PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Ital abre inscrições para Bolsa Jovem Pesquisador na área de contaminação de alimentos por embalagens

Candidatos devem ter doutorado em Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Materiais ou áreas afins, dentre outros requisitos

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado em Campinas (SP), oferece uma Bolsa Jovem Pesquisador para doutor em Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Materiais ou áreas afins, que possui experiência comprovada em pesquisa no Exterior e em técnicas instrumentais como cromatografia gasosa, cromatografia líquida e espectrometria de massas. Os interessados devem se inscrever até 13 de maio, seguindo as instruções do link http://www.ital.agricultura.sp.gov.br/oportunidades-contaminacao.php.

O bolsista atuará na investigação de contaminantes químicos de alimentos decorrentes da migração a partir de materiais de embalagem, portanto deve apresentar na candidatura produção científica de alto impacto na área, além de ter conhecimento sobre embalagens para contato com alimentos; toxicologia, relação estrutura química e potencial carcinogênico e de estudos de exposição de consumidores a contaminantes, e composição e química de materiais plásticos, formulações, condições de processamento e processos de degradação de plásticos. Outro requisito é saber a língua inglesa para leitura, redação científica e conversação.

Parte do Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP) do Ital, a bolsa oferecida é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com duração de 48 meses e valor de R$ 8.377,50 por mês, isenta de imposto de renda. O projeto de pesquisa a ser desenvolvido deve ampliar a atuação do Ital na área de Segurança e Saudabilidade de Alimentos, visando estabelecer competência e infraestrutura para estudo da ocorrência e do potencial de migração e de toxicidade de contaminantes não intencionalmente adicionados (NIAS) em materiais de embalagem destinado ao contato com alimentos.

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o Ital  é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), e conta com unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas-piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios, além do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela CGCRE/INMETRO. Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.