PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: TACIANA FERREIRA SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TACIANA FERREIRA SOARES
DATA: 02/07/2024
LOCAL: google meet
TÍTULO: A dissolução da musa: a elaboração do romance romântico brasileiro na autoria de mulheres.
PALAVRAS-CHAVES: Romantismo brasileiro; autoria de mulheres; Século XIX, Estudos Decoloniais; Crítica Literária Feminista
RESUMO: Esta pesquisa de doutorado analisa os seguintes romances: D. Narcisa de Villar, romance indianista e histórico de Ana Luísa de Azevedo Castro; Úrsula, romance abolicionista de Maria Firmina dos Reis; Lésbia, romance urbano de Maria Benedita Câmara Bormann; A rainha do ignoto, romance fantástico, utópico e regionalista de Emília Freitas. Ao pensar na narrativa romântica brasileira, nos deparamos com uma lacuna no que se refere às obras escritas por mulheres, deixadas geralmente, de fora do cânone literário correntemente estudado deste movimento. Assim, a análise das escritas e perspectivas de autoras mulheres pode ampliar e nos dar outro panorama da narrativa do Romantismo brasileiro em sua forma de romance, em que a imagem da mulher possa transitar das já cristalizadas imagens arquetípicas - de musa inspiradora ou decaída - à protagonista e agente, independentes da mediação da visão do homem-autor, observando, deste modo, tal qual o imaginário e representação da mulher sobre si mesma e sobre o outro, masculino. Acredita-se, por meio da escolha das obras, abarcar as temáticas mais recorrentes das narrativas românticas produzidas na literatura nacional: além de, naturalmente, observar a estruturação destas representações dentro da estética romântica produzida no Brasil e de quais elementos ele é constituído a partir da escrita de mulheres, contribuindo, inclusive, para o resgate de parte da produção destas escritoras, ainda largamente desconhecidas do grande público. Utilizar-se-á como perspectiva teórica a abordagem decolonial feminista (Lugones, Curiel, Walsh, Segato) bem como as contribuições de pesquisadoras feministas à Literatura Brasileira, como Zahidé Muzart, Norma Telles, Fani Tabak, Constância Duarte.
Presidente - 2301171 - LUCIANA ELEONORA DE FREITAS CALADO DEPLAGNE
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES