PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON XAVIER FREIRE DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON XAVIER FREIRE DA COSTA
DATA: 19/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: NEPANTLA E NEPANTLERA EM PERSPECTIVA DECOLONIAL: UMA ANÁLISE DA OBRA CHICANA FALSA DE MICHELE SERROS
PALAVRAS-CHAVES: Michele Serros. Literatura translíngue. Feminismos chicanos.
RESUMO: A obra Chicana Falsa: And Other Stories of Death, Identity, and Oxnard (1994) e a coletânea em áudio Chicana Falsa: Selected Stories (1997) são duas marcantes produções da nepantlera Michele Serros. A autora, bem como suas personagens e composições, assim como a figura da mestiza, são desafiadas a transitar por múltiplos mundos, construindo identidades híbridas e in-between, que refletem suas heranças culturais como produto da interseção “∩”. Contemporânea de Serros, Gloria Anzaldúa (1987) denominou esse fenômeno, que pode ser entendido tanto como um pensamento liminar quanto como um processo transicional, de nepantla. Tal circunstância pode se manifestar em diversos momentos da vida, possuindo o potencial de estimular transformações e de gerar crises em diferentes esferas (espiritual, psíquica, identitária, etc.). Advinda deste processo, a nepantlera torna-se uma mediadora que desafia as normas hegemônicas e os processos de assimilação, oferecendo uma visão de reconexão com suas raízes. Os conceitos de mestiza, nepantla e nepantlera, desenvolvidos por Anzaldúa, de forma a contribuir com o pensamento decolonial, encontram-se em confluência na vida e obras de Michele Serros. Considerando o exposto, este projeto de pesquisa tem como objetivo evidenciar a ambos, nepantla e nepantlera, presentes nas composições de Serros. Para isso, será necessária uma abordagem de cunho histórico, político e social da comunidade Chicana através de Alaniz e Cornish (2008), Castillo (2004), Chávez (2002) e Vasconcelos (1940). Quanto aos objetivos específicos, buscaremos: i. Analisar como esses conceitos de Anzaldúa (1981,1987,2015) são apresentados de forma prática através de personagens, experiências, sensações, nuances, paradoxos, impressões, etc., presentes nas obras. ii. Explorar as obras através das lentes decoloniais de Mignolo (2003), Quijano (2005, 2019, 2021) e Lugones, (2015) o que abrirá a possibilidade de interpretação do nepantla e da nepantlera como espaços, agente de resistência, (r)existência, de (re)configuração identitária e de transformação, e de práticas e saberes contra-hegemônicos. iii. Traçar a escrita, a voz e as obras de Serros dentro de um continuum de escritoras nepantleras e Chicanas com características compartilhadas. Serros, suas personagens e obras, refletem as tensões identitárias e os pensamentos liminares que podem contribuir para o pensamento decolonial, ajudando a criar uma narrativa única e poderosa sobre a experiência de ser Chicana.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTINA DAYANA GUTIÉRREZ LEAL
Presidente - 1281549 - JOSE VERANILDO LOPES DA COSTA JUNIOR
Interno - 3007651 - JULIANA HENRIQUES DE LUNA FREIRE