PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Nos dias 21 a 27 de Outubro de 2019, várias instituições do país estarão realizando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que ocorre desde o ano 2004, sempre nos meses de outubro, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Tal iniciativa tem o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, por meio de eventos que congreguem atividades de divulgação científica, tecnológica e de inovações. Este ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia estará em sua 16a. edição no país e terá como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A Bioeconomia se propõe a melhorar o processo de desenvolvimento econômico-social, através do uso de novas tecnologias que priorizem a qualidade de vida da sociedade e preservação do meio ambiente, através da aplicação de conhecimentos biológicos na agregação de valor às operações econômicas, resultando em produtos competitivos num ambiente sustentável. Para tanto, o interesse na biotecnologia – tecnologias que mesclam conhecimentos das áreas da Biologia, Computação, Matemática e afins - tem aumentado cada vez mais. A Universidade Federal da Paraíba estará promovendo suas comemorações alusivas à XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (XVI SNCT) de 21 a 25 de Outubro de 2019 nas dependências do seu Centro de Tecnologia, no Campus I, contemplando ciclo de palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos. Inserida no escopo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, através de sua Assessoria de Extensão, também realizará a IV Feira de Inovação e Tecnologia (IV FIT), que acontecerá no térreo do Bloco de Multimídia do CT, no dia 22/10/19 (terça-feira), das 8h às 18h. A Feira contemplará exposição de produtos e serviços inovadores e/ou melhorados - produzidos na instituição, por sua comunidade acadêmica e, também, por empresas. O objetivo da IV FIT é mostrar resultados de pesquisas feitas nos laboratórios e de trabalhos em empresas, muitas das quais otimizam o uso de recursos humanos, materiais, métodos de trabalho, máquinas e outros, alinhados com os princípios da Bioeconomia. A IV FIT contará com a presença de laboratórios da UFPB (FabLab, LEA), projetos e produtos de pesquisa da instituição, empresas convidadas (Officina Móveis, Gráfica Santa Marta, Reinova Soluções Energéticas, Euforia Sublimação e Arte, Ambientec JP,entre várias outras), além de diversas Empresas Juniores da instituição, tais como: Projeq – Empresa Júnior de Eng. Química e Química Industrial/UFPB; Otimize - Empresa Júnior de Eng. de Produção/UFPB; Mottora - Empresa Júnior de Eng. Mecânica/UFPB; Planej - Empresa Júnior de Eng. Civil e Arquitetura/UFPB; Engaja - Empresa Júnior de Eng de Alimentos/UFPB; Caracterize - Empresa Júnior de Engenharia de Materiais/UFPB; ECO’s - Empresa Júnior de Eng. Ambiental /UFPB; SIE (Soluções em Inovação e Energia) - Empresa Júnior de Engenharia de Energias Renováveis/UFPB; EJA - Empresa Júnior de Administração/UFPB; Contábilis - Empresa Júnior de Contabilidade/UFPB; Elabora - Empresa Júnior de Comunicação e Mídias Digitais/UFPB; Candeeiro - Empresa Júnior de Direito/UFPB; Líderi - Empresa Júnior de Relações Internacionais. No dia 23/10/19 (quarta-feira), o térreo do Bloco de Multimídia do CT abrigará uma exposição de cursos de graduação de Engenharias, de Arquitetura e Urbanismo e de Biotecnologia, para alunos do 3º. ano do Ensino Médio, bem como visitação a laboratórios do CT/UFPB, dentre outras atividades. Também serão expostos para a visitação desses alunos, neste mesmo dia, os projetos UFPBaja, Motorius Motostudent, Aerojampa e Fórmula UFPB.