PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA MARIA DE MEDEIROS QUIRINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA MARIA DE MEDEIROS QUIRINO
DATA: 03/02/2023
LOCAL: Videoconferência (https://bityli.com/E738U)
TÍTULO: CONFORTO VISUAL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM JOÃO PESSOA/PB
PALAVRAS-CHAVES: escolas; crianças; iluminação; conforto lumínico.
RESUMO: As crianças passam várias horas do dia em salas de aula, além disso, para garantir a qualidade no aprendizado e a saúde, é necessário que esses ambientes forneçam condições mínimas de conforto. Nesse contexto, a iluminação é uma variável importante a ser considerada, tendo em vista que um ambiente iluminado adequadamente pode evitar problemas de visão (como miopia e tensão ocular) e auxiliar no estímulo ao desempenho cognitivo, entre outros fatores. Portanto, a presente pesquisa parte da investigação e avaliação do conforto lumínico em escolas de ensino fundamental (públicas e privadas) da cidade de João Pessoa - PB, com objetivo de identificar as sensações e preferências lumínicas e visuais de crianças de 8 a 11 anos. A ausência de pesquisas dessa natureza, especialmente no clima tropical quente e úmido, típico do Nordeste brasileiro, é a justificativa principal. Para tal, como método, serão utilizados questionários aplicados às crianças e medições das variáveis ambientais que influenciam no conforto lumínico e visual. Os dados encontrados serão tratados e analisados estatisticamente. Acredita-se que este estudo possa ampliar a compreensão sobre as variáveis ambientais de impacto na percepção e sensação de conforto lumínico em crianças de 8 a 11 anos e, assim, contribuir na elaboração de diretrizes para o conforto lumínico e visual de edificações escolares no clima quente e úmido.
Externo à Instituição - ALDOMAR PEDRINI
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA