PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
3216-7335/7335
Notícias
Banca de DEFESA: JOSEANY LUNGUINHO GOMES PERINELLI
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEANY LUNGUINHO GOMES PERINELLI
DATA: 30/07/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Mediação de Leitura Literária na Primeira Infância: um olhar sobre a prática docente na educação infantil
PALAVRAS-CHAVES: Educação infantil. Leitura literária. Mediação docente. Práticas de
leitura. Primeira infância.
PÁGINAS: 186
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: As primeiras experiências com a linguagem acontecem desde cedo com bebês
e crianças pequenas. Por meio de acalantos, da conversa dos adultos e das histórias
contadas desde a mais tenra idade, elas experimentam a literatura. Desse modo, a presença
do universo literário no cotidiano infantil potencializa o desenvolvimento emocional,
cognitivo e social da criança. Ademais se configura como formação leitora já na primeira
infância, bem como, contribui para a aquisição de competências futuras. Não obstante,
nas últimas décadas temos observado um crescimento de pesquisas acadêmicas que
tomam como corpus o universo da literatura na primeira infância. Ao refletir acerca das
práticas com o texto literário na Educação Infantil, como lugar privilegiado do encontro
entre esses sujeitos e a literatura, cabe ponderar o papel fundamental do docente nesta
ação. Nessa direção, está pautada a presente dissertação, intitulada: Mediação de leitura
literária na primeira infância: um olhar sobre a prática docente na Educação Infantil.
Uma pesquisa aplicada do tipo exploratório com abordagem qualitativa, em que apresenta
como fito principal voltar o olhar sobre os modos como a mediação de leitura literária se
dá no cotidiano da creche e pré-escola, analisando as práticas pedagógicas das docentes,
bem como as concepções das professoras sobre a leitura literária nesta etapa da Educação
Básica. Para tanto, adotamos como percurso metodológico a utilização da pesquisa
bibliográfica e de campo, realizada em uma instituição pública de Educação Infantil do
município de João Pessoa/PB. No que se refere aos instrumentos de pesquisa, foram
utilizados: a observação direta com o diário de campo como instrumento de registro dos
dados coletados, o questionário e a entrevista com o método focal. O aporte teórico, desta
investigação dialoga com os estudos de Abramovich (2009), Bajar (2016), Bakhtin (1997), Candido (2017), Colomer (2009, 2017), Corsino (2010), Costa (2013), Freire
(1987, 1989, 1996), Girotto e Souza (2016), Kuhlman Jr. (2007), Martins (1997), Núcleo
Ciência Pela Infância (2014), Rasteli (2013), Reyes (2010, 2014, 2016, 2017), Vigotsky
(2005, 2007, 2010), entre outros interlocutores que investigam os temas abordados neste
estudo. Os dados coletados apontam para a necessidade de investir na formação das
docentes da rede municipal de educação que atuam na Educação Infantil, principalmente
no que tange à finalidade primeira do trabalho com a literatura na infância que é o do
brincar, uma vez que se tem observado que, embora as docentes tenham consciência da
importância da leitura literária no desenvolvimento das crianças, ainda é comum o uso do
texto literário com finalidades pedagógicas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CYNTIA GRAZIELLA GUIZELIM SIMÕES GIROTTO
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