PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: EMANUEL JUNIO REIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUEL JUNIO REIS
DATA: 29/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Multimídia C
TÍTULO: JOGOS EDUCATIVOS E A EDUCAÇÃO LITERÁRIA: DIÁLOGOS E TENSIONAMENTOS COM A BNCC
PALAVRAS-CHAVES: Jogos Educativos; Educação Literária; Devir; Galápagos; BNCC.
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: O presente estudo pretende problematizar a relação entre Jogos Educativos, Educação Literária, e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa relação triangular se funda em meio a diversos diálogos e tensionamentos entre o mercado e a educação. Assim, levanta-se a hipótese de que, alinhada a um projeto de formação instrumental, a Base favorece o aparecimento e o fortalecimento de projetos educacionais tais como os das editoras Devir e Galápagos, que visam integrar seus jogos ao sistema de ensino. A fim de chegar ao entendimento dessas questões, o trabalho adota uma abordagem qualitativa e divide-se em três partes: na primeira, discutem-se os conceitos de jogo, de ludicidade e de leitura, a fim de entender quais são os possíveis agenciamentos em torno de experiências lúdicas e estéticas (Freire, 1989, Certeau, 1998; Brougère, 1998; Chartier, 2001 e 2002; Abreu, 2004; Retondar, 2013; Luckesi, 2014; Larrosa, 2017; Baptista, 2018; Fragoso & Suelly, 2018). Na segunda parte, questionam-se os conceitos, as proposições, os paradigmas e os espaços ofertados ao jogo, à leitura e à educação literária, a partir de uma análise crítica da BNCC (Rezende, 2013; Leahy-Dios, 2004; Zilberman, 2018; Butlen, 2018; Cechinel, 2019; Ipiranga, 2019; Cosson, 2021). Na terceira parte, analisam-se os conceitos de jogo, de leitor e de literatura a partir do corpus, composto por três cartilhas didáticas desenvolvidas pelas editoras Devir e Galápagos, a saber, Atividades Extracurriculares (s/d); BNCC e Jogos de Mesa (2018) e Catálogo de Jogos Educativos (2022). Por fim, os resultados da pesquisa revelam que as cartilhas analisadas se alinham à Base em relação ao tratamento dado ao jogo educativo e à educação literária, bem como apontam para a necessidade de: a) ampliar nosso entendimento a respeito do complexo funcionamento do sistema literário; b) reconhecer que, apesar de haver uma economia em torno de atividades como o jogo e a leitura, suas experiências se dão de forma não controlada; c) permanecer atentos à composição de práticas sociais e culturais lúdicas inovadoras; e finalmente, d) pôr em prática uma formação leitora mais atenta à valorização da autonomia, da diversidade e da liberdade dos sujeitos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1859272 - ALYERE SILVA FARIAS
Externo à Instituição - JHENNEFER ALVES MACÊDO
Externo ao Programa - 093.142.304-06 - VALNIKSON VIANA DE OLIVEIRA - UFPB