PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAN DE OLIVEIRA FEITOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN DE OLIVEIRA FEITOSA
DATA: 28/02/2014
LOCAL: CT
TÍTULO: Estudo das variáveis de cor e tonalidade nas cerâmicas sem revestimento e das correlações com suas propriedades tecnológicas
PALAVRAS-CHAVES: cor, variáveis de mistura, cerâmica sem revestimento, argilas.
RESUMO: A cor obtida após a queima das peças cerâmicas sem revestimento é uma característica que pode constituir fator determinante na escolha do produto final pelo consumidor que se apresenta cada vez mais criterioso, exigindo a oferta de produtos mais uniformes, associando sempre os aspectos estéticos às propriedades tecnológicas dos produtos. A indústria de cerâmica estrutural, ICE, tem caminhado, mesmo que lentamente, para efetivação de um controle mais rigoroso no desenvolvimento dos seus produtos. No entanto, pesquisas e estudos que busquem correlacionar as variáveis de cor das peças cerâmicas às suas propriedades tecnológicas, auxiliando assim o processo produtivo na ICE, praticamente não existem. Nesse sentido o objetivo principal desse trabalho é estudar as variáveis que realmente influenciam na formação da cor das cerâmicas estruturais, bem como associar essas variações de cor e tonalidades às propriedades tecnológicas das peças cerâmicas. Foi desenvolvido um projeto experimental dividido em cinco etapas. Na primeira etapa é apresentado todo o procedimento de coleta, preparação e caracterização das matérias primas utilizadas. Na segunda etapa é feita a avaliação da variação da cor das peças cerâmicas em função da composição química das amostras. De posse dos resultados da etapa II foi feita a eliminação de duas amostras e então feita a análise da variação da cor em função da temperatura, tempo de patamar, densidade e atmosfera do forno, configurando assim a etapa III. Na etapa IV foi realizada a avaliação das propriedades tecnológicas das peças cerâmicas desenvolvidas em função das variáveis analisadas como significativas na variação da cor. Por fim na etapa V foi feita a análise microestrutural das peças cerâmicas com a finalidade de investigar possíveis fases geradas durante o processo de sinterização. Espera-se obter resultados que ajudem a compreender e controlar as variáveis de cor na fabricação de cerâmicas estruturais sem comprometer as propriedades tecnológicas finais requeridas por esses produtos.
Presidente - 1705877 - RICARDO PEIXOTO SUASSUNA DUTRA
Interno - 1737199 - LISZANDRA FERNANDA ARAUJO CAMPOS