PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: LUCAS ALVES CARNEIRO DOS SANTOS

DISCENTE: LUCAS ALVES CARNEIRO DOS SANTOS
DATA: 26/10/2023
LOCAL: Auditório do Centro de Ciências da Saúde (Nutrição - Enfermagem)
TÍTULO: RELAÇÃO DOSE-RESPOSTA DE UM MIX DE CEPAS POTENCIALMENTE PROBIÓTICAS (Limosilactobacillus fermentum 139, 263 e 296) NA MICROBIOTA INTESTINAL DE RATOS WISTAR MACHOS E FÊMEAS
PALAVRAS-CHAVES: probióticos; Limosilactobacillus fermentum; microbioma gastrointestinal; dosagem; sexos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: Probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados adequadamente, conferem benefícios à saúde do hospedeiro. Cepas de Limosilactobacillus fermentum 139, 263, e 296 potencialmente probióticas foram isoladas de subprodutos de frutas e caracterizadas em experimentos in vivo como imunomoduladoras, antioxidantes e hipolipemiantes. Apesar dos achados relevantes, ainda não foi elucidado se o mix com as três cepas de L. fermentum modula a microbiota intestinal de maneira dependente de dose e sexo. O presente trabalho objetivou avaliar a resposta da composição e diversidade da microbiota intestinal de ratos Wistar machos e fêmeas saudáveis com a administração de diferentes doses do mix probiótio composto por L. fermentum 139, 263, e 296. Trinta ratos Wistar (15 machos e 15 fêmeas) foram divididos em grupo controle (CTL), que recebeu soro fisiológico como placebo, grupo recebendo uma dose de 108 UFC/mL do mix de L. fermentum (Lf-108) e o terceiro grupo que recebeu uma dose de 1010 UFC/mL do mix de L. fermentum (Lf-1010) por 90 dias. Após esse período a composição da microbiota intestinal foi avaliada através de sequenciamento genético. O mix probiótico não modificou a proporção Firmicutes/Bacteroidetes em fêmeas, mas a administração nos grupos Lf-108 e Lf-1010 foi capaz de reduzir essa proporção em ratos machos. Também foi visto uma mudança na abundância relativa em filo, família e gênero de bactérias. Foi observado uma relação do aumento da abundância relativa de Lachnospiraceae com menores níveis de IL-1β, além da relação de maior abundância relativa de Lactobacillaceae com aumento dos níveis de IL-10. O tratamento na dosagem de Lf-1010 também aumentou a diversidade alfa na microbiota intestinal de ratos machos. É possível concluir que o tratamento com doses diferentes do mix de L. fermentum promoveu mudanças na microbiota intestinal de ambos os sexos relacionado a sua quantidade de filo, famílias e gêneros estudados, com associação a possíveis efeitos positivos à saúde do hospedeiro.
Interno - 009.752.504-93 - FILLIPE DE OLIVEIRA PEREIRA - UFPB
Presidente - 2293231 - JOSE LUIZ DE BRITO ALVES