PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: JAINE DE SOUSA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAINE DE SOUSA BARBOSA
DATA: 27/06/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Morte, infância e cultura: um olhar sobre a abordagem da morte em obras infantis brasileiras
PALAVRAS-CHAVES: Morte; Literatura Infantil Brasileira; Materialidade do livro; Linguagem visual; Enlace narrativo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A presença do tema morte está nos textos destinados à infância há muito tempo; desde os contos clássicos europeus que traziam cenas de falecimento decorrentes da fome, da pobreza, da maldade humana ou como um simples acontecimento. Desse modo, vemos que não há como afastar das crianças aquilo que é comum à natureza humana, mesmo quando o conceito de infância ainda não era bem estabelecido. Com o passar do tempo, através da consolidação desse ideal e de todas as mudanças que isso acarreta, a morte foi sendo higienizada e afastada desse público ano após ano, e na literatura infantil brasileira isso não seria diferente, afinal a relação que se fazia com os textos europeus, por exemplo, ainda era bastante estreita. Foi a partir dos anos 1920, com as obras de Monteiro Lobato, que pudemos perceber a presença efetiva de uma literatura nacional voltada às crianças. As obras do autor abriram espaço para o universo da fantasia e da discussão de alguns temas, como a guerra, a maldade, a pobreza e, inclusive, a morte. A partir de então nossa literatura cresceu, com o surgimento de autores e ilustradores cada vez mais preocupados em valorizar aquilo que era ofertado às crianças através dos livros, abrindo espaço para a criatividade, para o questionamento e também para os temas considerados tabu. Os anos 1970 foram cruciais nessa nova fase, uma vez que abriram espaço para discussões sobre as realidades que envolvem a infância, suas particularidades e seus problemas. A partir desse “boom”, novas obras e autores foram surgindo e continuaram a se expandir até chegarmos aos textos contemporâneos, que são o corpus de nossa pesquisa, cujo objetivo é realizar um mapeamento da produção literária infantil brasileira acerca da temática da morte desde os anos 2000 até 2020, a fim de destacar aquelas em que o morrer é evento central no texto. Cada título será separado e inserido num bloco de categorias dentro do universo do morrer, tais como Morte de parentes; Morte de animal de estimação; Morte e cultura popular; Morte, infância, medo, amizade e outros temas. Nessa análise destacaremos alguns pontos importantes conforme eles aparecerem nas obras. Esses pontos serão analisados em subcategorias que serão divididas em enlace narrativo, abarcando literariedade: o espírito criativo e questionador da obra; elementos da narrativa que são utilizados para atrair a atenção do leitor e os modos de representar a morte; a materialidade do livro, trazendo aspectos do projeto gráfico e do design que compõe a obra; as ilustrações, atentando para as cores, o tipo de desenho e o ritmo que eles conferem aos textos; e, por último, os elementos paratextuais e como eles influenciam na construção do texto através das capas e demais partes. Esse mapeamento será feito a partir das premiações, obras de referência no âmbito da Literatura Infantil, em acervos pessoais, pesquisas em sites e através de buscas em bancos de teses e dissertações. Nesse processo compreenderemos como se dá a construção das representações da morte na literatura infantil brasileira, tomando como base os textos de autores renomados na área, tais como Arroyo (2011), Coelho (1993/ 1985), Zilberman e Magalhães (1982); bem como aqueles que dedicaram suas pesquisas ao estudo sobre a morte numa perspectiva sócio-histórica, tais como Ariès (2012), Rodrigues (1983) e Elias (2001). A presente tese, como pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo, será organizada em quatro capítulos, os quais discutirão, em primeiro momento, a morte sob um viés social, histórico e também filosófico; em segundo, como ela é abordada na literatura infantil brasileira; em terceiro, com o processo de construção do catálogo das obras escolhidas e as categorias de análise; e em quarto, com a análise das obras selecionadas. Através dos estudos realizados ao longo desse trabalho, pudemos perceber que os escritores de literatura infantil brasileira têm se empenhado, em sua maioria, a não apenas discutir o tema da morte com crianças, mas principalmente de contribuir para a construção do imaginário desses leitores no que diz respeito ao assunto. Além disso, na variedade de obras analisadas, destacamos que há uma predominância dos subtemas falecimento de avó/avô e de animais de estimação como forma de introduzir o morrer na vida das personagens e também das próprias crianças, que se deparam tanto com a partida de um bichinho quanto de um familiar próximo. Quanto às questões estéticas, observamos também que tem havido uma intensa preocupação com a materialidade do livro enquanto objeto que traz consigo não apenas ilustrações com grande qualidade, mas todo um projeto gráfico que, por vezes, influencia em seu conteúdo.
Externo à Instituição - CLARICE LOTTERMANN
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI