PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: THAÍS DA CONCEIÇÃO PEREIRA

DISCENTE: THAÍS DA CONCEIÇÃO PEREIRA
DATA: 22/02/2024
LOCAL: Auditório do Centro de Ciências da Saúde (Humberto Nóbrega) - http://meet.google.com/cxk-tchp-tfy
TÍTULO: INSEGURANÇA ALIMENTAR, GÊNERO E RAÇA/COR: um estudo no semiárido nordestino
PALAVRAS-CHAVES: Insegurança Alimentar; Estudos de gênero; Raça; Iniquidade Social.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: Dentre os determinantes sociais da insegurança alimentar (IA), a desigualdade de gênero e raça/cor se revelam nas questões de segurança alimentar como fatores de vulnerabilidades que determinam e potencializam os níveis de gravidade da IA. O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre a insegurança alimentar, gênero e raça/cor das pessoas de referência dos domicílios de um município do semiárido nordestino. Trata-se de um estudo transversal realizado por meio de entrevistas domiciliares (n=737) utilizando-se de questionário semiestruturado e a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) com famílias residentes nas zonas urbana e rural do município de Cuité-PB. Foram criados perfis de gênero e raça/cor autodeclarados (homem branco, mulher branca, homem negro e mulher negra) e analisados com a segurança alimentar e níveis de IA (leve e moderada/grave). Modelos de regressão logística multinomial foram aplicados para estimar a associação entre os perfis com os níveis de IA ajustados a partir de condições socioeconômicas e demográficas (idade, estado civil, escolaridade, ocupação, número de moradores, criança/adolescente no domicílio, renda per capita familiar, acesso ao bolsa família, área de moradia e tipo de domicílio). Verificou-se que o risco de estar em IA moderada/grave foi 5,1 vezes maior (IC 95%: 1,8–14,8) nos domicílios cuja mulher negra era a pessoa de referência, 4,8 (IC95%: 1,4–16,0) e 4 (IC95%:1,2–13,7), entre as mulheres brancas e homens negros, respectivamente, quando comparado com homens brancos. A renda per capita familiar mensal <=¼ SM e a baixa escolaridade, se associaram significativamente com o desfecho de IA moderada/grave. Assim, esses determinantes devem estar inseridos na formulação e implementação de políticas públicas, estratégias e ações relacionadas à IA favorecendo e garantindo a justiça social e o direito à alimentação adequada.
Presidente - 043.754.484-23 - POLIANA DE ARAÚJO PALMEIRA - UFPB
Interno - 1690607 - RAFAELA LIRA FORMIGA CAVALCANTI DE LIMA