PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: STEFANE DE ALMEIDA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STEFANE DE ALMEIDA DOS SANTOS
DATA: 28/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: "Nós, professorasmediadoras": os efeitos da parceria escola-universidade na mediação da leitura literária
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária. Mediação docente. Parceria escola-universidade.
PÁGINAS: 185
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A contar do decurso sócio-histórico secular, no qual a escola enseja o prelúdio da produção de livros endereçados ao público infantil, Literatura e Educação constituem faces da mesma moeda: a educação literária. Igualmente, sob a égide da formação de leitores junto ao seu letramento literário, o ambiente escolar se torna uma das instituições de maior circulação da literatura infantil, conferindo àquela os ônus e os bônus de ser um espaço privilegiado. Desse privilégio decorre a responsabilidade pela mediação de leitura, de modo tal que, organicamente, quem a assume é a figura docente. Nesse prisma, tomamos como premissa a relevância de uma parceria com a instituição universitária, sobretudo no que se refere à extensão acadêmica, como uma estratégia para envolver leitores e mediadores nesse processo. Posto isso, essa dissertação objetiva investigar os efeitos da parceria entre escola e universidade na mediação da leitura literária realizada por um grupo de professoras da Escola Municipal Profª. Lúcia Giovanna Duarte de Melo, em João Pessoa/PB, a partir das ações desenvolvidas, de 2020 a 2022, pelo Projeto de Extensão intitulado Cultura literária na escola: para ler, ouvir, ver e sentir, por sua vez vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em termos de metodologia, esta pesquisa possui natureza aplicada, cujo caráter é, simultaneamente, exploratório e explicativo, pois visa trazer à baila “quais” são os efeitos, “como” eles se revelam e o “porquê” da sua relevância, com argumentos sustentados nos escritos de Cerrillo (2002; 2007), Colomer (2002; 2007; 2017), Imbernón (2010), Munita (2014), e outros. Não obstante, trata-se de uma investigação alinhada à abordagem qualitativa, cujos procedimentos combinam o estudo de caso, a pesquisa-ação e a pesquisa participante, bem como, no tocante à técnica de coleta de dados, soma a observação do contexto acadêmico-escolar à realização de entrevistas individuais e com grupos focais. Os sujeitos, então, constituem um grupo de 10 (dez) professoras da supracitada escola, as quais estiveram envolvidas durante todo o triênio de parceria. Como resultado do processo investigativo, apontamos três efeitos macros, os quais são constituídos por camadas e nuances que unem os saberes aos fazeres, sendo eles: 1) Construção de uma comunidade de leitores formada por sujeitos da Educação Básica e do Ensino Superior, inclusive com a elaboração coletiva de um projeto de leitura escolar permanente que aloca a literatura em um lugar de privilégio tanto no currículo quanto na prática pedagógica; 2) Aproximação entre Escola e Universidade a partir da produção de saberes e trabalhos científicos (livros, capítulos, dissertações e monografias) graças à união entre o fazer docente e a pesquisa acadêmica; e 3) Reverberação da parceria na mediação de leitura a partir da dimensão sociocultural, estética e profissional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Interno - 3245878 - MARINÊS ANDREA KUNZ
Externo à Instituição - MARÍLIA FORGEARINI NUNES