PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: JOSEANY LUNGUINHO GOMES PERINELLI

DISCENTE: JOSEANY LUNGUINHO GOMES PERINELLI
DATA: 30/07/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Mediação de Leitura Literária na Primeira Infância: um olhar sobre a prática docente na educação infantil
PALAVRAS-CHAVES: Educação infantil. Leitura literária. Mediação docente. Práticas de leitura. Primeira infância.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: As primeiras experiências com a linguagem acontecem desde cedo com bebês e crianças pequenas. Por meio de acalantos, da conversa dos adultos e das histórias contadas desde a mais tenra idade, elas experimentam a literatura. Desse modo, a presença do universo literário no cotidiano infantil potencializa o desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança. Ademais se configura como formação leitora já na primeira infância, bem como, contribui para a aquisição de competências futuras. Não obstante, nas últimas décadas temos observado um crescimento de pesquisas acadêmicas que tomam como corpus o universo da literatura na primeira infância. Ao refletir acerca das práticas com o texto literário na Educação Infantil, como lugar privilegiado do encontro entre esses sujeitos e a literatura, cabe ponderar o papel fundamental do docente nesta ação. Nessa direção, está pautada a presente dissertação, intitulada: Mediação de leitura literária na primeira infância: um olhar sobre a prática docente na Educação Infantil. Uma pesquisa aplicada do tipo exploratório com abordagem qualitativa, em que apresenta como fito principal voltar o olhar sobre os modos como a mediação de leitura literária se dá no cotidiano da creche e pré-escola, analisando as práticas pedagógicas das docentes, bem como as concepções das professoras sobre a leitura literária nesta etapa da Educação Básica. Para tanto, adotamos como percurso metodológico a utilização da pesquisa bibliográfica e de campo, realizada em uma instituição pública de Educação Infantil do município de João Pessoa/PB. No que se refere aos instrumentos de pesquisa, foram utilizados: a observação direta com o diário de campo como instrumento de registro dos dados coletados, o questionário e a entrevista com o método focal. O aporte teórico, desta investigação dialoga com os estudos de Abramovich (2009), Bajar (2016), Bakhtin (1997), Candido (2017), Colomer (2009, 2017), Corsino (2010), Costa (2013), Freire (1987, 1989, 1996), Girotto e Souza (2016), Kuhlman Jr. (2007), Martins (1997), Núcleo Ciência Pela Infância (2014), Rasteli (2013), Reyes (2010, 2014, 2016, 2017), Vigotsky (2005, 2007, 2010), entre outros interlocutores que investigam os temas abordados neste estudo. Os dados coletados apontam para a necessidade de investir na formação das docentes da rede municipal de educação que atuam na Educação Infantil, principalmente no que tange à finalidade primeira do trabalho com a literatura na infância que é o do brincar, uma vez que se tem observado que, embora as docentes tenham consciência da importância da leitura literária no desenvolvimento das crianças, ainda é comum o uso do texto literário com finalidades pedagógicas.
Externo à Instituição - CYNTIA GRAZIELLA GUIZELIM SIMÕES GIROTTO
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI