PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JANAINA DA CONCEIÇÃO JERONIMO LIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA DA CONCEIÇÃO JERONIMO LIRA
DATA: 25/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Haicai e Poesia Visual: Tessituras/ Tecituras da Poesia Brasileira à Luz da Semiótica
PALAVRAS-CHAVES: Haicai; Poesia visual; Augusto de Campos; Paulo Leminski; Ideograma; Semiótica Peirceana
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta pesquisa dedicou-se ao estudo comparativo entre a poesia visual e o haicai, tendo como impulso investigativo as contribuições estéticas dessas formas poéticas para a poesia contemporânea em nosso país. Para tal fim, elegemos os poemas visuais de Augusto de Campos e os haicais de Paulo Leminski, verificamos, então, em quais aspectos a poética desses autores se aproxima e ou se distancia esteticamente e quais as consequências teóricas dessa aproximação ou distanciamento. Escolhemos para compor o corpus da pesquisa poemas de Augusto, distribuídos na obra: Viva Vaia (2014), que reúne poemas de 1959-1979. Utilizamos, de igual modo, haicais de Leminski, que apresentam recursos visuais em sua constituição, publicados pela primeira vez no livro Caprichos e Relaxos (1983), atualmente reunidos no livro Toda Poesia (2013). Constatamos que um dos vieses que aproxima a poética desses autores é uma inclinação para o diálogo com a tradição oriental, baseada no modo de compor inspirado nos ideogramas japoneses, cuja influência foi um “divisor de águas” para muitos poetas ocidentais, no século XX, reverberando igualmente nas produções do século XXI. Realizamos a análise do corpus da pesquisa à luz da Teoria Geral dos Signos, elaborada pelo pensador norte-americano Charles Sanders Peirce. Priorizamos, assim, as três categorias do signo que formam a mais importante das tricotomias consideradas pelo pesquisador norte-americano em sua gramática especulativa: o símbolo, o índice e o ícone; dessa última categoria, ressaltamos a sua subclassificação: a imagem, o diagrama e a metáfora. Utilizamos como aportes teóricos os estudos de Décio Pignatari (2004), Ezra Pound (2006), Ernest Fenollosa (2000), Expedito Ferraz Júnior (2012), Haroldo de Campos (2000), Winfried Nöth (2003), Lúcia Santaella (2012), Peirce (2015) (Roman Jakobson (1995), dentre outros autores.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1285167 - ELAINE CRISTINA CINTRA
Presidente - 1439887 - EXPEDITO FERRAZ JUNIOR
Externo à Instituição - FLAVIANO MACIEL VIEIRA
Externo à Instituição - JOSE HELDER PINHEIRO ALVES
Externo à Instituição - LUCIANO BARBOSA JUSTINO