PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: FLÁVIA NUNES DE LIMA BARROSO

DISCENTE: FLÁVIA NUNES DE LIMA BARROSO
DATA: 29/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/ynh-vdrt-ssi
TÍTULO: IMPACTO DA INFLAMAÇÃO PLACENTÁRIA NA ANTROPOMETRIA DO RECÉM-NASCIDO
PALAVRAS-CHAVES: Gestação; Obesidade; Citocinas; Placenta; Recém-nascido
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: A gestação é um processo fisiológico no qual diversas alterações metabólicas e imunológicas ocorrem desde a implantação até o parto. O estado nutricional materno pré-gestacional e o ganho de peso excessivo durante a gestação estão ligados a elevados níveis de marcadores inflamatórios, o que pode prejudicar a saúde materna e do recém-nascido. O presente estudo possui como objetivo determinar o impacto da inflamação placentária na antropometria do recém-nascido. A população estudada foi de 64 gestantes recrutadas no momento do parto no Hospital Universitário da Paraíba, no período de fevereiro a setembro de 2023. Foram incluídas no estudo as gestantes submetidas a parto vaginal e cesáreo, com idade maior que 18 anos, gestação a termo. Foram excluídas as participantes com IMC pré-gestacional classificado como desnutrição, alterações fetais, natimorto, tabagistas e etilistas, doença infecciosa ativa, autoimune, hepática, renal, oncológica e psiquiátrica. Foi coletado sangue do cordão umbilical e tecido do vilo placentário. O plasma e o sobrenadante do homogenato do vilo placentário foram usados para a quantificação das citocinas IL-8, IL-1β e CCL2 por ensaio imunoenzimático (Elisa). Os dados foram analisados por meio de modelos de regressão linear múltipla, considerando p≤0,05, para avaliar associações entre as concentrações de citocinas no sangue do cordão umbilical, vilo placentário e antropometria do recém-nascido. No que se refere aos resultados obtidos por meio dos modelos de regressão linear múltipla, das citocinas avaliadas, IL-8, IL-1β e CCL2, houve associação significativa entre a IL-8 no plasma (p=0,04) e no vilo placentário (p=0,03) com a circunferência cefálica do recém-nascido após o controle de fatores de confusão. Houve também associação significativa entre IL-8 no vilo placentário (p=0,03) e circunferência abdominal do recém-nascido. Os resultados sugerem que o estado inflamatório alterado pode afetar a antropometria do recém-nascido, sendo a citocina IL-8 uma mediadora chave na regulação do ambiente inflamatório no útero, uma vez que está envolvida nos processos de modulação da resposta imune, angiogênicos e vasculares essenciais para o desenvolvimento fetal saudável.
Presidente - 1092870 - NAIARA NAIANA DEJANI
Interno - 335378 - MARIA DA CONCEICAO RODRIGUES GONCALVES