PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: PAULA KARINE GONÇALVES PEREIRA

DISCENTE: PAULA KARINE GONÇALVES PEREIRA
DATA: 30/07/2024
LOCAL: Sala de Multimídia do PPCEM
TÍTULO: REVESTIMENTOS COMESTÍVEIS À BASE DE QUITOSANA E EXTRATOS DE CÚRCUMA LONGA EM UVAS TIPO VITÓRIA: PREPARAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Rizoma. Bioativos. Revestimentos. Frutas.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Polímeros, Aplicações
RESUMO: Várias técnicas de conservação de frutas vêm sendo empregadas com o intuito de diminuir o desperdício em todo o mundo. O uso de revestimentos comestíveis tem atraído a atenção de produtores, comerciantes e pesquisadores, por ser uma tecnologia inovadora em estender a vida comercial tanto de frutas quanto de hortaliças. As propriedades desses revestimentos podem ser otimizadas com a adição de compostos bioativos como extratos de Curcuma longa, que vem sendo investigados nesse trabalho com o intuito de conferir ao filme de quitosana, ação antioxidante e antimicrobiana, de modo a melhorar a qualidade e o tempo de prateleira da Uva Vitória usada como teste, oriunda de Petrolina-PE. Extratos de cúrcuma usando diferentes solventes (etanol ExEt, vinagre ExV e a mistura entre ambos na proporção 1:1 v/v ExEtV) foram preparados e adicionados a uma solução de quitosana a 2% m/v para obter formulações nas concentrações de 20, 40 e 60% v/v de extratos. No processo de extração, o etanol se mostrou muito eficiente no desprendimento dos pigmentos curcuminóides, seguido da mistura de solventes (etanol:vinagre). Os extratos e as formulações quitosana:extratos foram a princípio, caracterizados por espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e espectroscopia de absorção molecular na região do ultravioleta – visível (UV-Vis). Através desses espectros, foi possível identificar a curcumina como o principal bioativo presente em maior quantidade na cúrcuma em estudo. A análise de potencial Zeta mostrou que todas as formulações contendo solução de quitosana, exceto Q60ExV, apresentaram valores maiores que +30mV, demonstrando a importância da quitosana no equilíbrio e estabilidade das nanopartículas; conferindo também as formulações, a viscosidade necessária para o revestimento da fruta. Em se tratando da atividade antimicrobiana, foi possível observar que a formulação Q60ExEtV apresentou resultados relevantes, pois além de proporcionar efeito biocida para E. coli e C. albicans, apresentou inibição acima de 90% para S. aureus e P. aeruginosa. As demais formulações (Q60ExEt e Q60ExV) também apresentaram resultados importantes com valores de inibição acima de 83 e 89%, respectivamente. A solução de quitosana pura (Qbase) apresentou eficiência acima de 91% na inibição do crescimento microbiano para todas as cepas em estudo. Apresentou também ação biocida contra a cepa C. albicans. A Qbase não apresentou capacidade antioxidante. Por outro lado, as formulações de quitosana contendo ExEt mostraram bons resultados de atividade antioxidante, apresentando valores crescentes conforme aumentava-se a quantidade de extrato na amostra (Q60ExEt, 75%). Valores satisfatórios também foram alcançados para as formulações Q60ExEtV. As uvas Vitória após serem revestidas com os extratos e formulações quitosana:extratos a 60% v/v, foram analisadas suas propriedades físico-químicas ao longo de 21 dias. Através desse estudo, foi possível afirmar que o extrato etanólico de cúrcuma (ExEt) assim como a formulação Q60ExEt, proporcionaram maior estabilidade aos parâmetros físico-químicos da fruta, como consequência dos resultados promissores relacionados a eficiência do etanol no processo de extração dos curcuminóides, como comprovado através da significativa resposta antioxidante das formulações. Esse efeito se deve também a formação de revestimentos com características protetoras que favorece na manutenção da qualidade, tendendo a prolongar o tempo de prateleira da uva, o que não foi observado com o revestimento de Q60ExEtV, apesar dos excelentes resultados de atividade antioxidante e antmicrobiana.
Interno - 1753238 - AMELIA SEVERINO FERREIRA E SANTOS
Externo ao Programa - 2009494 - ULRICH VASCONCELOS DA ROCHA GOMES