PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
32167063/7063

Notícias


Bolsa Jovem Pesquisador destinada à investigação em metalografia e composição de ligas de alumínio para embalagem

Candidato deve ter experiência de dois anos após conclusão do doutorado em Engenharias de Alimentos, de Materiais e Metalúrgica, Química ou áreas afins

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas até 16 de        março para uma Bolsa Jovem Pesquisador destinada à investigação de materiais metálicos para embalagem – inscreva-se. O selecionado atuará no Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital, em Campinas, onde deverá desenvolver projeto de pesquisa na área de Inovação em Produtos e Processos com enfoque na composição e microestrutura de chapas de alumínio para produção de latas DWI.

O candidato deve ser doutor em Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Química ou áreas afins, com expressiva produção científica ou tecnológica e experiência bem-sucedida após o doutorado por pelo menos dois anos em grupo de pesquisa fora do Brasil internacionalmente competitivo.

Como o objetivo do selecionado será estabelecer competência e infraestrutura para estudos de metalografia, composição química e resistência à corrosão de ligas de alumínio utilizadas na produção de latas para acondicionamento de bebidas, é necessário comprovar experiência prática em técnicas instrumentais como microscopia eletrônica de varredura e espectrometria de raios-X por dispersão de energia e espectroscopia de impedância eletroquímica.

Também são requisitos conhecimentos sobre materiais não ferrosos (alumínio), embalagens metálicas, técnicas metalográficas, microestrutura do alumínio e processos de corrosão de materiais metálicos, além de nível de língua inglesa suficiente para leitura, redação científica e conversação.

Parte do Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP) do Ital, a bolsa oferecida é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com duração de 48 meses e valor de R$ 8.152,20 por mês, isenta de imposto de renda.

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o Ital é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), e conta com unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, termoprocessamento e embalagens; 15 plantas-piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios, além do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela Cgcre/Inmetro. Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.