PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: HUGO PLINIO DE ANDRADE ALVES

DISCENTE: HUGO PLINIO DE ANDRADE ALVES
DATA: 22/04/2016
LOCAL: Sala de aulas do PPCEM no "Bolo de Noiva"
TÍTULO: Utilização do delineamento de misturas de caulim, resíduo de caulim e alumina para a obtenção de cerâmicas à base de mulita
PALAVRAS-CHAVES: caulim, resíduo de caulim, mulita, sinterização, planejamento de mistura.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: Mulita (3Al2O3.2SiO2) e um alumino-silicato que em virtude de suas propriedades especiais tem se qualificado como uma das mais importantes ceramicas estruturais e refratarias da atualidade. Esse material pode ser obtido via decomposicao da caulinita, principal constituinte de argilas cauliniticas e do caulim. Assim como o caulim, o residuo de caulim, obtido na segunda etapa do beneficiamento de caulins primarios, tambem pode ser usado em massas ceramicas para a producao de mulita. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo investigar a potencialidade do residuo do caulim para a obtencao de ceramicas a base de mulita via sinterizacao reativa (reacao no estado solido) de misturas contendo residuo de caulim, caulim e alumina, materias-primas ricas em SiO2 e Al2O3. Para tanto utilizou-se o delineamento experimental de misturas, o que nos permitiu avaliar as propriedades fisico-mecanicas de formulacoes contendo ate 50 % em massa de residuo de caulim. As formulacoes foram sinterizadas a 1300, 1400, 1500 e 1550 °C. O estudo microestrutural foi realizado por difratometria de raios X e microscopia eletronica de varredura. Os resultados indicaram a obtencao de mulita a partir de 1300 °C. Observou-se que o processo de mulitizacao e afetado pela concentracao das materias-primas e pela temperatura de sinterizacao. As formulacoes com elevados teores de alumina apresentaram os maiores percentuais de absorcao de agua e porosidade aparente, principalmente entre 1300 e 1400 ºC. Nas formulacoes ricas em residuo de caulim o mecanismo de sinterizacao por fase liquida favorece o processo de densificacao. Uma formulacao especifica, contendo 50 % de caulim e 50 % de residuo de caulim (rico em mica), apresentou o dobro da resistencia mecanica do caulim puro apos sinterizacao a 1300 °C. Este estudo demonstrou a possibilidade de obter mulita com ate 94% de densidade relativa via sinterizacao reativa de misturas caulim/residuo de caulim/alumina a temperaturas tao baixas quanto 1300 °C.
Presidente - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO
Interno - 1737199 - LISZANDRA FERNANDA ARAUJO CAMPOS