PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FLAVIA VALERIA SALVIANO SERPA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA VALERIA SALVIANO SERPA
DATA: 30/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: DOS ESPELHOS NARCÍSICOS À METAMORFOSE: IMAGENS MELANCÓLICAS DO CORPO EM O BURACO DE LUIZ VILELA E CARTAS A UNA SEÑORITA EN PARIS DE JULIO CORTÁZAR
PALAVRAS-CHAVES: Análise literária, Corpo, Melancolia, Narcisismo, Psicanálise.
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: O inconsciente desborda e se inscreve no corpo com a mesma violência que O Senhor açoita o seu escravo e é desde esta perspectiva que o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise acerca do emprego da figura animal na construção literária como significante do caráter anímico do sujeito. Para tanto, tomamos como primeiro objeto de estudo o conto O buraco, de Luiz Vilela, presente na obra Tremor de terra, escrita em 1967. Na trama vamos acompanhando como o personagem começa sua fixação em cavar um buraco desde a infância e aos poucos vão acontecendo transformações físicas e anímicas, fazendo que ele comece a caminhar de quatro até que, por fim, se transforme completamente em um tatu, distanciando-se da superfície. E tomamos como segundo objeto de estudo o conto Carta a una señora en Paris, de Júlio Cortázar presente na obra Bestiario, escrita em 1951. No conto personagem vomita regularmente coelhinhos e vive a angústia de ser descoberto a qualquer momento, o que o leva a vomitar mais coelhinhos até que seu desespero o leva ao final trágico. Para que pudéssemos realizar o nosso estudo, enveredamos pelos pressupostos psicanalíticos que nos deram suporte para analisar como ocorre a metamorfose do personagem Zé no O buraco, e como se manifestam os sintomas do personagem do conto Carta a una señorita en Paris a causa de seus estados anímicos. Para isso, recorremos primeiramente aos pressupostos freudianos (1914) e aos estudos lacanianos (1965) que versam sobre o narcisismo como uma fase na qual são construídas as imagens que o sujeito leva por toda a vida. A continuação, fizemos um recorrido sobre os pressupostos teóricos de NASIO (2009) que versam sobre o corpo e o entendimento de corpo para a psicanálise, considerando que é nele que se manifesta o inconsciente. Posteriormente nos debruçamos sobre os pressupostos teóricos de LAMBOTTE (1997) que nos apresenta a melancolia como um transtorno narcísico no qual o sujeito sofre a falta relacionada a uma deficiência da sua primeira imago. Através de nosso estudo pudemos observar que dentro do campo dos estudos literários é possível pensar as metamorfoses bem como as manifestações dos sintomas, como uma representação do inconsciente no corpo e que os pressupostos psicanalíticos nos dão suficientes subsídios para fazer uma análise literária mais profunda, bem como, conhecimento daquilo que forma a subjetividade humana.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Presidente - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Externo ao Programa - 1673852 - JAILTO LUIS CHAVES DE LIMA FILHO