PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: VINICÍUS DIAS SILVA

DISCENTE: VINICÍUS DIAS SILVA
DATA: 25/02/2019
LOCAL: Sala de aulas do PPCEM no "Bolo do Noiva"
TÍTULO: Desenvolvimento de nanofibras eletrocatalíticas por Solution Blow Spinning para a reação de evolução de oxigênio
PALAVRAS-CHAVES: nanofibras, SBS, ferritas, H2, OER, water splitting.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: As atencoes globais com as mudancas climaticas tem exigido uma drastica reducao na dependencia dos combustiveis fosseis. Nesse contexto, o hidrogenio (H2) como combustivel tem sido considerado como a mais promissora fonte de energia renovavel para suprir a crescente demanda global. Entre os metodos de producao do H2, o processo chamado de water splitting (quebra da molecula de agua) e capaz de produzir H2 de alta pureza e de forma sustentavel atraves da eletrolise da agua. Isso ocorre atraves de duas semi-reacoes, ou seja, a Reacao de Evolucao do Hidrogenio (HER) e a Reacao de Evolucao do Oxigenio (OER). No entanto, a OER e uma reacao lenta devido as varias etapas envolvidas no processo. Embora os metais nobres, Ir, Ru, IrO2 e RuO2, sejam os catalisadores mais eficientes para OER, o alto custo, escassez e alto nivel de degradacao tem impulsionado pesquisas para o desenvolvimento de outros eletrocatalisadores a base de metais mais abundantes na terra (Ni, Cu, Co, Fe, Ca), focando na relacao custo-beneficio. Dentre as mais variadas nanoestruturas, as nanofibras (estruturas unidimensionais, 1D) se apresentam como eficientes suportes para catalise devido a sua elevada area superficial. Neste trabalho, o metodo Solution Blow Spinning (SBS) foi empregado para a producao de nanofibras ocas de uma serie de oxidos metalicos baseado em metais nao-nobres, com potencial para serem usados como eletrocatalisadores da OER em meio alcalino. A caracterizacao estrutural, morfologica e elementar dos materiais obtidos ocorreu pelas tecnicas de difracao de raios X (DRX), microscopia eletronica de varredura por emissao de campo (FESEM/EDS) e espectroscopia de fotoeletrons de raios X (XPS). Enquanto que o estudo do comportamento eletrocatalico se deu atraves das tecnicas de voltametria de varredura linear (LSV) e ciclica (CV), cronoamperometria (CA) e espectroscopia de impedancia eletroquimica (EIS). Os resultados mostraram que a estrutura da morfologia fibrilar coloca uma regra importante do desempenho global do eletrocatalisador, influenciando principalmente na area eletroquimicamente ativa (ECSA).
Presidente - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO
Interno - 1717727 - ELITON SOUTO DE MEDEIROS