PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: ISABELLE DE ARAÚJO PIRES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLE DE ARAÚJO PIRES
DATA: 25/03/2019
LOCAL: Sala 511
TÍTULO: A SEMIÓTICA APLICADA A POEMAS INTERMÍDIA DE AUGUSTO DE CAMPOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LITERATURA NA CONTEMPORANEIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Semiótica. Poéticas Visuais. Intermídia.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Este trabalho surge a partir da vivencia da pratica docente e de estudos teoricosdesenvolvidos ao longo dos anos com o texto literario, especificamente, as poeticasvisuais. Nessa investigacao, procuramos divulgar essa poetica e, dentro desse vastouniverso, elegemos cinco poemas intermidia de Augusto de Campos. Assim sendo, essapesquisa, alem de creditar visibilidade ao poeta mencionado, aborda a possibilidade doestudo das poeticas visuais e suas relacoes com as diversas midias. Para a apreciacaodos poemas nos liames desse estudo, buscamos ampliar nossa discussao, que procuraobservar os dialogos entre a poetica visual intermidia de Augusto de Campos e o ensinode literatura, especialmente na contemporaneidade, cujos leitores nascem no primado dacomunicacao multimidiatica. Nosso objetivo geral foi, portanto, estabelecer umaabordagem investigativa e dialetica da poetica experimental de Augusto de Camposcom o ensino de literatura na atualidade, a partir do estudo critico de poemas intermidia,utilizando os conceitos extraidos da Teoria Geral dos Signos, de Charles SandersPeirce. Nos objetivos de natureza mais especifica, discutimos acerca do Concretismo eda poesia experimental de Augusto de Campos e suas contribuicoes literarias;apontamos o modo de atribuicao semiotica e relacoes intermidia e suas transfiguracoes ecombinacoes criativas com outros sistemas, num corpus composto por cinco poemas:Poema-bomba, Cidade, SOS, Greve, Criptocardiograma. Nesse interim, analisamos ossubsidios dessa poesia experimental potencializada pelas midias digitais tecnologicas para o ensino de literatura, considerando uma concepcao mais ampla de texto em consonancia com uma sociedade onde a tecnologia avanca gradativamente. A pesquisas e configura qualitativa, bibliografica e exploratoria, descritiva e explicativa de estudos criticos e teoricos. Nosso aporte teorico contou com os estudos de Peirce (1975; 2005),Campos (1975; 1986; 2017; 2018, entre outros), Noth (1996;1997), Plaza (2003),Pignatari (1975;1979;1987), Santaella (1986; 1992; 1995; 2000; 2004), Ferraz Junior(2005; 2012; 2014), Claus Cluver (2014) e Dick Higgins (1984), Lajolo (2001; 1984),Pinheiro (2002), Colomer (2007), entre outros. A apreciacao transcorreu ainda pelaBase Nacional Comum Curricular, Etapa ensino medio, BNCC (2017, 2018), pelos Referenciais Curriculares para o ensino medio na Paraiba (2006) e pelas Orientacoes Curriculares Nacionais para o ensino medio (2006), que subsidiam o ensino medio no Brasil. Alem disso, aplicamos uma entrevista semiestruturada com o poeta Augusto de Campos, que versou sobre o legado do Concretismo no Brasil, seu percurso poetico, as abordagens de textos experimentais na educacao basica e os novos projetos enquanto autor. Construimos nao apenas uma descricao e analise, mas tambem buscamos promover discussoes sobre uma experiencia de leitura num conjunto sociocultural especifico que ganha maior relevancia em contexto contemporaneo.
Presidente - 1439887 - EXPEDITO FERRAZ JUNIOR
Externo à Instituição - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO