagem e as isotermas de adsorcao de vapor atraves da modelagem matematica. Foi desenvolvido um aparato de secagem para o refractance window com algumas modificacoes e adaptacoes. O suco concentrado de acerola foi submetido aos processos de secagem no refractance window nas temperaturas: 85 90 e 95 °C, com concentracoes de maltodextrinas: 20 25 e 30% e massa de suco de 150, 200 e 250 g e no spray dryer com temperatura de entrada: 140,150 e 160 °C, com mesmas concentracoes de maltodextrinas do refractance window e vazao do soprador de: 2,5; 3 e 3 m3.min-1. Os parametros do suco concentrado de acerola de pH, solidos soluveis totais e acidos ascorbico em comparacao com po processado para ambos os metodos de secagem diferiram estatisticamente (p≤0,05), com excecao do pH para spray dryer. Os resultados medios das condicoes de processamento para as caracterizacoes fisico-quimicas do po processado pelo refractance window em comparacao com o spray dryer variaram significativamente (p≤0,05), com excecao das analises de porosidade, solidos soluveis totais e acido ascorbico. O spray dryer apresentou melhores propriedades de pH, umidade, e atividade de agua e o refractance window melhores resultados de todas as densidades, de angulo de repouso, solubilidade e rendimento. O modelo de difusional aplicado a cinetica de secagem do refractance window e o modelo de cinetica exponencial paralelo (PEK) aplicado as isotermas de adsorcao de vapor para ambos os metodos apresentaram um bom ajuste aos dados experimentais. As condicoes de processo nao apresentaram influenciaram no diametro medio particulas nas analises de granulometria, As analises de morfologia do po processado pelo refractance window apresentaram particulas com formatos irregulares e para o spray dryer com formato esferico.
|
-
IGOR FERRAZ TORRES
-
Lignosulfonatos de sódio e magnésio: Uma avaliação comparativa entre matérias-primas fundamentais para aditivos plastificantes
-
Data: 26/02/2019
-
Hora: 15:00
-
Mostrar Resumo
-
Motivado pelo baixo custo, os plastificantes a base de lignosulfonatos sao o tipo de aditivos mais consumido mundialmente pela industria do concreto. Diante da disponibilidade plural de tipos de lignosulfonatos, e consequentes variacoes nas caracteristicas quimicas, estruturais e composicionais desses, este estudo avaliou a influencia de aditivos basicos constituidos por lignosulfonatos de sodio (LS-Na) e magnesio (LS-Mg) combinados em diferentes dosagens (0,40 e 0,80%) a dois tipos distintos de cimento: CP II F 40 e CP III 40 RS. Foram conduzidos os seguintes testes: determinacao das curvas de adsorcao, calorimetrias isotermicas em pastas, cinetica de hidratacao por meio de ensaios microestruturais (TG/DTG e DRX) e por fim, aplicacoes em concreto comparacao de propriedades obtidas no estado fresco (reducao de agua, perda de abatimento, teor de ar incorporado) e endurecido (resistencias a compressao e tracao por compressao diametral, modulo de elasticidade). Os resultados obtidos demonstraram claramente que houveram diferencas no desempenho de cada lignosulfonato, influenciado especialmente por caracteristicas intrinsecas tais como o teor de acucares, massa molar e conteudo de sulfatos livres. Fica evidente para a cadeia da industria de aditivos para concreto a importancia da otimizacao por meio da escolha adequada e especifica de tipos de lignosulfonatos como materia-prima.
|
-
THAYSE RICARDO DA SILVA
-
Eletrodos à base de NiO para armazenamento de energia: síntese, microestrutura e caracterização eletroquímica
-
Data: 26/02/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Devido a crescente demanda energetica e ao aumento da escassez de recursos energeticos naturais, o mundo esta se preparando para uma era de aumento dos custos de energia. Em resposta a esta preocupacao mundial, a utilizacao de energia de fontes renovaveis e a forma como armazena-la tornou-se um foco de pesquisas entre a comunidade cientifica. O NiO e seus compositos sao amplamente utilizados em dispositivos de armazenamento de energia, devido principalmente a sua alta atividade eletroquimica. Entretanto, a avaliacao do comportamento tipo bateria de sistemas a base de NiO parece ser um pouco negligenciada na literatura. Este trabalho teve como objetivo estudar o oxido de niquel como potencial material para armazenamento de energia. Os pos de NiO foram obtidos usando os metodos de citrato, calcinacao de nitratos, combustao e sol-gel proteico. A estrutura e o tamanho das particulas dos pos calcinados foram investigados por difratometria de raios X (XRD) e microscopia eletronica de varredura (MEV), respectivamente. Os parametros de rede foram determinados por refinamento Rietveld dos dados de difracao. O desempenho eletroquimico dos pos foi avaliado por voltametria ciclica, carga-descarga galvanostatica e espectroscopia de impedancia. Os resultados eletroquimicos destacam o eletrodo obtido pelo metodo de calcinacao de nitrato como o que possui maior capacidade de armazenamento especifica de acordo com as curvas de GCD (45,25 C/g a 5 mV/s). Os resultados de impedancia mostraram valores de resistencia equivalente em serie parecidos para os pos obtidos pelo metodo de calcinacao de nitrato e citrato, cerca de 0,22 Ω.
|
-
ARIELMA MARQUES DOS SANTOS
-
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE TECIDOS QUANTO A PROTEÇÃO SOLAR E CONFORTO TÉRMICO
-
Data: 26/02/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
O espectro solar e composto por uma serie de radiacoes, que apesar de serem essenciais para a manutencao da vida podem influenciar negativamente na saude dos individuos quando a exposicao e prolongada e reincidente. A radiacao Ultravioleta (UV) e um dos principais fatores contribuintes para o desenvolvimento de doencas cutaneas, incluindo o cancer, e a vestimenta e tida como o principal metodo de protecao. Trata-se de uma pesquisa que caracteriza os texteis provenientes de vestuarios de trabalhadores que desenvolvem atividades em ambientes externos, com exposicao a radiacao solar, objetivando-se indicar as varaveis que afetam o Fator de Protecao Ultravioleta (UPF) e conforto termico desses materiais e a real protecao que oferecem, como uma forma de contribuir para melhor qualidade de vida e saude desses individuos. Diferentes tipos de fibras e cores distintas foram analisadas. As superficies das amostras foram caracterizadas atraves de microscopia optica e perfilometria optica 3D. Os perfis de absorbancia, transmitancia e refletancia de UV (290-400 nm), e absorcao de infravermelho (700-1400 nm) foram obtidos por espectrofotometria UV/Vis. Os ensaios e calculo para a determinacao do UPF tiveram por base a norma tecnica AS/ZN 4399:1996 Sun protective clothing Evaluation and classification. Os resultados evidenciaram que a composicao dos tecidos, cor e a fotodegradacao causada pelo uso em exposicao sao fatores determinantes para a protecao solar e conforto termico, outras variaveis como a pilosidade, e tratamento domestico mostraram certa influencia apenas sobre o UPF.
|
-
MAXWELL FERREIRA DE LIMA GARCIA
-
Efeito do método de síntese na microestrutura e propriedades elétricas de céria-cálcia
-
Data: 26/02/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
A crescente busca por novas tecnologias tem provocado a descoberta de novas fontes de energia sustentavel. Esse trabalho de pesquisa teve como objetivo principal estudar o efeito da rota de sintese na microestrutura e as propriedades eletricas de um material de eletrolito para a conversao eletroquimica de energia em celulas a combustivel de oxido solido. Um metodo sol-gel proteico e a rota de reacao de estado solido precedida de moagem de alta energia de uma mistura estequiometrica de CeO2 + carbonato de calcio (oriundo de po de conchas de mariscos), foram utilizadas para sintetizar eletrolitos de ceria-calcia de composicao (Ce0,9Ca0,1O1,95). Os resultados de difratometria de raios X atestam a obtencao de solucao solida, livre de fases secundarias, em pos e amostras sinterizadas. A dopagem com 10% em mol de calcia proporcionou densidades relativas acima de 95% em temperaturas de sinterizacao a partir de 1350°C. A caracterizacao microestrutural por STEM permitiu investigar o tamanho medio dos graos e a porosidade residual. Amostras obtidas pelo metodo sol-gel apresentam maior condutividade de contorno de grao devido a menor segregacao do dopante. As propriedades eletricas foram analisadas por espectroscopia de impedancia em atmosfera de ar. A condutividade total atinge 8x10-3 S.cm-1 (metodo sol-gel proteico) e 1,3x10-3 S.cm-1 (reacao de estado solido) a 600°C para amostras sinterizadas a 1450°C. Estes valores sao proximos aos reportados na literatura para ceramicas de mesma composicao obtidas por outras rotas de sintese.
|
-
MAXWELL FERREIRA DE LIMA GARCIA
-
Efeito do método de síntese na microestrutura e propriedades elétricas de céria-cálcia
-
Data: 26/02/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
A crescente busca por novas tecnologias tem provocado a descoberta de novas fontes de energia sustentavel. Esse trabalho de pesquisa teve como objetivo principal estudar o efeito da rota de sintese na microestrutura e as propriedades eletricas de um material de eletrolito para a conversao eletroquimica de energia em celulas a combustivel de oxido solido. Um metodo sol-gel proteico e a rota de reacao de estado solido precedida de moagem de alta energia de uma mistura estequiometrica de CeO2 + carbonato de calcio (oriundo de po de conchas de mariscos), foram utilizadas para sintetizar eletrolitos de ceria-calcia de composicao (Ce0,9Ca0,1O1,95). Os resultados de difratometria de raios X atestam a obtencao de solucao solida, livre de fases secundarias, em pos e amostras sinterizadas. A dopagem com 10% em mol de calcia proporcionou densidades relativas acima de 95% em temperaturas de sinterizacao a partir de 1350°C. A caracterizacao microestrutural por STEM permitiu investigar o tamanho medio dos graos e a porosidade residual. Amostras obtidas pelo metodo sol-gel apresentam maior condutividade de contorno de grao devido a menor segregacao do dopante. As propriedades eletricas foram analisadas por espectroscopia de impedancia em atmosfera de ar. A condutividade total atinge 8x10-3 S.cm-1 (metodo sol-gel proteico) e 1,3x10-3 S.cm-1 (reacao de estado solido) a 600°C para amostras sinterizadas a 1450°C. Estes valores sao proximos aos reportados na literatura para ceramicas de mesma composicao obtidas por outras rotas de sintese.
|
-
RIVAILDO MIRANDA DE ANDRADE
-
PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS, ELÉTRICAS E DIELÉTRICAS DE COMPÓSITOS MULITA - FASE VÍTREA
-
Data: 25/02/2019
-
Hora: 14:30
-
Mostrar Resumo
-
Compositos mulita-fase vitrea foram obtidos por sinterizacao reativa de misturas de argila caulinitica e residuo de caulim com incorporacoes de ate 100 % em massa de residuo. Corpos de prova retangular foram obtidos por prensagem uniaxial a 40 MPa e em seguida sinterizados a 1400 °C. A caracterizacao mineralogica das materias-primas e das amostras sinterizadas foi realizada por difracao de raios-X (DRX). Propriedades fisico-mecanicas foram determinadas pelo principio de Arquimedes e ensaio de flexao de tres pontos. Propriedades eletricas, dieletricas e microestruturais das amostras livre residuo e dos compositos (com 30, 50, 70 e 100% em massa de residuo) foram avaliadas por espectroscopia de impedancia (IS) em ar e microscopia eletronica de varredura de emissao de campo (FESEM). Um composito denso a base de mulita acicular imersa em uma matriz de fase vitrea foi obtido a partir de 30% de adicao de residuo de caulim e sinterizado a 1400 °C. A adicao do residuo melhorou as propriedades fisicas-mecanicas dos compositos devido ao mecanismo de sinterizacao assistida por fase liquida. A condutividade eletrica, constante dieletrica e a perda dieletrica dependem fortemente das caracteristicas microestruturais, como fase vitrea e porosidade. A energia de ativacao (0,89 - 0,99 eV) para conducao eletrica foi menor do que os valores tipicos encontrados na literatura para materiais a base de mulita. Os resultados dao evidencias de que os compositos mulita - fase vitrea obtidos com ate 53,6% de mulita sao promissores materiais de baixo custo para aplicacoes em eletronica.
|
-
GABRIELLY DE LUCENA TIBURTINO
-
Influência da solidificação direcional nas propriedades mecânicas de uma liga Cu-Al-Be-Nb-Ni com memória de forma.
-
Data: 25/02/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
As ligas com memoria de forma (LMF) policristalinas a base de cobre apresentam limitacoes em muitas aplicacoes potenciais devido a sua baixa superelasticidade, baixa plasticidade e baixa vida util em fadiga, e sao susceptiveis a trincas intergranulares. Para contornar esta situacao, nos ultimos anos, a producao de LMF a base de cobre via processo de solidificacao direcional, tem atraido o interesse de muitas pesquisas. Entretanto, as ligas com graos colunares produzidas por solidificacao direcional apresentam uma estrutura fortemente anisotropica, com morfologia reta e paralela a direcao de solidificacao. E crescente tambem o interesse em aplicar a tecnica da nanoindentacao para avaliar o comportamento superelastico das ligas com memoria de forma. Esta tecnica pode ser usada para investigar pequenos volumes de material e, portanto, pode ser usada para estudar variacoes locais na resposta mecanica Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar, atraves de ensaios de indentacao instrumentada, a influencia da direcao de solidificacao no modulo de elasticidade, dureza e superelasticidade de uma liga Cu-Al-Be-Nb-Ni produzida por solidificacao direcional. Os resultados demonstraram que a superelasticidade, a profundidade remanescente, o modulo de elasticidade e a dureza DHV1 sao fortemente dependentes da direcao de aplicacao da carga em relacao a direcao de solidificacao, ou seja, a liga apresentou um comportamento anisotropico para suas propriedades mecanicas. Alem disso, foi verificado que a superelasticidade e a profundidade residual, para todas as direcoes de solidificacao, sao dependentes da carga aplicada e do numero de ciclos de indentacao.
|
-
VINÍCIUS DIAS SILVA
-
Desenvolvimento de nanofibras eletrocatalíticas por Solution Blow Spinning para a reação de evolução de oxigênio
-
Data: 25/02/2019
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
As atencoes globais com as mudancas climaticas tem exigido uma drastica reducao na dependencia dos combustiveis fosseis. Nesse contexto, o hidrogenio (H2) como combustivel tem sido considerado como a mais promissora fonte de energia renovavel para suprir a crescente demanda global. Entre os metodos de producao do H2, o processo chamado de water splitting (quebra da molecula de agua) e capaz de produzir H2 de alta pureza e de forma sustentavel atraves da eletrolise da agua. Isso ocorre atraves de duas semi-reacoes, ou seja, a Reacao de Evolucao do Hidrogenio (HER) e a Reacao de Evolucao do Oxigenio (OER). No entanto, a OER e uma reacao lenta devido as varias etapas envolvidas no processo. Embora os metais nobres, Ir, Ru, IrO2 e RuO2, sejam os catalisadores mais eficientes para OER, o alto custo, escassez e alto nivel de degradacao tem impulsionado pesquisas para o desenvolvimento de outros eletrocatalisadores a base de metais mais abundantes na terra (Ni, Cu, Co, Fe, Ca), focando na relacao custo-beneficio. Dentre as mais variadas nanoestruturas, as nanofibras (estruturas unidimensionais, 1D) se apresentam como eficientes suportes para catalise devido a sua elevada area superficial. Neste trabalho, o metodo Solution Blow Spinning (SBS) foi empregado para a producao de nanofibras ocas de uma serie de oxidos metalicos baseado em metais nao-nobres, com potencial para serem usados como eletrocatalisadores da OER em meio alcalino. A caracterizacao estrutural, morfologica e elementar dos materiais obtidos ocorreu pelas tecnicas de difracao de raios X (DRX), microscopia eletronica de varredura por emissao de campo (FESEM/EDS) e espectroscopia de fotoeletrons de raios X (XPS). Enquanto que o estudo do comportamento eletrocatalico se deu atraves das tecnicas de voltametria de varredura linear (LSV) e ciclica (CV), cronoamperometria (CA) e espectroscopia de impedancia eletroquimica (EIS). Os resultados mostraram que a estrutura da morfologia fibrilar coloca uma regra importante do desempenho global do eletrocatalisador, influenciando principalmente na area eletroquimicamente ativa (ECSA).
