PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: KIMBERLLY IOHHANA DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KIMBERLLY IOHHANA DA SILVA
DATA: 19/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Mapeamentos da experiência estética
com os romances Amada, de Toni Morrison e Os íntimos, de Inês Pedrosa:
embaraços emancipativos entre fluxos da consciência, conflitos cognitivos e
perspectivas textuais em tema e horizonte
PALAVRAS-CHAVES: Emancipação. Fluxo da Consciência. Perspectivas Textuais.
Tema e Horizonte. Teoria Efeito Estético.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A Teoria do Efeito Estético e a Antropologia Literária formuladas pelo crítico literário
alemão Wolfgang Iser nasceram da necessidade de mudar os constructos teóricos
imanentistas e inserir o leitor numa esfera de sujeito ativo durante a realização da leitura
e produção de sentido dos textos literários. Assim, a leitora-pesquisadora, a partir de sua
experiência estética com os romances Amada (2018), da escritora estadunidense Toni
Morrison, e Os íntimos (2010), da escritora portuguesa Inês Pedrosa, elaborou a hipótese
de que narrativas literárias com narrador em terceira pessoa e um intenso fluxo da
consciência podem dificultar a percepção da estrutura de tema e horizonte e otimizar a
emancipação do leitor. Partindo dessa hipótese, utilizamos o Mapeamento da Experiência
Estética (MAPEE) definido por Santos e Costa (2020) como um modo de descrever os
metaprocedimentos cognitivos envolvidos no ato de leitura de um leitor real, no caso
deste trabalho, a leitora-pesquisadora com os supracitados romances. O uso do MAPEE
pode servir para testar a hipótese da presente pesquisa, comparando o mapeamento da
experiência estética com os dois romances. Esta comparação subsidiará uma análise da
percepção da dinamicidade da estrutura de tema e horizonte que organiza as
perspectivas textuais durante a leitura - e a posterior emancipação cognitiva e afetiva da
leitora-pesquisadora. Dessa forma, esta pesquisa pode ser importante para fornecer uma
análise e reflexão para o professor no que se refere ao ensino de leitura literária, pois
narrativas que são símiles aos corpora deste trabalho podem causar efeitos semelhantes
em alunos, sobremodo, aos que estão inseridos no Ensino Médio e têm contato com textos
com as especificidades supracitadas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARMEN SEVILLA GONCALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - CRISTINA ROTHIER DUARTE
Presidente - 2343431 - FABIANA FERREIRA DA COSTA
Interno - 1056140 - RINAH DE ARAUJO SOUTO