PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: ANA CLAUDIA PALITOT DE OLIVEIRA LIMA NUNES

DISCENTE: ANA CLAUDIA PALITOT DE OLIVEIRA LIMA NUNES
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Auditório do Centro de Ciências da Saúde (Humberto Nóbrega)
TÍTULO: PREVALÊNCIA DA SÍNDROME METABÓLICA EM PACIENTES COM PSORÍASE ATENDIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: obesidade; fatores de risco; circunferência da cintura; índice de massa corpórea
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: A prevalência de psoríase, uma doença inflamatória da pele e imunomediada ao longo da vida, tem crescido em todo mundo, e a síndrome metabólica (SM), uma condição que reúne fatores de risco importantes, tem sido observada frequentemente nesses indivíduos. É de consenso na literatura que pacientes portadores de patologias imunomediadas apresentam um quadro de inflamação crônica, semelhante ao encontrado nas desordens metabólicas. Considerando o número crescente de indivíduos com SM e psoríase, assim como as poucas evidências capazes de explicar os possíveis mecanismos envolvidos na coexistência dessas doenças, essa pesquisa teve como objetivo, determinar a prevalência da SM em pacientes com psoríase e associar com outros fatores de risco. Trata-se de um estudo transversal, recortado do projeto intitulado “Efeito da suplementação com megadose de vitamina D3 sobre os marcadores inflamatórios, estresse oxidativo, e influência dos polimorfismos rs4516035 e rs731236 do gene VDR em pacientes com psoríase” que foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), pelo qual recrutou-se 146 indivíduos com psoríase, acompanhados pelo Centro de Referência de Apoio e Tratamento de Psoríase da Paraíba. Foram incluídos no estudo os 146 pacientes que compareceram à consulta dermatológica no Centro de Referência de Apoio e Tratamento de Psoríase da Paraíba e se enquadraram nos seguintes critérios de elegibilidade: diagnóstico clínico de psoríase e sem as seguintes condições: doença tireoidiana ou autoimune, neoplasias malignas, tuberculose ativa, grávidas e lactantes. Foram coletados dados pessoais, demográficos, aspectos clínicos e de estilo de vida, atividade física, antropometria, consumo alimentar e exames laboratoriais específicos: glicemia de jejum (GJ), colesterol total (CT) e frações, triglicerídeos (TG), 25 hidroxivitamina D (25(OH) D), paratormônio (PTH) e cálcio (Ca) e, posteriormente, foi feita a classificação da SM. Os resultados foram considerados com significância estatísticas se p < 0,005. Como resultado dessa pesquisa, encontrou-se uma significante prevalência da SM em pacientes com psoríase e de outros fatores de risco. Uma forte associação foi constatada entre a SM e o índice de massa corpórea (IMC), tendo sido encontrados valores significativamente maiores em indivíduos com psoríase e SM, com P < 0,000, quando comparados ao grupo sem a condição, ressaltando que o sobrepeso e a obesidade têm alta frequência nesses indivíduos. A idade teve associação com essa coexistência, com P < 0,001. Em relação ao sexo, o os homens apresentaram um risco elevado maior quanto à circunferência da cintura (CC), P < 0,014, quando comparado às mulheres, sugerindo que indivíduos do sexo masculino apresentam um maior risco cardiovascular na população estudada. Outrossim, o percentual da amostra de indivíduos com sobrepeso e obesidade foi de 78,8%, tendo esse grupo apresentado associações com outros riscos cardiovasculares, tais foram: CC, pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD), TG, lipoproteína de alta densidade (HDL), GJ e com a uréia e a enzima alanina aminotransferase (TGP). Um teste de regressão identificou, que a CC foi o fator de risco mais preditivo para essa condição na população estudada, evidenciando que o sobrepeso e obesidade devem ser combatido nesses pacientes.
Externo ao Programa - 3145833 - ESTHER BASTOS PALITOT DE BRITO
Presidente - 335378 - MARIA DA CONCEICAO RODRIGUES GONCALVES