CT - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (CT - PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Doutorado

  • ENGENHARIA URBANA
    • Linhas de Pesquisa:
      • CONFORTO E SALUBRIDADE DO MEIO URBANO
      • Reúne pesquisas envolvendo variáveis do meio urbano relacionadas com as condições térmicas e acústicas e sua adequabilidade ao conforto humano. Compreende estudos de: a) variáveis urbanas como morfologia, densidade, materiais, usos e os impactos sobre a transmissão e propagação do calor e ruído; b) estudos de soluções de sombreamento, isolamento e atenuação da transmissão de calor e ruído; c) estudos sobre metodologias de análise e simulação do comportamento térmico e acústico em meios urbanos.

      • PLANEJAMENTO E ENGENHARIA URBANA: INTERAÇÕES
      • Investigações que têm por objeto o planejamento urbano, suas interações com a engenharia urbana e as interações entre os componentes desta, tais como gestão do sistema de provimentos para qualidade de vida e aspectos históricos da evolução urbana. Englobam a dinâmica de estruturação intraurbana, por intermédio dos processos de dispersão e fragmentação espacial, focalizando a periferização e as localizações territoriais mais avançadas da cidade, assim como o estudo dos modos, das formas e usos ao longo dos espaços periféricos e bordas intraurbanas, em termos dos espaços livres públicos e edificados.

      • TRANSPORTE URBANO E IMPACTOS AMBIENTAIS
      • Objetiva investigar aspectos relacionados à mobilidade urbana em suas diversas modalidades, assim como os impactos por ela gerados. Ênfase se dá aos estudos sobre transportes públicos, circulação e acessibilidade, segurança e infraestrutura viária. Foco em particular é dada aos efeitos de ruído causado por veículos, com investigações envolvendo tanto pavimentos alternativos menos ruidosos quanto interposição de barreiras acústicas.

  • ESTRUTURAS E MATERIAIS
    • Linhas de Pesquisa:
      • TECNOLOGIA DOS MATERIAIS E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL
      • Objetiva buscar a racionalidade do emprego dos materiais e sistemas construtivos em consonância com a questão da adequação ambiental, adequando o uso destes aos recursos naturais e humanos para se conseguir melhores eficiência energética e material. Envolve o desenvolvimento e a caracterização de materiais construtivos convencionais e alternativos inovadores, em especial aqueles de baixo impacto ambiental (com incorporação de resíduos, terra crua), assim como o desenvolvimento de novos materiais.

      • MODELAGEM NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DE ESTRUTURAS
      • Um dos focos é a geração de algoritmos numéricos estabelecidos nas filosofias dos métodos clássicos (elementos finitos e/ou elementos de contorno) voltados para análise estática ou dinâmica de estruturas reticuladas, laminares planas, cascas assim como para interação solo-estrutura. Outro foco desta linha de pesquisa é a realização de testes experimentais em estruturas ou de seus componentes em escala real ou em modelos físicos reduzidos. Além disso, a mensuração e a distribuição de ações externas especiais (tais como as cargas causadas por pessoas, por cargas veiculares e outras) e seus efeitos nas estruturas também desperta especial interesse. Os resultados dos testes experimentais são confrontados com os numéricos obtidos com o uso dos algoritmos produzidos localmente ou por pacotes comerciais, como o Ansys, com o intuito de entender e aprimorar o comportamento estrutural.

      • DESEMPENHO E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS
      • Objetiva avaliar o comportamento das estruturas e seus componentes, considerando as condições de uso para as quais foram projetadas, bem como propor métodos de intervenção que permitam reestabelecer as suas condições de desempenho. Reúne pesquisas no âmbito da avaliação em serviço de estruturas, envolvendo durabilidade, deformabilidade e avaliação de vibrações. Concomitante à avaliação, estão incluídas pesquisas relacionadas à identificação de dano e recuperação de estruturas degradadas, considerando as peculiaridades dos fenômenos de degradação envolvidos. Aspectos cobertos pela Norma de Desempenho, no que tange ao desempenho estrutural e materiais de construção são também objeto das pesquisas aqui desenvolvidas.

  • RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL
    • Linhas de Pesquisa:
      • GERAÇÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS DE SANEAMENTO E TRATAMENTO E FONTES DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO

      • EFEITOS DO CLIMA E DO USO DO SOLO SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS

      • PLANEJAMENTO, GESTÃO, MONITORAMENTO E MODELOS MATEMÁTICOS EM RECURSOS HÍDRICOS

      • GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS

Mestrado

  • ENGENHARIA URBANA
    • Linhas de Pesquisa:
      • PLANEJAMENTO E ENGENHARIA URBANA: INTERAÇÕES
      • Investigações que têm por objeto o planejamento urbano, suas interações com a engenharia urbana e as interações entre os componentes desta, tais como gestão do sistema de provimentos para qualidade de vida e aspectos históricos da evolução urbana. Englobam a dinâmica de estruturação intraurbana, por intermédio dos processos de dispersão e fragmentação espacial, focalizando a periferização e as localizações territoriais mais avançadas da cidade, assim como o estudo dos modos, das formas e usos ao longo dos espaços periféricos e bordas intraurbanas, em termos dos espaços livres públicos e edificados.

      • CONFORTO E SALUBRIDADE DO MEIO URBANO
      • Reúne pesquisas envolvendo variáveis do meio urbano relacionadas com as condições térmicas e acústicas e sua adequabilidade ao conforto humano. Compreende estudos de: a) variáveis urbanas como morfologia, densidade, materiais, usos e os impactos sobre a transmissão e propagação do calor e ruído; b) estudos de soluções de sombreamento, isolamento e atenuação da transmissão de calor e ruído; c) estudos sobre metodologias de análise e simulação do comportamento térmico e acústico em meios urbanos.

      • TRANSPORTE URBANO E IMPACTOS AMBIENTAIS
      • Objetiva investigar aspectos relacionados à mobilidade urbana em suas diversas modalidades, assim como os impactos por ela gerados. Ênfase se dá aos estudos sobre transportes públicos, circulação e acessibilidade, segurança e infraestrutura viária. Foco em particular é dada aos efeitos de ruído causado por veículos, com investigações envolvendo tanto pavimentos alternativos menos ruidosos quanto interposição de barreiras acústicas.

Mestrado

  • ESTRUTURAS E MATERIAIS
    • Linhas de Pesquisa:
      • DESEMPENHO E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS
      • Objetiva avaliar o comportamento das estruturas e seus componentes, considerando as condições de uso para as quais foram projetadas, bem como propor métodos de intervenção que permitam reestabelecer as suas condições de desempenho. Reúne pesquisas no âmbito da avaliação em serviço de estruturas, envolvendo durabilidade, deformabilidade e avaliação de vibrações. Concomitante à avaliação, estão incluídas pesquisas relacionadas à identificação de dano e recuperação de estruturas degradadas, considerando as peculiaridades dos fenômenos de degradação envolvidos. Aspectos cobertos pela Norma de Desempenho, no que tange ao desempenho estrutural e materiais de construção são também objeto das pesquisas aqui desenvolvidas.

      • MODELAGEM NUMÉRICO EXPERIMENTAL DE ESTRUTURAS
      • Um dos focos é a geração de algoritmos numéricos estabelecidos nas filosofias dos métodos clássicos (elementos finitos e/ou elementos de contorno) voltados para análise estática ou dinâmica de estruturas reticuladas, laminares planas, cascas assim como para interação solo-estrutura. Outro foco desta linha de pesquisa é a realização de testes experimentais em estruturas ou de seus componentes em escala real ou em modelos físicos reduzidos. Além disso, a mensuração e a distribuição de ações externas especiais (tais como as cargas causadas por pessoas, por cargas veiculares e outras) e seus efeitos nas estruturas também desperta especial interesse. Os resultados dos testes experimentais são confrontados com os numéricos obtidos com o uso dos algoritmos produzidos localmente ou por pacotes comerciais, como o Ansys, com o intuito de entender e aprimorar o comportamento estrutural.

      • TECNOLOGIA DOS MATERIAIS E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL
      • Objetiva buscar a racionalidade do emprego dos materiais e sistemas construtivos em consonância com a questão da adequação ambiental, adequando o uso destes aos recursos naturais e humanos para se conseguir melhores eficiência energética e material. Envolve o desenvolvimento e a caracterização de materiais construtivos convencionais e alternativos inovadores, em especial aqueles de baixo impacto ambiental (com incorporação de resíduos, terra crua), assim como o desenvolvimento de novos materiais.

Mestrado

  • RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL
    • Linhas de Pesquisa:
      • GERAÇÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS DE SANEAMENTO E TRATAMENTO E FONTES DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO

      • EFEITOS DO CLIMA E DO USO DO SOLO SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS

      • PLANEJAMENTO, GESTÃO, MONITORAMENTO E MODELOS MATEMÁTICOS EM RECURSOS HÍDRICOS

      • GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS