PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216/7058

Outras Informações

INFORMAÇÕES GERAIS DO PROCESS DE ADMISSÃO NOS CURSOS OFERECIDOS PELO PPGCN/UFPB

 Poderão inscrever-se para a seleção de entrada nos cursos de mestrado e doutorado do PPGCN candidatos portadores de diplomas de curso de nível superior e de mestrado, respectivamente, reconhecidos pelo Ministério da Educação.

As inscrições dos candidatos concluintes de cursos de graduação ou de mestrado nos processos de seleção do PPGCN serão asseguradas na forma disposta no Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPB.

Os candidatos concluintes de cursos de graduação ou de mestrado de que trata o caput deste artigo deverão apresentar declaração emitida pela coordenação do seu curso que ateste a possibilidade de sua conclusão antes do início da data da primeira matrícula em disciplinas do PPGCN.

            O colegiado do programa fixará, fazendo constar no edital de seleção, os prazos e o número de vagas, com base na capacidade de orientação de trabalho final dos docentes permanentes e relação orientando-orientador, considerando as recomendações da CAPES, fluxo de entrada e saída de discentes nos últimos anos e capacidade de pesquisa instalada do programa.

Para a inscrição dos candidatos no processo seletivo do PPGCN será exigido:

            I – certificado de conclusão do curso de graduação ou de mestrado, ou de concluinte, na hipótese da concessão nos temos do §1º e 2º do Artigo 18 do presente Regulamento;

II – Curriculum vitae, confeccionado obrigatoriamente no modelo Lattes, instruído da documentação comprobatória;

III – preenchimento de formulário de inscrição (on-line) fornecido pela secretaria do programa, acompanhado de fotografia 3x4 (três por quatro);

IV – cópia de identidade, do CPF ou do registro geral de estrangeiro, para os candidatos brasileiros ou não, respectivamente;

V – prova de estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidato brasileiro de sexo masculino;

VI – prova de estar em dia com a Justiça Eleitoral;

VII – comprovante de depósito da taxa de inscrição.

Os pedidos de inscrição deverão ser analisados pela secretaria do PPGCN, cabendo ao coordenador, à vista da regularidade da documentação apresentada, o deferimento ou indeferimento da inscrição do candidato.

A inscrição será efetuada pelo candidato, conforme especificações contidas em Chamada Pública de Seleção.

O processo de seleção para ingresso de discentes nos cursos do PPGCN estará a cargo de uma comissão de professores aprovada pelo colegiado do programa e designada por portaria. As regras do exame de seleção para ingresso e matrícula no PPGCN serão definidos a cada processo seletivo pelo colegiado do programa, constando na Chamada Pública de Seleção as etapas previstas para o ingresso mencionado, inclusive os critérios de avaliação.

          Para inscrição no processo de seleção dos cursos de mestrado e doutorado o PPGCN será exigido comprovante de capacidade de leitura e interpretação em língua Inglesa emitido nos últimos dois anos. Adicionalmente, o candidato que for aprovado e classificado para ingresso no curso de doutorado terá um prazo máximo de 24 meses, após a matrícula no Curso, para apresentar certificado de proficiência em uma segunda Língua Estrangeira (Espanhol ou Francês). Para os candidatos estrangeiros, será exigido no ato da inscrição, além do comprovante de capacidade de leitura de língua inglesa, certificado de proficiência em língua portuguesa. Os pontos de corte e tipos de documentos aceitos para comprovação de capacidade de leitura e interpretação em língua estrangeira, bem como da proficiência em língua portuguesa, serão especificados na Chamada Pública de Seleção.

Nota: Portadores de título de doutor na área de Nutrição ou em áreas conexas poderão candidatar-se à realização de estágio pós-doutoral no PPGCN, devendo ser solicitado diretamente pelo proponente ao supervisor, o qual deve ser um docente vinculado ao programa. O candidato ao estágio de pós-doutorado deverá apresentar carta de aceite do supervisor, currículo Lattes e plano de trabalho, incluindo as atividades de pesquisa e ensino que serão desenvolvidas junto ao PPGCN. Estes documentos serão apreciados pelo colegiado do programa, conforme normas específicas.

As inscrições no processo de seleção dos cursos de mestrado e doutorado do PPGCN tem ocorrido inteiramente por meio de uma plataforma digital disponibilizada pela UFPB, com link direto para tal funcionalidade disponível na homepage do Programa, possibilitando a inscrição remota de candidatos brasileiros e estrangeiros.