PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Eventos Acadêmicos

 

                              

EVENTOS ACADÊMICOS

 

2025

 

 IV Seminário Internacional de Crítica Feminista e Autoria Feminina: representações e práticas feministas. As orientações e resumos dos STs estão disponíveis no site do Seminário, na aba Submissão de trabalhos https://doity.com.br/iv-seminario-internacional-de-critica-feminista-e-autoria-feminina/

inscrições para apresentação de comunicação oral nos Simpósios Temáticos até o dia 27/02/2025


2024


I ENCONTRO DE EGRESSOS DO PPGL/UFPB 

 

Descrição: I Encontro de egressos do PPGL"  objetiva dar visibilidade ao trabalho dos egressos desse programa, ao mesmo tempo em que oportuniza a divulgação das dissertações e das teses desenvolvidas, bem como possibilita a interação com os alunos que estão, no momento, desenvolvendo suas pesquisas, e interessados em geral. Além disso, o evento tem o intuito de consolidar a participação dos egressos com o programa, bem como ampliar e incentivar a interlocução desse grupo com os discentes atuantes. 

 

O evento ocorreu via google meet nos dias 11 e 12 de dezembro.

 

Link: https://www.instagram.com/p/DBjJTdDpAEK/ 

 

I FÓRUM PARAIBANO E POTIGUAR

DA REDE NORDESTE DE ENSINO DE LITERATURA

 

Descrição: O Fórum Paraibano e Potiguar da Rede Nordeste de Ensino de Literatura tem por finalidade oferecer um espaço localizado de discussão, reconhecimento e compartilhamento de práticas de ensino de literatura. Trata-se de uma setorização da Rede Nordeste de Ensino de Literatura que integra professores do ensino básico, pesquisadores e alunos do ensino superior com o objetivo de potencializar a formação de leitores literários nos nove estados nordestinos. Por meio do Fórum Paraibano e Potiguar, os membros terão a oportunidade de examinar o impacto do contexto local no desenvolvimento de suas práticas ao mesmo tempo que fortalecerão o funcionamento da Rede de Ensino de Literatura nos dois estados.

O evento ocorreu em 12 e 13 de novembro de 2024.

 

Link: https://sites.google.com/academico.ufpb.br/i-fonel-pb-rn

 

I Congresso Nacional de Literatura Fantástica - CONALIF

 

Descrição: De 16 a 18 de outubro, a Universidade Federal da Paraíba receberá o I Congresso Nacional de Literatura Fantástica — CONALIF: Paisagens do fantástico brasileiro. Todos os estudos e as discussões sobre o fantástico e o insólito são bem-vindos. Venham somar-se às mesas, acompanhar as palestras e socializar suas pesquisas, na ponta leste das Américas!


link: https://www.even3.com.br/conalif/

 

VI Encontro (Inter)Nacional Cultura e Tradução (EnCult)

 

 

Descrição: O Encontro (Inter)Nacional Cultura e Tradução (EnCult) é um encontro organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e pelo Bacharelado em Tradução da UFPB. Tem como objetivos gerais: (i) promover um espaço de diálogo e intercâmbio de pesquisas da área dos Estudos da Tradução; (ii) fortalecer a área dos Estudos da Tradução nos âmbitos regional e nacional; e, (iii) reforçar os laços regionais, nacionais e internacionais entre pesquisadores da área.

No VI Encontro (Inter)Nacional Cultura e Tradução, de 9 a 11 de outubro de 2024, por meio de palestras, mesas-redondas e comunicações discutiremos o multilinguismo, que, como afirmam Rachel Gilmour e Tamar Steinitz (2018), deve envolver não só “a pluralidade das formas linguísticas, mas também o leque de relações que são concebidas entre elas” (p. 6).

O tema Brasil – país multilíngue pretende provocar reflexões acerca do multilinguismo no Brasil, das línguas faladas em todo o país, desde a região sul até a região norte, e as possíveis relações estabelecidas entre essas línguas, a língua portuguesa, as línguas de fronteira e outros idiomas trazidos ao país nas diversas ondas migratórias.

 

Link: https://www.cchla.ufpb.br/encult/apresentacao/

 

I ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURA, FEMINISMOS E

DECOLONIALIDADE - RESISTÊNCIAS E FEMINISMOS PLURAIS

 

Descrição: Ao pensar nas múltiplas realidades que cerceiam os feminismos e as decolonialidades, torna-se necessário o estabelecimento de lugares propícios para a criação de novas epistemologias que ultrapassam as hegemonias. Dessa forma, o presente documento propõe a organização de um evento que objetiva oportunizar tais espaços, expandindo, assim, as fronteiras das teorias e metodologias decoloniais e feministas na América Latina.

