PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: AMANDA BRITO DE CARVALHO

DISCENTE: AMANDA BRITO DE CARVALHO
DATA: 24/07/2020
LOCAL: REMOTO
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE GLICERINA BI-DESTILADA COMO AGENTE VISCOSIFICANTE, TIXOTRÓPICO E REDUTOR DE FILTRADO EM FLUIDOS BASE ÁGUA COMPOSTOS POR ARGILA BENTONÍTICA DO TIPO VERDE-LODO PREVIAMENTE BENEFICIADA
PALAVRAS-CHAVES: Argilas bentoníticas. Fluidos de perfuração. Glicerina. Purificação. Reologia
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: Métodos de purificação e ativação têm se mostrado excelentes alternativas para melhorar as propriedades de argilas bentoníticas menos nobres, de forma a atender as necessidades do mercado. Estudos sobre materiais alternativos e biodegradáveis estão progressivamente mais presentes na aplicação de diversos segmentos industriais, a exemplo da área de fluidos de perfuração. A glicerina, por sua vez, é um composto orgânico ambientalmente correto - coproduto do processo de geração do biodiesel - e apresenta propriedades muito interessantes, as quais a torna muito versátil e atraente para o ramo petrolífero. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo principal avaliar o efeito da glicerina como agente viscosificante, tixotrópico e redutor de filtrado em fluidos hidroargilosos. Paralelamente a isso, estudar a influência de tratamentos físicos, químicos e térmicos nas propriedades reológicas e de filtrado de argila do tipo verde-lodo - que irão compor os fluidos aquosos glicerinados. As argilas passaram por processo de purificação dado em cinco etapas físicas e, em seguida, foram caracterizadas física, química e mineralogicamente. As caracterizações, bem como a avaliação de VA, VP e VF, revelaram eficiência do método de purificação utilizado. Apenas após purificação física, os valores de VA aumentaram em 187,1%, VP em 57,1% e o VF reduziu em 21,1%. Em seguida, diferentes combinações de concentração de Na2CO3 e tratamentos térmicos foram realizados. Após análise de VA, VP e VF, a combinação de 100 mEq envelhecida por 24h à temperatura ambiente foi escolhida para a formulação do fluido com aditivo glicerina. Por fim, as proporções mássicas de 0:100, 10:90, 20:80, 30:70; 40:60 e 50:50 m glicerina/m água foram testadas na preparação dos fluidos. As propriedades reológicas, de filtrado e pH foram analisadas. Observou-se que glicerina desempenhou as funções de agente viscosificante, tixotrópico e redutor de filtrado, e que as lamas se comportaram como pseudoplásticas com limite de escoamento, bem ajustadas ao modelo de Herschel-Bulkley (R2> 0,99). A presença de 50% m/m do aditivo glicerina provocou acréscimo em VA (40%), em VP (320%), na tixotropia (2.300%), além de uma redução de 65% no VF.
Presidente - 1644533 - HEBER SIVINI FERREIRA
Interno - 2890742 - RAMON ALVES TORQUATO