PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE DE ASSIS MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE DE ASSIS MONTEIRO
DATA: 28/05/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A NARRATIVA ENCANTADA: um “narrador armorial” na microssérie a Pedra do Reino
PALAVRAS-CHAVES: Ariano Suassuna;Literatura brasileira; Ficção televisiva.
RESUMO: Este trabalho objetiva desenvolver uma série de reflexões acerca da estrutura narrativa da microssérie A Pedra do Reino(CARVALHO, 2007), exibida pela Rede Globo no ano de 2007 e adaptada do Romance da Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta(SUASSUNA, 2007). A partir de um olhar para os ideais estéticos do Movimento Armorial, buscaremos decompor a estrutura narratológica da microssérie, focalizada no personagem Quaderna, que entra “conscientemente em estado de loucura romanesca” (SANTOS, 1999, p. 276) em demanda por criar uma obra de arte capaz de exprimir os sentimentos e a natureza de um povo em sua totalidade, a Obra Completa em sua autoconsciência, um Castelo Metaliterário. Discutiremos a complexidade do conceito de romance como gênero textual. Utiliza-se aqui como aporte teórico para esta análise a narratologiagenetteana, por meio de O discurso da narrativa (GENETTE, 1979), as contribuições de André Gaudreault e François Jost (2009) em A narrativa cinematográfica e a teoria bakhtiniana dos Gêneros.
Externo à Instituição - AFONSO MANOEL DA SILVA BARBOSA
Interno - 1347382 - ANA CRISTINA MARINHO LUCIO