PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: KIMBERLLY IOHHANA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KIMBERLLY IOHHANA DA SILVA
DATA: 19/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Mapeamentos da experiência estética com os romances Amada, de Toni Morrison e Os íntimos, de Inês Pedrosa: embaraços emancipativos entre fluxos da consciência, conflitos cognitivos e perspectivas textuais em tema e horizonte
PALAVRAS-CHAVES: Emancipação. Fluxo da Consciência. Perspectivas Textuais. Tema e Horizonte. Teoria Efeito Estético.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A Teoria do Efeito Estético e a Antropologia Literária formuladas pelo crítico literário alemão Wolfgang Iser nasceram da necessidade de mudar os constructos teóricos imanentistas e inserir o leitor numa esfera de sujeito ativo durante a realização da leitura e produção de sentido dos textos literários. Assim, a leitora-pesquisadora, a partir de sua experiência estética com os romances Amada (2018), da escritora estadunidense Toni Morrison, e Os íntimos (2010), da escritora portuguesa Inês Pedrosa, elaborou a hipótese de que narrativas literárias com narrador em terceira pessoa e um intenso fluxo da consciência podem dificultar a percepção da estrutura de tema e horizonte e otimizar a emancipação do leitor. Partindo dessa hipótese, utilizamos o Mapeamento da Experiência Estética (MAPEE) definido por Santos e Costa (2020) como um modo de descrever os metaprocedimentos cognitivos envolvidos no ato de leitura de um leitor real, no caso deste trabalho, a leitora-pesquisadora com os supracitados romances. O uso do MAPEE pode servir para testar a hipótese da presente pesquisa, comparando o mapeamento da experiência estética com os dois romances. Esta comparação subsidiará uma análise da percepção da dinamicidade da estrutura de tema e horizonte – que organiza as perspectivas textuais durante a leitura - e a posterior emancipação cognitiva e afetiva da leitora-pesquisadora. Dessa forma, esta pesquisa pode ser importante para fornecer uma análise e reflexão para o professor no que se refere ao ensino de leitura literária, pois narrativas que são símiles aos corpora deste trabalho podem causar efeitos semelhantes em alunos, sobremodo, aos que estão inseridos no Ensino Médio e têm contato com textos com as especificidades supracitadas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARMEN SEVILLA GONCALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - CRISTINA ROTHIER DUARTE
Presidente - 2343431 - FABIANA FERREIRA DA COSTA
Interno - 1056140 - RINAH DE ARAUJO SOUTO