PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: CARLOS MAVIAEL DE CARVALHO

DISCENTE: CARLOS MAVIAEL DE CARVALHO
DATA: 31/03/2016
LOCAL: BLOCO MULTIMIDIA DO CNTRO DE TECNOLOGIA
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA CERÂMICA E SEU EMPREGO EM ARGAMASSAS DE CIMENTO PORTLAND
PALAVRAS-CHAVES: cerâmica vermelha; resíduo; pozolana; argamassa.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Extração e Transformação de Materiais
RESUMO: O desenvolvimento sustentavel impulsiona as empresas a tomar medidas que auxiliem na minimizacao dos seus impactos ambientais. No Estado da Paraiba existem cerca de 140 empresas de ceramica vermelha descartando diariamente grande quantidade residuos oriundos de falhas do sistema produtivo. Esse tipo de residuo nao e facilmente reincorporado na Natureza, constituindo-se um produto que causa impacto ambiental. Esta pesquisa procura fazer a caracterizacao completa desse material visando seu emprego em argamassa a base de cimento Portland. O residuo foi coletado em uma industria parceira e foi cominuido, passando por tres diferentes metodos de analise de finura, quando se escolheu a mais conveniente. Em seguida, foram feitas as caracterizacoes quimica, mineralogica, fisica e de atividade pozolanica por tres metodos: com cal; com cimento Portland; e pelo metodo de Chapelle modificado. Foram usados dois residuos ceramicos: de blocos e de telhas. Ao mesmo tempo, foram tambem caracterizadas duas pozolanas usadas em fabricas de cimento locais e dois metacaulins industriais. Os resultados indicaram que os residuos em estudo nao se tratam de uma pozolana muito reativa, por conta do relativamente baixo grau de amorficidade, demonstrado pelo metodo de Rietveld. No entanto, apresentaram bom desempenho no ensaio de atividade pozolanica com cal. Os residuos ceramicos foram, entao, usados como material de substituicao do cimento em uma argamassa industrializada, nos teores de 0%; 10%; 15%, 20%, e 25%. Foram obtidas propriedades como densidade, retencao de agua, velocidade de propagacao de onda ultra-sonica, modulo de elasticidade dinamico e resistencia a compressao nas idades de 7, 28 e 56 dias, alem de se analisar a absorcao de agua por capilaridade. Os resultados indicam que a presenca dos residuos ceramicos interferem pouco nas propriedades das argamassas, permitindo a obtencao de resistencias proximas daquela da argamassa de referencia, com economia de cimento Portland. Aos 56 dias, todas elas superaram a resistencia de 5 MPa. Tambem foi desenvolvida uma argamassa de alta fluidez para revestimento de pisos. Feito o estudo de fluidez da pasta, chegou-se a um teor de substituicao de cimento de 20% com boa reologia e resistencia superior a 20 MPa. Portanto, o residuo industrial em questao tem forte potencialidade de aplicacao em argamassas, e seu emprego nelas em alta escala pode tornar a empresa parceira ecologicamente mais limpa, servindo de exemplo para o ramo ceramista local, alem de contribuir para o desenvolvimento sustentavel da regiao.
Interno - 027.675.024-10 - ANDRESSA DE ARAUJO PORTO VIEIRA - UFPB
Externo ao Programa - 2652159 - ANTONIO DA SILVA SOBRINHO JUNIOR