PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: ALANA NATALÍCIA VASCONCELOS DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANA NATALÍCIA VASCONCELOS DE ARAÚJO
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Auditório do Centro de Ciências da Saúde (Nutrição - Enfermagem)
TÍTULO: EFEITO DO JEJUM INTERMITENTE DURANTE A PRÉ-CONCEPÇÃO E SUA REPERCUSSÃO SOBRE OS PARÂMETROS FÍSICOS, COMPORTAMENTAIS, BIOQUÍMICOS E HISTOLÓGICOS NA PROLE
PALAVRAS-CHAVES: Alimentação com restrição de tempo; Ácidos graxos; Cérebro; Concepção; Neurodesenvolvimento; NF-kB
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: O jejum intermitente tem sido apontado como um protocolo dietético promissor para perda de peso e controle do metabolismo, mas seus efeitos ainda não foram relatados na literatura em descendentes quando utilizado no período pré-concepção, considerando que o estado nutricional da mãe tem influência direta no neurodesenvolvimento e crescimento do feto. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do jejum intermitente nos parâmetros físicos, comportamentais, bioquímicos e histológicos em ratas tratadas durante a pré-concepção e seu impacto na prole ao longo da vida. Dezesseis ratas Wistar fêmeas foram randomizadas nos grupos controle (GC) e jejum intermitente (JI), que consumiram, respectivamente, dieta controle ad libitum (AIN-93) e acesso à ração por 8h, seguida de 16h de jejum durante 28 dias. Após a intervenção, as ratas foram avaliadas quanto ao comportamento semelhante à ansiedade, utilizando o Teste de Campo Aberto e o Labirinto em Cruz Elevado. Ao final da lactação, as mães foram novamente submetidas a testes de ansiedade, sendo avaliados o consumo alimentar, parâmetros somáticos, perfil bioquímico e histologia cerebral. Na prole foram analisadas a ontogenia reflexa, a maturação somática e o desenvolvimento físico durante os primeiros 21 dias de vida. Nas fases adolescência (T45) e adulta (T90) foram realizados os testes Campo Aberto, Labirinto em Cruz Elevado, Transição Claro-Escuro, Habituação em Campo Aberto, Reconhecimento de Objetos e Labirinto Aquático de Morris. Durante a pré-concepção, não houve diferenças de peso entre os grupos, mas foi encontrada redução no consumo de energia nas mães IF durante a 1ª, 2ª e 4ª semanas. Durante a gravidez e a lactação, o peso corporal e o consumo de energia foram semelhantes entre os grupos. O JI não alterou o desempenho reprodutivo ou o peso das mães durante o período pré-concepcional. Observou-se aceleração da colocação das vibrissas e parâmetros de geotaxia negativos da ontogênese reflexa, bem como antecipação dos seguintes indicadores de desenvolvimento físico: desdobramento da orelha, erupção dos incisivos superiores e dentes inferiores na prole do IF. Embora o tecido nervoso não apresentasse alterações histológicas, a quantidade de alguns ácidos graxos cerebrais foi maior quantidade na prole do FI como o ácido dihomo-γ-linolênico (0,66 ± 0,01%) e o ácido eicotrienóico (0,58 ± 0,03%). O JI durante a fase pré-concepcional nas ratas teve efeito ansiolítico, que se manteve mesmo após sua interrupção, após a fase de lactação. O JI materno durante a pré-concepção reduziu o comportamento ansioso na prole em T45 e T90. No entanto, o IF aumentou a concentração cerebral de NF-kB sem alterar os parâmetros murinométricos de mães e descendentes adultos. Ademais, o JI melhorou a aquisição da mémoria de curto e longo prazo na prole. Os resultados mostraram que o FI na pré-concepção não alterou parâmetros somáticosnas mães e na prole, porém promoveu efeitos benéficos no neurodesenvolvimento da prole ao longo da vida, com destaque para o efeito ansiolítico nas mães e na prole, os quais podem estar relacionados ao aumento da concentração cerebral de NF-kB e perfil de ácidos graxos cerebrais.
Externo à Instituição - CAMILA CAROLINA DE MENEZES SANTOS BERTOZZO
Presidente - 1553557 - JAILANE DE SOUZA AQUINO