Nesse contexto, este evento pretende estabelecer ênfase nos pensamentos decoloniais, com base nos estudos de Gonzalez, Anzaldúa, Lugones (2019), Berth (2019), Vergès (2019; 2023), dentre outras(os). Busca-se dar, dessa maneira, um enfoque nas pesquisas e ações vinculadas ao questionamento da formação histórico-cultural do Brasil e das relações Norte e Sul Global. 

Nesse sentido, Lugones (2019) realiza uma crítica às concepções de um feminismo único, homogêneo. Extrapolar a lógica categórica significa, dessa maneira, trazer à tona as intersecções de gênero, raça, classe e sexualidade presentes nas conjunturas cultural-político-ideológicas. Essas diferentes categorias reforçam a necessidade de realizar questionamentos em torno da modernidade colonial, associada diretamente ao europeu e fundamentada na hierarquia dicotômica entre colonizadores e colonizados. Essa perspectiva civilizatória torna, portanto, o “homem” - branco, europeu, burguês, colono - ser humano por excelência, em contraposição às mulheres colonizadas, animalizadas. 

Portanto, acreditou-se, por muito tempo, na formação de uma América exclusivamente europeia. Subvertendo essa perspectiva, Gonzalez (2019) defende que, ao contrário, estamos diante de uma América Africana, ou Améfrica Ladina, incluindo sua latinidade. O termo se dá pela percepção da influência dos países africanos na formação sócio-histórico-cultural latino-americana, configurando epistemologia própria, além do reconhecimento da tentativa de seu apagamento, através de um pensamento eurocêntrico que as nomeia como “cultura popular” ou “folclore nacional”. 

Torna-se necessária, além disso, a expansão da proposta promulgada por Anzaldúa (2019) de uma nova consciência, um pensamento de amasamiento das fronteiras que permeiam o pensamento científico e viabilizam a participação de conhecimentos não hegemônicos na comunidade acadêmica. Seguindo essa concepção, pretende-se trazer à tona vozes emergentes de mulheres como Margarida Alves, trabalhadora rural e sindicalista brasileira, e Julieta Paredes, representante do feminismo comunitário na Bolívia. 

Diante do exposto, os trabalhos selecionados para exposição irão colaborar com a criação de um espaço acadêmico contra-hegemônico, favorecendo o crescimento científico dos estudos decoloniais e feministas. Através do empoderamento (Berth, 2019) como ferramenta de reconhecimento de capacidades e constituído das dimensões cognitiva, psicológica, política e econômica (Stromquist apud Berth, 2019, p. 32), justificamos, assim, a criação do I Encontro Internacional de Literatura, Feminismos e Decolonialidade, com intuito de proporcionar a ampliação de pesquisas na área.

 

Link: https://sites.google.com/view/feminismos-e-decolonialidades/

 

 

 

SIMPÓSIO LITERATURA E DIREITOS HUMANOS

 

Em 2024, o II Simpósio Literatura e Direitos Humanos tem como tema os 60 anos do golpe cívico-militar no Brasil. O evento ocorreu no dia 04 de abril de 2024, a partir das 13h45, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Organização Prof. Dr. José Veranildo Lopes da Costa Junior (UFPB) Prof. Dra. Thays Albuquerque (UEPB).

 

link: https://www.instagram.com/simposio_litedireitos/

 

Colóquio Nacional: Formação continuada na escola pública,

afroperspectivas e a Lei 10639/03

 

Descrição: 

Colóquio Nacional – Formação Continuada na Escola Pública, Afroperspectivas e a Lei 10639/03 é uma iniciativa conjunta entre a FEUSP (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo), UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e UFPB (Universidade Federal da Paraíba), com o objetivo de divulgar pesquisas em escolas públicas de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Paraíba.

 

 

O projeto, nomeado “Docências compartilhadas, formação continuada e a Lei 10.639/03: o papel das culturas urbanas em escolas públicas de diferentes regiões periféricas”, visa criar um entendimento interdisciplinar entre ciências e humanidades, enfocando nas culturas africana e afro-brasileira nas áreas urbanas periféricas. O foco é promover a diversidade étnico-racial na educação e assegurar a aplicação da Lei 10.639/2003.

 

 

O evento proporciona uma plataforma para compartilhar experiências e conhecimentos afrodiaspóricos, estabelecendo um diálogo entre a academia, movimentos sociais e culturas urbanas de resistência. A intenção é alinhar os achados da pesquisa com a semana da consciência negra na universidade, celebrando a trajetória de luta e reconhecimento das culturas africana e afro-brasileira.

 

 

O Colóquio convida docentes, arte-educadores e pesquisadores das regiões sudeste e nordeste, com o objetivo de avançar no debate sobre as diretrizes das Leis 10.639/03 e 11.645/08. O formato será híbrido, permitindo a participação presencial de alguns pesquisadores, enquanto amplia a discussão no plano nacional através de transmissão online simultânea.

