PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
32167063/7063

Notícias


Banca de DEFESA: JAKELINE RAIANE DORA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAKELINE RAIANE DORA DOS SANTOS
DATA: 22/02/2018
HORA: 15:30
LOCAL: Laboratório de Solidificação Rápida (LSR)
TÍTULO: CARACTERIZAÇAO ESTRUTURAL E ELETROQUÍMICA DE COBALTITA DE CÁLCIO COMO CÁTODO DE CÉLULA A COMBUSTÍVEL DE ÓXIDO SÓLIDO
PALAVRAS-CHAVES: Cobaltita de cálcio; estrutura cristalina; espectroscopia de impedância; polarização catódica; célula combustível de óxido sólido.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: Nas ultimas decadas, principalmente pelo advento de novas tecnologias, com o crescimento exponencial da populacao, a intensificacao do uso de combustiveis fosseis tem gerado grandes impactos ao meio ambiente. Neste cenario, a busca por alternativas energeticas tem sido constante. Uma solucao em ascensao e o uso da tecnologia de celula a combustivel, que tem como principio a conversao de energia quimica em energia eletrica. Este trabalho teve como objetivo estudar a cobaltita de calcio como potencial material de catodo para celulas a combustivel de oxido solido (SOFC). Pos de composicao Ca3CuxCo4-xO9-δ (0 ≤ x ≤ 0,15) foram obtidos usando o metodo Pechini modificado pelo uso de gelatina. Os pos como obtidos foram calcinados a 900 °C por 2 h e caracterizados por difratometria de raios X (DRX) e microscopia eletronica de varredura (MEV). Os parametros de rede foram determinados por refinamento Rietveld dos dados de difracao. A caracterizacao eletroquimica foi realizada em condicoes de circuito aberto e sob polarizacao catodica usando uma configuracao de 3 eletrodos. Os resultados de DRX e MEV indicaram a obtencao de particulas de solucoes solidas Ca3Co4-xCuxO9 livres de fases secundarias e com o formato de microplacas de ate 5 µm de diametro. Os resultados eletroquimicos destacam o potencial da cobaltita de calcio como material de catodo de SOFC, apresentando resistencia total de polarizacao (Rp de 2,8 ohm.cm2 a 700 °C em oxigenio) competitiva em relacao a cobaltitas da literatura e baixos valores de polarizacao catodica (123 mV a 700 °C e 100 mA/cm2) em relacao a catodos alternativos para SOFC.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO
Interno - 041.580.004-83 - THIAGO ARAUJO SIMOES - Leeds
Externo ao Programa - 2061133 - FABIANA DE CARVALHO FIM
Externo à Instituição - AURISTELA CARLA DE MIRANDA