PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Ciclo de Seminários PPCEM - UFPB: "Materiais cimentícios especiais"

Antonio Eduardo Martinelli

Professor Titular

Departamento de Engenharia de Materiais, UFRN

18-11-20, 14 h PT/UK, 11 h BR, 15 h FR

Avanços em novos materiais e novas aplicações de materiais cimentícios tradicionais desempenham um papel central na busca por melhor desempenho e sustentabilidade de construções. Esta apresentação ilustra a formulação de materiais à base de cimento Portland para diferentes cenários, incluindo a construção de poços de petróleo em condições de subsuperfície e o estudo de argamassas leves adequadas à impressão 3D e ao conforto térmico para redução da climatização artificial em construções.

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1988), mestre em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia de Materiais e Metalúrgica – McGill University (1996). Atua na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em cerâmicas, interfaces metal-cerâmica, cimentos e compósitos. Desde 1999, coordenou e/ou participou de cerca de 40 projetos financiados pela indústria, na maioria do setor de petróleo e gás natural, totalizando mais de R$22 milhões. Publicou 155 artigos em periódicos científicos, 6 capítulos de livros, 89 trabalhos completos em anais de congressos. Participou da submissão de 17 pedidos de patentes. Concluiu a orientação de 30 estudantes de iniciação científica, 58 mestres e 44 doutores e a supervisão de 6 estágios pós-doutorais. Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e orientador nos programas de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais e Ciência e Engenharia de Petróleo, ambos da UFRN. É coordenador do Programa de Recursos Humanos PRH-ANP 32 em Nanotecnologia e Novos Materiais para a Indústria do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, editor associado da Revista Cerâmica, diretor científico da SBPMat e coordenador da área de Materiais da CAPES-MEC e membro titular do Comitê Consultivo de Nanotecnologia e Novos Materiais do MCTI.

Inscrição Prévia:

Link da palestra: