PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
3216-7335/7335
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON XAVIER FREIRE DA COSTA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON XAVIER FREIRE DA COSTA
DATA: 19/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: NEPANTLA
E NEPANTLERA EM PERSPECTIVA DECOLONIAL: UMA ANÁLISE DA
OBRA CHICANA FALSA DE MICHELE SERROS
PALAVRAS-CHAVES: Michele Serros. Literatura translíngue. Feminismos chicanos.
RESUMO: A obra Chicana Falsa: And Other Stories of Death, Identity, and Oxnard (1994) e a
coletânea em áudio Chicana Falsa: Selected Stories (1997) são duas marcantes
produções da nepantlera Michele Serros. A autora, bem como suas personagens e
composições, assim como a figura da mestiza, são desafiadas a transitar por múltiplos
mundos, construindo identidades híbridas e in-between, que refletem suas heranças
culturais como produto da interseção ∩. Contemporânea de Serros, Gloria Anzaldúa
(1987) denominou esse fenômeno, que pode ser entendido tanto como um pensamento
liminar quanto como um processo transicional, de nepantla. Tal circunstância pode se
manifestar em diversos momentos da vida, possuindo o potencial de estimular
transformações e de gerar crises em diferentes esferas (espiritual, psíquica, identitária,
etc.). Advinda deste processo, a nepantlera torna-se uma mediadora que desafia as
normas hegemônicas e os processos de assimilação, oferecendo uma visão de reconexão
com suas raízes. Os conceitos de mestiza, nepantla e nepantlera, desenvolvidos por
Anzaldúa, de forma a contribuir com o pensamento decolonial, encontram-se em
confluência na vida e obras de Michele Serros. Considerando o exposto, este projeto de
pesquisa tem como objetivo evidenciar a ambos, nepantla e nepantlera, presentes nas
composições de Serros. Para isso, será necessária uma abordagem de cunho histórico,
político e social da comunidade Chicana através de Alaniz e Cornish (2008), Castillo
(2004), Chávez (2002) e Vasconcelos (1940). Quanto aos objetivos específicos,
buscaremos: i. Analisar como esses conceitos de Anzaldúa (1981,1987,2015) são
apresentados de forma prática através de personagens, experiências, sensações, nuances,
paradoxos, impressões, etc., presentes nas obras. ii. Explorar as obras através das lentes
decoloniais de Mignolo (2003), Quijano (2005, 2019, 2021) e Lugones, (2015) o que
abrirá a possibilidade de interpretação do nepantla e da nepantlera como espaços, agente
de resistência, (r)existência, de (re)configuração identitária e de transformação, e de
práticas e saberes contra-hegemônicos. iii. Traçar a escrita, a voz e as obras de Serros
dentro de um continuum de escritoras nepantleras e Chicanas com características
compartilhadas. Serros, suas personagens e obras, refletem as tensões identitárias e os
pensamentos liminares que podem contribuir para o pensamento decolonial, ajudando a
criar uma narrativa única e poderosa sobre a experiência de ser Chicana.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTINA DAYANA GUTIÉRREZ LEAL
Presidente - 1281549 - JOSE VERANILDO LOPES DA COSTA JUNIOR
Interno - 3007651 - JULIANA HENRIQUES DE LUNA FREIRE