PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO BATISTA ALVES DE OLIVEIRA FILHO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO BATISTA ALVES DE OLIVEIRA FILHO
DATA: 20/03/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO EM LITERATURA SURDA PARA SURDOS
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário, literatura surda, verbo-visualidade, escrita de sinais, ensino para surdos.
PÁGINAS: 273
RESUMO: O trabalho aborda a análise do letramento literário, utilizando as obras "O Feijãozinho
Surdo" e "Cinderela Surda". No contexto verbo-visual, explora-se a escrita de sinais
acompanhada de imagens. A pesquisa foi desenvolvida por meio da pesquisa-ação,
investigando o letramento e o ensino da literatura surda em uma escola para surdos. Este
método visa compreender as características do conteúdo por meio de diagnóstico
realizado em uma escola para surdos, envolvendo uma professora surda da disciplina de
Libras e os alunos surdos em sala de aula, ao longo de 12 encontros, planejamento
realizado por meio da elaboração de sequência didática e intervenção que aconteceu
com ministração de aulas. A pesquisa foi submetida à aprovação do Comitê de ética da
Universidade Federal da Paraíba cuja número da certidão é 6.191.324. A pergunta da
pesquisa foi: como acontece o letramento literário do surdo por meio da literatura
surda? O objetivo Geral foi analisar o letramento literário do surdo por meio da
literatura surda na escola específica para surdos. E, nos específicos: Identificar e
diagnosticar a forma de ensino de literatura adaptada para surdos; Intervir na realidade
do ensino de literatura adaptada para surdos, Averiguar como se dá a produção de
sentido por meio do uso de textos verbo-visuais no processo de letramento literário de
crianças surdas com o uso da literatura adaptada para surdos; Utilizar o registro literário
de histórias adaptadas na Escrita da Língua de Sinais nas obras direcionadas para a
cultura surda, sendo essas O Feijãozinho Surdo e Cinderela Surda; Identificar a relação
estabelecida entre a literatura adaptada que se utiliza do verbo-visual com os
significados elaborados a partir da vivência da adolescente surdo e demonstrar que a
ideologia surda representada por meio das imagens e da Escrita de Sinais presentes nos
textos literários utilizados, podem produzir na criança surda aceitação identitária e
cultural. A tese da pesquisa foi que a escola específica para surdos não promove o
letramento literário para surdos. Os pressupostos foram:o trabalho com literatura na
escola específica para surdos não acontece no formato de letramento literário; explorar o
ensino de literatura adaptada para surdos, analisando textos verbo-visuais no letramento
literário; utilizar obras de literatura surda para promover a leitura e a Escrita de Sinais
de forma significativa; e identificar como a literatura verbo-visual contribui para a
construção de significados e fortalece a identidade e a cultura surda. Como resultados
parciais encontramos que na escola não era ofertado o ensino de Literatura surda, no
planejamento foi elaborada uma sequência didática contendo aulas sobre Textos
literários: Feijãozinho surdo e Cinderela surda; Leitura pretexto, busca de informação,
conhecimento e fruição; Cultura surda; O sentido na verbo-visualidade das obras e na
intervenção encontramos que o letramento literário para surdos por meio da literatura
surda desenvolve no aluno a percepção da própria cultura, analisa e critica sua condição
de surdo através da leitura literária, aprende sobre os tipos de literatura, compreende o
processo de criação literária, Introdução à Literatura Surda: Obras, Identificação e
Reflexão; Compreensão e Interpretação na Literatura Surda: Explorando a Escrita de
Sinais; Verbo-Visualidade e Cultura Surda: Explorando Identidades e Imagens nas
Obras Literárias. Nos resultados da análise do processo de letramento literário em
literatura surda para surdos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA DI DONATO CHAVES
Presidente - 1699051 - EDNEIA DE OLIVEIRA ALVES
Externo à Instituição - LARALIS NUNES DE SOUSA OLIVEIRA
Externo à Instituição - TATIANE MONTEIRO DA CRUZ