 

Link:

https://www4.fe.usp.br/eventos/evento?evento=6877 
 
 as professoras Ana Marinho e Rinah Souto participarão como conferencistas convidadas.

 

Histórias de uma shakespeariana:


entrevista com Liana Leão 

 Descrição:

 

SULA é um encontro sobre a semântica de línguas sub-representadas nas Américas (Semantics of Under-represented Languages of the Americas). A semântica estuda as relações de significado, envolve desde a construção de dicionários, tema do evento satélite que ocorrerá dentro da nossa programação intitulado LILA 2, até as implicaturas pragmáticas e operadores discursivos, como evidenciais, modais, foco e tópico. Associar sentenças a situações de uso no mundo é uma atividade em semântica que pode facilmente se transformar em material para o ensino de língua. 

Site do SULA: https://13sulaindefiniteness.ufsc.br/
Site do LILA 2: https://kaitire.rdc.uottawa.ca/LILA/ 
E-mail do evento: 13sula.indefiniteness@gmail.com
 
 

2023


VII SEMINÁRIO DE ESTUDOS MEDIEVAIS NA PARAÍBA


Descrição:

 

Com satisfação, a Comissão Organizadora do VII Seminário de Estudos Medievais na Paraíba. Narrar a vida: Representações de si e do Outro anuncia os sete eixos temáticos e as primeiras informações sobre o evento que será realizado na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa-PB, entre os dias 05 e 07 de dezembro de 2023.

O SEMP é um evento promovido pelo Grupo Christine de Pizan, vinculado ao CNPq e à linha de pesquisa Estudos Clássicos e Medievais do PPGL/UFPB, em parceria com outros grupos de pesquisa na área dos estudos medievais no Brasil. Desde 2019, a comissão organizadora do evento é coordenada também pelo Gradalis, grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e ao Departamento de História da UFPB.

O objetivo do evento é estimular o debate multidisciplinar e interinstitucional sobre o período medieval em torno de eixos temáticos pré-estabelecidos, buscando o intercâmbio de ideias, parcerias acadêmicas entre grupos de pesquisas, entre pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que acreditam na importância de avançar na desconstrução de uma Idade Média obscurantista, de extrema decadência e misoginia, através de investigações de fontes ainda pouco exploradas, como é o caso de obras escritas por mulheres.

 

Link: https://www.ufpb.br/semp/sample-page/

 

 

2022

 

 1 º Congresso Nacional de Estudos Iserianos

 

Descrição: 

Entre os dias 20 de junho e 22 de julho, está aberto o período de submissão de resumos para propostas de comunicações orais do 1 º Congresso Nacional de Estudos Iserianos, promovido pelo Grupo de Estudos em Antropologia Literária (GEAL), do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Com o tema Teoria do Efeito Estético e Antropologia Literária: novos loopings críticos, o congresso será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, de forma online, e será gratuito em todas as modalidades de participação. O evento é coordenado pelas professoras Fabiana Ferreira da Costa e Larissa Brito dos Santos (PPGL).

O objetiva da ação é reunir doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos, que realizam ou realizaram pesquisas com a fundamentação teórica da Teoria do Efeito Estético e da Antropologia Literária, criadas pelo alemão Wolfgang Iser, para divulgar seus trabalhos e debater sobre os desdobramentos dessas teorias nos últimos anos.

De acordo com a professora Fabiana Ferreira da Costa, de forma sintética a Teoria do Efeito Estético estuda o que acontece na mente de uma pessoa quando ela lê um texto de ficção, ao passo que a Antropologia Literária estuda porque ficcionalizar é uma necessidade humana.

Ainda segundo a docente, a motivação do evento é divulgar os estudos atuais da UFPB sobre o tema. "A importância está no fato de que, no Brasil, as teorias iserianas ainda não foram suficientemente estudadas. Outro fato relevante são os avanços metodológicos que o grupo tem conseguido, são avanços inéditos. Desenvolvemos o Mapeamento de Experiência Estética (MAPEE) em leitura de ficção, algo que até então se considerava impossível de ser feito, e criamos o RDM (Roteiro Didático Metaprocedimental), que ensina professores da rede pública a mediarem a experiência estética de seus alunos. Essa é a síntese de nossa motivação e importância do evento".

