PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Tese do PPCEM/UFPB recebe menção honrosa em premiação da Capes 2020

A tese premiada com menção honrosa na CAPES, no ano de 2020, intitulada “Avaliação das propriedades magnéticas, hipertérmicas e eletroquímicas de ferritas do tipo espinélio (MFe2O4, = Co, Ni e Cu) obtidas via método sol-gel proteico”, foi defendida pela Dra. Luciena dos Santos Ferreira no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPCEM/UFPB, sob a orientação do Prof. Daniel Araújo de Macedo e co-orientação do Prof. Marco Antonio Morales Torres (Departamento de Física da UFRN). A autora da tese destaca que o estudo realizado aponta para o uso de nanopartículas ferrimagnéticas, preparadas usando agar-agar como polimerizante orgânico, em magnetohipertermia e dispositivos eletroquímicos de armazenamento de energia e produção de hidrogênio. As atividades de pesquisa realizadas ao longo de 4 anos culminaram em 3 produtos de destaque: a publicação de dois artigos científicos (Qualis A1 e Qualis A2 na área de avaliação Materiais) e um pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O Prof. Daniel Macedo, líder do Grupo Interdisciplinar de Materiais e Eletroquímica (GIME) da UFPB e orientador do trabalho de tese, ressalta a importância de estudos como este para atender à crescente demanda mundial por tecnologias de produção e armazenamento de energia.

A Coordenação.