PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: RENATA DUARTE MOREIRA CAVALCANTE DE ARAÚJO

DISCENTE: RENATA DUARTE MOREIRA CAVALCANTE DE ARAÚJO
DATA: 29/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/shg-utgf-eeu
TÍTULO: DIVERSIDADE DA MICROBIOTA DOS FERMENTOS NATURAIS COLETADOS EM DIFERENTES REGIÕES CLIMÁTICAS DO ESTADO DA PARAÍBA E SELEÇÃO DE LEVEDURAS DE INTERESSE PARA O MERCADO DA PANIFICAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: fermento natural; ecologia microbiana; testes biotecnológicos; seleção de leveduras; cultura staters
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: O uso da fermentação natural tem crescido em todo mundo. A qualidade final do pão é influenciada pela atividade metabólica da microbiota do fermento natural, que é influenciada por parâmetros que permitem a seleção das cepas microbinaas pela adaptação às condições dos processos fermentativos do fermento natural. Dentre esses parâmetros, a origem geográfica e a temperatura de propagação têm demonstrado forte influência nessa diversidade. A inoculação direta de culturas puras com propriedades desejadas permite um maior controle da microbiota e, por isso, o interesse em culturas iniciadoras para utilizar em fermento natural tem crescido e requerido melhor entendimento sobre a diversidade genética e fenotípica de cepas para exploração em processos tecnológicos. Esse estudo inovador, teve por objetivo caracterizar a diversidade microbiana de fermentos naturais coletados em diferentes regiões climáticas do estado da Paraíba e avaliar a viabilidade tecnológica das leveduras isoladas nesse fermento. Foram coletadas 04 amostras de fermentos naturais que contemplaram as 03 regiões climáticas do estado, são elas: úmida, subúmida e semiárida, representadas pelos municípios de João Pessoa, Solânea e Cajazeiras, respectivamente. As cepas de BAL e leveduras foram isoladas e identificadas por MALDI-TOF e as leveduras foram submetidas aos seguintes testes de viabilidade tecnológica: teste de fermentação de sacarose com formação de CO2, crescimento em diferentes temperaturas, formação de ácido e crescimento em diferentes concentrações de glicose e de pH. Foram obtidos 71 isolados, sendo 40 BAL e 31 leveduras. Das bactérias, 05 diferentes espécies foram identificadas: L. plantarum, Levilactobacillus brevis, Companilactobacillus paralimentarius Lacticaseibacillus paracasei e B. Cereus. Dentre as leveduras, todos os 31 isolados foram identificados como Saccharomyces serevisiae. Estes foram submetidos aos testes de viabilidade tecnológica, sendo identificado, através da Análise de Componentes Principais (PCA), que as cepas S. cerevisiae 127 (Cajazeiras) e S. cerevisiae 57 (João Pessoa B) apresentam maior destaque quanto a formação de CO2, associado a viabilidade de crescimento em pH 3,5, características relevantes na seleção de cultura starters. Ambas cepas foram identificadas também pelo sequenciamento de DNA como S. cerevisiae. Com o presente estudo, foi possível fazer um panorama da microbiota dos fermentos naturais de nosso estado, o que ainda não existe, contribuindo assim para o fornecimento dos dados sobre a diversidade microbiana das massas fermentadas em nossa região, assim como identificar as leveduras com maior qualidade biotecnológica para uso como cultura starter.
Presidente - 2777487 - ESTEFANIA FERNANDES GARCIA
Interno - 2475887 - MARIA ELIEIDY GOMES DE OLIVEIRA