 

Link: https://www.ufpb.br/ufpb/contents/eventos/ufpb-promove-congresso-nacional-de-estudos-iserianos

 

 

2021


VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS MEDIEVAIS NA PARAÍBA: 

TRADUÇÃO E DECOLONIALIDADES:

CRISTINE DE PIZAN BRASIL


DESCRIÇÃO: 

 

O VI Seminário de Estudos Medievais da Paraíba tem como proposta de discussão
“Tradução e Decolonialidade: Christine de Pizan no Brasil”. Por meio dessa temática pretendemos centrar o debate sobre o fenômeno da tradução, compreendida não apenas no sentido linguístico de transposição de uma língua a outra, mas no sentido mais amplo da tradução intersemiótica, interartes ou intermidiática, ou ainda no sentido de tradução cultural, em seu caráter multidisciplinar, a partir da Teoria da Tradução (Spivak, Bassnett, Lefevere, Simon, Benjamin), da crítica literária e filosófica (Homi Bhabha, Derrida, Butler). Portanto, o fenômeno tradutório será tratado sob essas três vertentes mencionadas: a linguística, a interarte e a cultural. A escritora Christine de Pizan, uma das maiores figuras do saber no século XV, será igualmente tema central nesta edição do SEMP. Por meio de discussões acerca de tradução, transculturalidade e metodologias decoloniais de ensino, serão buscadas identificar o estado da arte acerca do conjunto da obra da escritora no Brasil, os escritos traduzidos ou em tradução, os escritos de maior circulação no país, a diversidade de abordagens empregadas em pesquisas e ensino acerca da escritora medieval.

Paralelamente às discussões acerca de tradução e dos estudos christinianos,poderão contribuir ao debate do Seminário temas em torno de novas abordagens  e metodologias adotadas desde o Sul Global, incluindo revisões da Historiografia, Teoria do Medievalismo, Estudos Decoloniais, Arqueofeminismo, que vêm ganhando força na medievalística brasileira.

 

LInk: https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://grupochristinedepizan.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Caderno-de-resumos-do-VI-Seminario-de-Estudos-Medievais-na-Paraiba.pdf

 

 

 

 V ENCONTRO NACIONAL CULTURA E TRADUÇÃO - ENCULT

 

DESCRIÇÃO: O V ENCULT, sob a presidência do Prof. Dr. Roberto Carlos de Assis (DMI/UFPB), foi realizado de 3 a 5 de novembro de 2021, em conjunto com o VI Seminário de Estudos Medievais na Paraíba – SEMP, presidido pela Profª Drª Luciana Calado Deplagne (DLCV/UFPB). Os dois eventos, embora com temáticas específicas a cada um deles, fundiram-se pelo debate inter/multidisciplinar sobre tradução e cultura, em diversas temporalidades, da Idade Média aos dias atuais, bem como pela compreensão sobre a importância de se problematizarem certos paradigmas universalizantes da colonialidade do saber. Dessa forma, a quinta edição do ENCULT, realizada totalmente online por causa da pandemia de Covid-19, teve como tema: (Re)Traduções. Políticas, (des)construções e dilemas, e o VI SEMP propôs a temática de Tradução e decolonialidade: Christine de Pizan no Brasil. O Cadernos de Resumos está disponível No site do Grupo Christine de Pizan . Os trabalhos apresentados geraram a publicação de dois volumes de e-books. Tradução, Transculturalidade e Ensino: De Christine de Pizan à contemporaneidade (Volume 1) e Tradução, Transculturalidade e Ensino: De Christine de Pizan à contemporaneidade. (Volume 2).

 

Link: https://www.cchla.ufpb.br/encult/o-vi-encult/

 

IV Jornada Gênero e Literatura: Sexualidades

 

Descrição: O evento, em sua quarta edição, promove o debate, com alunos de pós-graduação e a comunidade em geral, sobre os elos entre a área de estudos de gênero e sexualidades na literatura, com enfoque no erotismo. As mesas abordam a sexualidade a partir da literatura de mulheres escritoras, de escritores/as trans, de sujeitos, enfim, diferentemente posicionados em seu grupo social principalmente no que se refere a gênero, a partir de diversas abordagens crítico-literárias.

 

Link: https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/JGLS2021

 

I CONGRESSO NACIONAL SOBRE OS AMORES LITERÁRIOS:

DAS IMAGENS ANCESTRAIS AOS AVATARES DA CONTEMPORANEIDADE


Descrição: Mais um empreendimento acadêmico e afetivo do Grupo de Pesquisa "Literatura, Gênero e Psicanálise" (LIGEPSI - UFPB), o I Congresso Nacional sobre amores literários pretende erigir espaços de discussão, numa articulação entre os diversos campos do conhecimento, sobre um dos sentimentos que, há eras, inquieta a humanidade: o amor. Presente, ausente ou, por vezes,  refugiado, o AMOR conclama a parceria e a beleza, bem como a solitude e a dor. Seria possível compreender seus enigmas?


Link: https://congresso-nacional-dos-amores-literarios.webnode.page/