PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOSÉ ETHAM DE LUCENA BARBOSA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ETHAM DE LUCENA BARBOSA FILHO
DATA: 05/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Hamilton, três vezes: uma abordagem do gênero dramático a partir de esquemas actanciais e mapeamentos da experiência estética
PALAVRAS-CHAVES: Teatro. Mapeamento da Experiência Estética. Semiologia Teatral. Modelos actanciais. Leitura Literária.
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Quais são os diferentes procedimentos de ficcionalização e associação de sentidos utilizados na expectação e leitura de obras teatrais? Com essa pergunta, a presente dissertação teve o objetivo de evidenciar os metaprocedimentos de seleção e associação de sentidos a partir do mapeamento da experiência estética do leitor-pesquisador com a peça teatral Hamilton: Um Musical Americano (2016). A hipótese de trabalho foi de que o Mapeamento da Experiência Estética permite a emancipação cognitiva e emocional na medida em que o espectador do teatro se envolve ativamente em um processo complexo de seleção e associação de sentidos a partir da narrativa encenada, não importando se a interação é feita com o texto ou a representação. Levando em conta essa dimensão dupla, a partir de um panorama das perspectivas adotadas pelos manuais de literatura (Silva, 2018; Moisés, 2012; Hamburger, 2013) em relação à dicotomia texto-representação, foram considerados os modelos actanciais do drama, propostos por Anne Ubersfeld (2013), como ponto inicial de elaborar um esquema de leitura próprio e adequado à natureza dupla do teatro. No panorama desenvolvido, observou-se que os estudos literários de maneira geral preservam um afastamento do teatro do seu contexto representacional, tomando-o como literatura somente quando na sua forma textual. As bases teóricas da pesquisa foram fundamentadas nos prospectos da Teoria do Efeito Estético e da Antropologia Literária, ambas de Wolfgang Iser (1996a; 1996b; 2013), e suplementadas pelas pesquisas de Santos (2009) e Costa (2020a; 2020b). A metodologia utilizada foi o Mapeamento da Experiência Estética (MAPEE), que parte de uma análise metaprocedimental dos eventos da leitura do pesquisador para fazer inferências acerca dos efeitos de sentido e significação. Realizada a análise do corpus com a metodologia supracitada, articulou-se os conceitos da Teoria do Efeito Estético com o modelo actancial, advindo da semiótica, sob a hipótese de que a perspectiva da personagem assume papel privilegiado na construção da estrutura de tema e horizonte. Ao fim da pesquisa, concluiu-se que os modelos actanciais, embora trabalhem em apenas um dos níveis do texto literário, ganha importância numa arte como o teatro, cuja dinâmica centra-se na figura da personagem; o Mapeamento da Experiência Estética. Os resultados corroboram a hipótese de uma metodologia abrangente, capaz de descrever os eventos mentais e afetivos do leitor com uma peça de teatro.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARMEN SEVILLA GONCALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - CRISTINA ROTHIER DUARTE
Presidente - 2343431 - FABIANA FERREIRA DA COSTA
Interno - 1056140 - RINAH DE ARAUJO SOUTO