PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON MAUL DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON MAUL DE ANDRADE
DATA: 17/06/2024
LOCAL: CTJ
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA E DINÂMICA DOS ÓXIDOS CONSTITUINTES DO CIMENTO PORTLAND E DO SILICATO DE CÁLCIO HIDRATADO ATRAVÉS DA TEORIA DO FUNCIONAL DA DENSIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Cimento. Clínquer. Silicato de Cálcio Hidratado. Propriedades mecânicas. Densidade Funcional da densidade.
RESUMO: Nesse estudo o ponto central é a utilização da teoria do funcional da densidade (DFT) para uma caracterização eficaz de uma variedade de propriedades de materiais em nível atomístico, embora tal técnica aplicada em materiais possa implicar em um custo computacional elevado. Para a realização dos cálculos a utilização da computação em paralelo foi imprescindível, para um planejamento exequível de tempo computacional, assim foi possível estudar os aspectos dinâmicos e mecânicos dos principais constituintes de óxidos do clínquer de cimento Portland: C3S, C2S, C3A e C4AF, bem como um estudo inicial da hidratação do mesmo, com a formação do silicato de cálcio hidratado (C-S-H). Como repostas principais foram gerados espectros Raman e a evolução do tensor elástico (e das propriedades mecânicas associadas) com a pressão para todos os sistemas de óxidos. No primeiro momento, sobre o estudo do clínquer, foi dada uma atenção especial à avaliação da estabilidade (dinâmica e mecânica) das muitas formas polimórficas propostas do óxido mais abundante: C3S. Especificamente, cinco diferentes modelos cristalinos de C3S são analisados, dos quais apenas dois se mostram dinamicamente estáveis. A resposta mecânica do C3S é adicionalmente analisada em função da temperatura através de uma descrição quase-harmônica. Para o caso do C-S-H um modelo para o estudo do mineral tobermorita foi adotado e considerado sucesso, dado a alta concordância dos espectros teóricos e experimentais, todavia uma forma que possua uma correspondência estequiométrica (Ca/Si) do C-S-H que possua um contributo de simetria ainda está em avaliação. Assim, os modelos utilizados se mostraram capazes de reproduzir muitos dados experimentais, dessa forma, demonstrando capacidade de ser utilizado de forma preditiva para demais propriedades. Para a distinção dos muitos polimorfos do clínquer pode ser auxiliado pelo emprego de técnicas vibracionais sensíveis como o Raman. Para o caso C-S-H, mesmo com a inclusão de moléculas de água na estrutura, que poderiam trazer problemas a aproximação harmônica utilizada, os cálculos vibracionais mostraram-se congruentes com os dados experimentais.
Presidente - 1705877 - RICARDO PEIXOTO SUASSUNA DUTRA
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO