PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Notícias


Banca de DEFESA: SILMARA APARECIDA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILMARA APARECIDA RODRIGUES
DATA: 30/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A composição da sátira menipeia em O Mestre e Margarida, de Mikhail Bulgákov
PALAVRAS-CHAVES: O Mestre e Margarida. Mikhail Bulgákov. Sátira menipeia
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Este trabalho consiste no estudo do romance O Mestre e Margarida, de Mikhail Bulgákov, como um exemplar moderno de sátira menipeia. A obra, que conta a história da visita do Diabo acompanhado de uma comitiva de demônios a Moscou dos anos de 1920, recebeu uma primeira publicação póstuma na década de 1960, porém com trechos censurados; sem cortes, foi publicada na Rússia apenas em 1989. Por meio de nossa pesquisa, buscamos contribuir para a fortuna crítica do romance bulgakoviano, levando em consideração tanto os aspectos constitutivos da menipeia e sua integração ao campo sério-cômico, conforme definição de Mikhail Bakhtin (2018), quanto a caracterização defendida por György Lukács (2011) da sátira como um modo literário. Nesse sentido, analisamos a prosa satírica de O Mestre e Margarida a partir da intertextualidade estabelecida com dois textos influentes da literatura ocidental: do Novo Testamento, o episódio de julgamento e condenação de Jesus por Pôncio Pilatos, presente no Evangelho de Mateus, e do Fausto de Goethe, a interação entre os personagens Fausto, Mefistófeles e Margarida. Nossa hipótese de análise orientou-se pela observação de procedimentos estéticos empregados no romance, tendo em vista as perspectivas teóricas bakhtiniana e lukácsiana para uma sistematização da menipeia, assim pudemos examinar procedimentos que se mostraram profundamente integrados entre si no romance bulgakoviano, denotando uma atualização na forma expressiva da menipeia: a mencionada intertextualidade, a estrutura em mise en abyme e o fantástico, todos realçados por particularidades da linguagem empreendida na narração. Finalmente, destacamos as principais bases teóricas e de fortuna crítica nas quais nos apoiamos a fim de fundamentarmos nossa análise: Bakhtin (2018), Lukács (2011), D’Onofrio (2001) e Sá Rego (1899), para abordarmos a constituição da sátira e de sua vertente menipeia; bem como Andrade (2002), Perpétuo (2021), Gourg (1999) e Milne (2005), para contextualizarmos Mikhail Bulgákov e sua produção literária, em especial O Mestre e Margarida.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELENA VÁSSINA
Externo à Instituição - JOAO BATISTA PEREIRA
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Externo à Instituição - TAUAN FERNANDES TINTI
Externo à Instituição - WILLIAN LIMA DE SOUSA