PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAÍSSA VALE MIRANDA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAÍSSA VALE MIRANDA CAVALCANTE
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Ambiente da professora Ana
TÍTULO: IDENTIDADE DE GÊNERO MASCULINA NO ROMANCE O MOLEQUE RICARDO, DE JOSÉ LINS DO REGO
PALAVRAS-CHAVES: Gênero; Masculinidades; José Lins do Rego
RESUMO: O objetivo do presente trabalho trata-se da investigação da identidade de gênero masculina no romance O Moleque Ricardo (1935) de José Lins do Rego. Com raízes na oralidade, a obra de José Lins do Rego nos conduz a uma representação de tradições paraibanas profundamente arraigadas na cultura local. Portanto a escolha deste corpus é de fundamental importância, pois através deste lançaremos um olhar para a construção desse gênero na literatura paraibana dos anos 30, afim de esclarecer questões enraizadas na cultura local que servem de sustentáculo para uma conjunto de desequilíbrios que permanecem nas relações entre homens e mulheres até os dias de hoje, tornando-as cada vez mais desastrosas. Durante a elaboração do nosso trabalho, contextualizamos historicamente os estudos sobre masculinidade e fazemos uma análise sociológica sobre as relações afetivas que envolvem o protagonista Ricardo e as personagens femininas com as quais ele se relaciona, suas primeiras namoradas Guiomar e Isaura e sua esposa: Odete. Servem de arcabouço teórico para o nosso trabalho as contribuições realizadas por Bourdieu (2002), Badinter (1993) e Honório (2012).
Presidente - 1347382 - ANA CRISTINA MARINHO LUCIO
Externo ao Programa - 1056140 - RINAH DE ARAUJO SOUTO