CT - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (CT - PPGECAM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: JOSELMA SANTOS ROLIM NUNES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELMA SANTOS ROLIM NUNES
DATA: 30/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: Iluminação em salas de aula e validação do instrumento de percepção lumínica
PALAVRAS-CHAVES: validação. escolas. percepção lumínica. adolescentes.
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: No contexto escolar, a iluminação adequada é crucial para o desempenho acadêmico dos adolescente. O conforto lumínico refere-se à adequação das condições de iluminação em ambientes internos que influenciam diretamente na produtividade, na saúde ocular e no estado emocional dos indivíduos. A pesquisa aborda a importância da iluminação ambiental no ambiente escolar, com ênfase na avaliação da percepção dos indivíduos e, neste contexto, a validação de um instrumento de percepção luminosa confiável. O objetivo é validar e estruturar com confiabilidade o instrumento utilizado para avaliação de percepção lumínica com a finalidade de identificar os principais fatores intervenientes na sensação e na percepção de conforto lumínico relatado por adolescentes em salas de aula de ensino fundamental II no clima quente e úmido a cidade de João Pessoa/PB. O instrumento de validação utilizado na pesquisa foi o questionário. Avaliado em todas as etapas de validação estrutural, obteve os resultados aceitáveis. Utilizando o método de rotação de fatores na etapa que foi estudada a validação do questionário resultou um modelo teórico que deve admitir associações significativas entre pelo menos duas das dimensões latentes. O questionário foi aplicado em duas Escolas Municipais e os resultados obtidos podem ser um indicativo de deficiência da iluminância nas salas de aula estudadas. As turmas registraram iluminâncias na altura dos olhos variando de 59,08 lux a 175,27 lux e na altura da mesa de estudo entre 58,67 lux e 161,63 lux na primeira escola e, na segunda escola, iluminâncias variando de 60,73 lux a 148,23 lux na altura dos olhos e entre 60,38 lux e 161,48 lux na altura da mesa de estudo, estando abaixo do mínimo recomendado de 200 lux. Esse valor compromete o conforto lumínico e, consequentemente o bem-estar dos adolescentes. Pode acarretar ao aluno uma queda de produtividade e bem-estar.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALDOMAR PEDRINI
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Presidente - 1636125 - SOLANGE MARIA LEDER