PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: KÁTIA MICHAELE CONSERVA ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÁTIA MICHAELE CONSERVA ALBUQUERQUE
DATA: 28/06/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A INTERMIDIALIDADE EM OBRAS LITERÁRIAS PRODUZIDAS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
PALAVRAS-CHAVES: Intermidialidade. Literatura Surda. Mediação Cultural.
RESUMO: As obras literárias do Povo Surdo manifestam sua expressão, sua língua e artefatos culturais, além de se perpetuar pela transmissão sinalizada de contos, traduções de clássicos mundiais para Libras e obras autorais como poesias sinalizadas dentre outros gêneros. Elementos visuais, sonoros e imagéticos são inseridos nessas obras registradas em vídeo, conferindo um valor estético a tais produções. As interações e interferências entre mídias audiovisuais são objetos de análise de sua materialidade e produção de sentidos. Diante disso, questionamos se o uso da intermidialidade nas obras da literatura surda pode contribuir para mediação cultural do público a qual são destinadas, uma vez que a mediação cultural possibilita ao público estabelecer relações entre o texto literário e aspectos subjetivos, intelectuais e culturais. O objetivo geral é investigar aspectos intermidiáticos em obras literárias em Libras. Para embasar teoricamente este trabalho consultaremos os referidos autores: Sutton-Spence (2021), na área da Literatura Surda; Rajewsky (2015,2020), para fundamentar a análise da intermidialidade mediante classificação das subcategorias: transposição midiática, referências intermidiáticas e combinação de mídias; entre outros autores na área da mediação cultural. Ao final deste estudo, no momento em fase inicial, esperamos contribuir com o ramo de pesquisas sobre a Literatura Surda Brasileira, e instigar reflexões sobre as composições de obras sinalizadas que unem a linguagem estética literária em Libras com a intermidialidade, atuando assim, como relevantes instrumentos na mediação cultural entre um mundo sonoro e um mundo visual.
Externo à Instituição - ALESSANDRA GOMES DA SILVA
Presidente - 1681243 - JANAINA AGUIAR PEIXOTO