|
-
TATIANA RITA DE LIMA NASCIMENTO
-
USO DA TÉCNICA DE SOLUTION BLOW SPINNING PARA PRODUÇÃO DE SCAFFOLDS TRIDIMENSIONAIS DE FIBRAS HÍBRIDAS E BIOATIVAS PARA REGENERAÇÃO ÓSSEA
-
Data: 21/02/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Estruturas fibrosas tridimensionais sao usadas como scaffolds para a liberacao de ions e regeneracao do tecido osseo. Convencionalmente, nitrato de calcio ou cloreto de calcio sao adicionados como precursores para vidro bioativo e hibrido organico-inorganico, mas muitas vezes toxicos. Foi demostrado pela primeira vez, um metodo adequado para a sintese de nano-/microfibras de hibrido organico-inorganico com a incorporacao de metoxietoxido de calcio para regeneracao ossea usando as tecnicas de Solution Blow Spinning criogenico e coaxial (core-shell). Os hibridos foram sintetizados pelo metodo sol-gel utilizando poli(D,L,L-latico) (PDLLA) e gelatina com silica e caracterizados por analises morfologica (MEV), espectroscopicas (FTIR, DRX), termicas (DSC, TGA) e mecanica (ensaios de indentacao). O estudo in vitro foi realizado por meio de amostras imersas de fluido corporeo simulado (SBF) e a Espectrometria de Emissao Atomica com Plasma Acoplado Indutivamente (ICP-AGES) foi utilizado para analise. Os resultados de espectroscopia mostraram scaffolds hibridos bioativos tridimensionais de classes I (PDLLA-silica) e II (Gelatina-Silica) com caracteristica predominantemente amorfa sendo formados por fibras organica-inorganicas lisas e nanoporosas com diametros das fibras de 0,8 a 2,8μm, e dos nanoporos de cerca de 150 nm. Os scaffolds obtidos apresentaram-se termicamente estaveis, onde o calcio pode ter agido como um catalizador diminuindo a energia de ativacao da reacao e tambem a temperatura de transicao vitrea e fusao polimerica, no entanto, o comportamento mecanico demonstrou fratura imediata quando o calcio metoxietoxido era inserido. A hidroxiapatita foi formada na superficie e no interior das fibras porosas ja na primeira 1 h para os hibridos classe I e 72 h para classe II. Os dados obtidos mostraram que o Ca2+ nos hibridos da classe-I foi liberado mais lentamente que o da classe II, portanto, podem ser indicados para aplicacoes diferentes em regeneracao ossea: os hibridos da classe I para defeitos osseos degenerativos que requerem um longo periodo para regeneracao e classe II para problemas congenitos ou cronicos, como sindromes que causa defeitos osseos que exigem uma resposta imediata do organismo humano para a cura.
|
-
FELIPE PEIXOTO MANGUEIRA BATISTA
-
APLICAÇÃO DE MEMBRANAS CERÂMICAS NO TRATAMENTO DE EFLUENTES TÊXTEIS.
-
Data: 11/02/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Os impactos ambientais e sociais da degradacao da qualidade das aguas devido a acao antropica tem aumentado de forma alarmante no decorrer dos anos. Em virtude da complexidade de contaminantes presentes, os efluentes texteis sao considerados bastante nocivos ao meio ambiente, sendo o seu descarte adequado uma preocupacao atual. O objetivo geral deste trabalho foi avaliar a eficiencia do tratamento de tres efluentes texteis de industrias da regiao metropolitana de Joao Pessoa, utilizando membranas ceramicas de microfiltracao a base de argila e cinza do bagaco da cana-de-acucar. Foram analisados em laboratorio as amostras, antes e apos a filtracao, com relacao aos parametros Cor e Solidos Suspensos Totais por espectrofotometria, Turbidez pelo metodo nefelometrico, Solidos Dissolvidos Totais pelo metodo condutimetrico e Demanda Quimica de Oxigenio por titulometria em refluxo fechado. Dos tres efluentes analisados, dois obtiveram resultados bastante significativos que corroboraram com a literatura. O tratamento realizado apresentou eficiencia de remocao de cinco dos seis parametros acima de 96% para o Efluente 1 e acima de 82% para o Efluente 2. Todavia, para o Efluente 3, apenas dois parametros apresentaram eficiencia de remocao entre 50 a 60%. Conclui-se que a aplicacao das membranas ceramicas estudadas e viavel como pre-tratamento de efluentes industriais texteis, tendo em vista a diminuicao significativa de seu potencial poluidor.
|
-
REBECA TIBAU AGUIAR
-
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS VISANDO O TRATAMENTO DE LESÕES CUTÂNEAS À BASE DE FIBRAS DE PLA/PEG E PROPOLIS VERMELHA PRODUZIDOS POR SOLUTION BLOW SPINNING
-
Data: 07/02/2019
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
A cicatrizacao de feridas e um processo fisiologico complexo com a finalidade de restaurar o tecido apos algum trauma. Essa area e de grande interesse no desenvolvimento de curativos para lesoes associando biomateriais com principios ativos naturais. Logo, este trabalho desenvolveu fibras de poli(ᴅ-acido latico) (PLA) (polimero bioabsorvivel e hidrofobico) com poli(etileno glicol) (PEG) (oligomero hidrofilico utilizado como agente molhante) em diferentes proporcoes (PLA:PEG 100:0, 90:10, 80:20 e 70:30) e incorporadas com 16% m/m de propolis vermelha (PV) (produto natural com atividades antimicrobianas e anti-inflamatorias proveniente dos manguezais do nordeste do Brasil) pelo sitema de Solution Blow Spinning (SBS) com o proposito de cicatrizar ferimentos cutaneos. Desta forma, avaliou-se a atividade antioxidante e antimicrobiana da propolis vermelha e se caracterizou as propriedades das fibras por MEV; fisico-quimicas por TGA, FTIR e DRX; adsorcao, eficiencia de encapsulacao e liberacao dos flavonoides da PV por UV-vis; microbiologicas pela cinetica de crescimento de S. aureus; e biologicas por citotoxicidade e estresse oxidativo. As solucoes de PLA foram dissolvidas em DMC nas concentracoes 8, 10 e 12% m/v e fiadas nas taxas 80, 100 e 120 L.min-1, em que se observou que a concentracao polimerica foi fator determinante para o aumento do diametro das fibras de forma estatisticamente significativa e que as fibras contendo PEG apresentaram fibras lisas com poucos beads. As mantas apresentaram liberacao sustentada em funcao do tempo, com excecao da 70PLA.PV. Em relacao ao crescimento de S. aureus, observou-se que este microorganismo foi inibido em diferentes tempos para cada proporcao de PLA/PEG. As fibras com menos de 1% m/m de PV apresentaram viabilidade celular superiores a 75% quando em contato com celulas mononucleares perifericas sanguineas e baixa formacao de especies reativas de oxigenio (EROs). Conclui-se que as fibras de PLA/PEG com PV se apresentam como curativos alternativos para cicatrizacao de feridas dermicas devido a sua inibicao microbiana associada a baixa citotoxicidade com diferentes modos de atuacao em funcao do modelo de liberacao requerido.
|