PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: MARIA GILLIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE

DISCENTE: MARIA GILLIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE
DATA: 29/07/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Vamos resolver casos? Estratégias de compreensão leitora com textos literários para turmas de 2º ano do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de leitura. Estratégias metacognitivas. Compreensão leitora. Ensino de literatura. Educação literária.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A presente pesquisa intitulada Vamos resolver casos? Estratégias de compreensão leitora com textos literários para turmas de 2º ano do ensino fundamental, do Programa de Pós-graduação em Letras e da linha de pesquisa: Leituras Literárias, tem como objetivo principal analisar as dificuldades de docentes para o ensino das estratégias metacognitivas de compreensão leitora, propondo atividades com livros de Milton Célio de Oliveira Filho em turmas de 2º ano do ensino fundamental. O papel da literatura infantil dentro do contexto escolar é inquestionável, especialmente no tocante ao desenvolvimento da leitura e da compreensão. No entanto, muitos autores, como Saldanha e Amarilha (2018) e Faria (2010), revelam que a maioria dos docentes que atuam nos primeiros anos do ensino fundamental apresentam carências e dificuldades para mediar textos literários em suas práticas pedagógicas. Por vezes, lhes faltam procedimentos metodológicos que resguardem o teor artístico e estético presente nestas obras. Neste contexto, este estudo identificou as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes em relação ao ensino com textos literários e à utilização das estratégias de compreensão leitora. A abordagem metodológica é de caráter qualitativo, tipificando-se como estudo de caso e, como instrumentos para coleta de dados, optamos por fazer uso de entrevistas semiestruturadas e questionário com quatro docentes de uma escola da região periférica de João Pessoa - PB. O presente estudo é composto por quatro capítulos e as considerações finais. Os resultados desta pesquisa revelaram que, segundo as docentes, as estratégias metacognitivas de compreensão leitora mais desafiadoras para o ensino são a inferência, a sumarização e a síntese. Com base nesses achados, propomos a implementação de atividades sistematizadas voltadas para o ensino dessas estratégias, que corroboram para a promoção e o fomento da educação literária.
Interno - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Presidente - 066.484.388-35 - RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA - UNESP