PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: JOSÉLIA DA SILVA LEITE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉLIA DA SILVA LEITE
DATA: 28/02/2022
LOCAL: meet.google.com/rjg-pnxc-tun
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE RESINA COMPOSTA ODONTOLÓGICA À BASE DE HIDROXIAPATITA E PENTOXIDO DE NIÓBIO
PALAVRAS-CHAVES: Resina Composta; Pentóxido de Nióbio; Hidroxiapatita; Materiais; Odontológicos
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
RESUMO: Os compósitos restauradores evoluíram significativamente desde os anos 1960, com a maior parte do desenvolvimento concentrando-se na tecnologia de preenchimento. Isso levou a propriedades mecânicas aprimoradas, principalmente resistência ao desgaste, e expandiu o uso de compósitos para restaurações posteriores maiores. A falta de correlação clínica entre o uso desses materiais e melhores resultados de restauração mudou o foco mais recentemente para melhorar a resistência dos materiais à degradação no ambiente oral, causada por solventes aquosos e enzimas salivares e formação de biofilme. Nesse sentido, o Nb2O5 é um sólido estável ao ar e insolúvel em água. As fases mais comuns do Nb2O5 relatadas na literatura são TTNb2O5 (pseudohexagonal), T-Nb2O5 (ortorrômbica) e H-Nb2O5 (estrutura monoclínica). Devido as suas propriedades, alta condutividade e resistência a corrosão, esse elemento tem muitas aplicações que vão desde a produção do aço até a fabricação de foguetes. A hidroxiapatita (HA) é um mineral presente nos dentes e nos ossos. Ela é um biomaterial com um substrato artificial que provoca adesão, ou outra resposta biológica favorável, ao hospedeiro. As resinas dentárias foram desenvolvidas com o objetivo de preencher espaços vazios nas superfícies dentarias (restaurações), de forma estável e com capacidade de resistir um longo período na cavidade oral. A retenção de restaurações pode ser obtida pela combinação dos mecanismos, químicos, mecânicos e micromecânicos, que estar diretamente relacionado ao tipo de cimento e substrato. Resinas compostas apresentam em sua constituição a matriz orgânica que é a parte responsável pela resistência, rigidez e estabilidade. A carga inorgânica em que confere rigidez na parte mais superficial e melhor resistência à compressão e tração, elevando a sua durabilidade. Esta pesquisa fez uso do Nb2O5 em pó, em proporções de 0,02g e 0,01g, e a Hidroxiapatita em proporções de 0,02g e 0,04g. Os minerais foram adicionados a resina composta otopolimerizável, nano hibrida comercial foram realizadas análise de pH, solubilidade, perfilometria, colorimetria e microdureza. Foram caracterizadas por DRX; impedância eletroquímica e MEV. As amostras em discos e os pós de HAp e Nb2O5 foram submetidos ao teste de toxicidade aguda com Artemia salina. Os resultados mostraram que uma composição otimizada com resina composta formada por 0,5g de resina nanohíbrida com 0,02g Nb2O5 e 0,04g HAp não interfere nas propriedades mecânicas e de aparência, mas aumenta a resistência a corrosão e não é toxico, sendo um composto favorável para o emprego na área odontológica.
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO
Externo ao Programa - 1051035 - EDUARDO DIAS RIBEIRO