PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO BATISTA ALVES DE OLIVEIRA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO BATISTA ALVES DE OLIVEIRA FILHO
DATA: 20/03/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO EM LITERATURA SURDA PARA SURDOS
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário, literatura surda, verbo-visualidade, escrita de sinais, ensino para surdos.
PÁGINAS: 273
RESUMO: O trabalho aborda a análise do letramento literário, utilizando as obras "O Feijãozinho Surdo" e "Cinderela Surda". No contexto verbo-visual, explora-se a escrita de sinais acompanhada de imagens. A pesquisa foi desenvolvida por meio da pesquisa-ação, investigando o letramento e o ensino da literatura surda em uma escola para surdos. Este método visa compreender as características do conteúdo por meio de diagnóstico realizado em uma escola para surdos, envolvendo uma professora surda da disciplina de Libras e os alunos surdos em sala de aula, ao longo de 12 encontros, planejamento realizado por meio da elaboração de sequência didática e intervenção que aconteceu com ministração de aulas. A pesquisa foi submetida à aprovação do Comitê de ética da Universidade Federal da Paraíba cuja número da certidão é 6.191.324. A pergunta da pesquisa foi: como acontece o letramento literário do surdo por meio da literatura surda? O objetivo Geral foi analisar o letramento literário do surdo por meio da literatura surda na escola específica para surdos. E, nos específicos: Identificar e diagnosticar a forma de ensino de literatura adaptada para surdos; Intervir na realidade do ensino de literatura adaptada para surdos, Averiguar como se dá a produção de sentido por meio do uso de textos verbo-visuais no processo de letramento literário de crianças surdas com o uso da literatura adaptada para surdos; Utilizar o registro literário de histórias adaptadas na Escrita da Língua de Sinais nas obras direcionadas para a cultura surda, sendo essas O Feijãozinho Surdo e Cinderela Surda; Identificar a relação estabelecida entre a literatura adaptada que se utiliza do verbo-visual com os significados elaborados a partir da vivência da adolescente surdo e demonstrar que a ideologia surda representada por meio das imagens e da Escrita de Sinais presentes nos textos literários utilizados, podem produzir na criança surda aceitação identitária e cultural. A tese da pesquisa foi que a escola específica para surdos não promove o letramento literário para surdos. Os pressupostos foram:o trabalho com literatura na escola específica para surdos não acontece no formato de letramento literário; explorar o ensino de literatura adaptada para surdos, analisando textos verbo-visuais no letramento literário; utilizar obras de literatura surda para promover a leitura e a Escrita de Sinais de forma significativa; e identificar como a literatura verbo-visual contribui para a construção de significados e fortalece a identidade e a cultura surda. Como resultados parciais encontramos que na escola não era ofertado o ensino de Literatura surda, no planejamento foi elaborada uma sequência didática contendo aulas sobre Textos literários: Feijãozinho surdo e Cinderela surda; Leitura pretexto, busca de informação, conhecimento e fruição; Cultura surda; O sentido na verbo-visualidade das obras e na intervenção encontramos que o letramento literário para surdos por meio da literatura surda desenvolve no aluno a percepção da própria cultura, analisa e critica sua condição de surdo através da leitura literária, aprende sobre os tipos de literatura, compreende o processo de criação literária, Introdução à Literatura Surda: Obras, Identificação e Reflexão; Compreensão e Interpretação na Literatura Surda: Explorando a Escrita de Sinais; Verbo-Visualidade e Cultura Surda: Explorando Identidades e Imagens nas Obras Literárias. Nos resultados da análise do processo de letramento literário em literatura surda para surdos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA DI DONATO CHAVES
Presidente - 1699051 - EDNEIA DE OLIVEIRA ALVES
Externo à Instituição - LARALIS NUNES DE SOUSA OLIVEIRA
Externo à Instituição - TATIANE MONTEIRO DA CRUZ