PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: ALINE KELLY VIEIRA HERNANDEZ

DISCENTE: ALINE KELLY VIEIRA HERNANDEZ
DATA: 21/02/2019
LOCAL: Sala 504
TÍTULO: A EXPRESSÃO DO OCULTISMO NA NARRATIVA FANTÁSTICA DE RUBÉN DARÍO
PALAVRAS-CHAVES: Conto fantástico. Modernismo. Ocultismo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A literatura fantastica do Romantismo, inspirada no irracional, unida aos dogmas religiosos e positivistas da America finissecular, serviram de forte influencia para o desenvolvimento dos temas do fantastico modernista. Muitos escritores introduziram na America hispanica uma literatura de cunho sobrenatural, que visou confrontar a filosofia positivista predominante naquele momento. Atraves das pseudociencias e das ciencias ocultas, os modernistas encontraram um caminho alternativo a religiao, para se comunicar com o transcendental e tentar entender e responder a inumeras questoes que a ciencia convencional nao era capaz de explicar. Nossa proposicao, neste trabalho, e demonstrar os reflexos das pseudociencias e do ocultismo nos contos fantasticos do Modernismo Hispano-americano, sobretudo do escritor modernista Ruben Dario. Para a realizacao de nossa proposta, escolhemos como corpus analitico os contos fantasticos “El caso de la senorita Amelia”(DARIO, 2002) e “La extrana muerte de Fray Pedro” (DARIO, 2002), ambos de Ruben Dario. As principais referencias utilizadas para preceder a analise foram: Ceserani (2006),Todorov (1981), Lovecraft (1987), Furtado (1980), entre outros. Os principais suportes teoricos usados para a realizacao da analise foram: Hahn (1978), Martin (2009), Vax (1965), entre outros. Apos a analise constatou-se que os dois contos atendem perfeitamente aos objetivos desta pesquisa, uma vez que, nas duas narrativas, se mostra de forma clara, a presenca de varios elementos de influencia do ocultismo, esoterismo e pseudociencias, fato este que cremos ressaltar a relevancia de nosso estudo.
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Interno - 1652197 - JUAN IGNACIO JURADO CENTURION LOPEZ