PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍVIA CAVALCANTE GAYOSO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍVIA CAVALCANTE GAYOSO DE SOUSA
DATA: 20/05/2024
HORA: 15:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: DA HETERONÍMIA PESSOANA ÀS TELAS DE CINEMA: O PERCURSO DE RICARDO REIS
PALAVRAS-CHAVES: Ricardo Reis; percurso ficcional; personagem; adaptação fílmica.
PÁGINAS: 96
RESUMO: A partir da observação da categoria personagem, centrada na figura de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, que foi transmutado em personagem central do romance O ano da morte de Ricardo Reis, de Saramago, e, posteriormente, adaptado para a linguagem fílmica por meio de obra homônima de João Botelho, a presente investigação objetiva discutir a trajetória ficcional de Reis, engendrada por três autores portugueses: o poeta das odes criado por Pessoa, o personagem literário de Saramago e aquele transubstanciado para a linguagem cinematográfica, pelo olhar de Botelho. Para isso, apoia-se analiticamente em conceitos como personagem (CANDIDO, 2011; BRAIT, 1985) hipertextualidade (GENETTE, 2010), adaptação (STAM, 2016; HUTCHEON, 2013), intermidialidade (RAJEWSKY, 2012), dialogismo (BAKHTIN, 1997), dentre outros. Ricardo Reis, um dos três principais heterônimos pessoanos, foi eleito por José Saramago para ter a sua biografia, descrita em detalhes por Pessoa, continuada. O autor, então, valeu-se dos elementos constantes em cartas e demais escritos do poeta fingidor, para construir um personagem de ficção baseado em outro ser ficcional, que é uma das definições possíveis para a figura do heterônimo. Saindo, portanto, da condição de poeta inventado para a de um personagem romanesco, temos um primeiro deslocamento desse personagem. Com a adaptação cinematográfica da obra O ano da morte de Ricardo Reis, percebe-se um segundo deslocamento, ainda mais produtivo, em termos analíticos, uma vez que as estratégias utilizadas para a adaptação podem instrumentalizar a produção e sobretudo a ampliação de sentidos da obra de arte. Espera-se, desse modo, contribuir para a verticalização do estudo da categoria personagem, por meio da análise do percurso ficcional de Ricardo Reis no âmbito de diferentes meios semióticos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6337291 - GENILDA ALVES DE AZEREDO
Presidente - 1356709 - LUIZ ANTONIO MOUSINHO MAGALHAES
Externo à Instituição - MARIA ANALICE PEREIRA DA SILVA